terça-feira, 7 de junho de 2011

Instituto Chico Mendes colabora para formação de consciência ambiental no país

Com o tema "Cuidar do Meio Ambiente depende da Gente" os que fazem o Instituto Chico Mendes, com sede em Curitiba, juntaram forças para enfrentar os desafios relacionados à questão ambiental nas comunidades. A maioria dos problemas ambientais tem origem nos fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e éticos. A educação é uma grande aliada na busca de novos caminhos e na formação de um novo cidadão comprometido com a vida.
O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes organizou uma proposta de trabalho para oferecer á órgãos públicos e empresas privadas uma oportunidade de formação, abordando assuntos pertinentes ao cotidiano escolar e suas relações com os problemas contemporâneos. O Programa tem como missão: valorizar e difundir a cultura de responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando sua qualidade de vida; estimular sua aplicabilidade; dotar as organizações comprometidas com a questão ambiental com material e ações para a consciência ambiental através da educação; multiplicar cidadãos e cidadãs comprometidos com a preservação ambiental de forma sustentável e desafiar a criatividade em relação aos novos projetos.
O PEA é fruto de pesquisas realizadas junto a várias comunidades, onde foram observadas suas necessidades mais prementes. O trabalho tem como justificativa a escolha do instituto em trabalhar com a educação básica por estarem cientes de que educando o cidadão ou cidadã na sua formação de base, serão formadas pessoas comprometidas com a causa ambiental, além de ser encontrados nas crianças, propagadores e multiplicadores de responsabilidade ambiental respaldadas pelo conhecimento de temas como valores humanos, direitos, diferenças, cuidados, drogas, tipos de poluição, fontes de recursos naturais e seus cuidados, destinação de resíduos, água, fontes de energias, relações ecológicas, alterações globais, biodiversidades, dentre outros temas relevantes presentes no material didático.
A Lei 9795/99 instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, e tornou obrigatória a inserção da Educação Ambiental no currículo de forma transversal, em todos os nível e modalidades de ensino. Cabem às prefeituras municipais, por meio das Secretarias de Educação, tornar esta decisão possível e eficaz, implementando a Educação Ambiental no sistema de ensino, exercendo com responsabilidade sua função social. O PEA é composto por: capacitação dos professores; módulo de atividades para os professores; material didático: cartilha "Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente" e avaliação semestral do programa.
Entrega do prêmio Chico Mendes - Valorizar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável por intermédio da promoção humana e da conservação ambiental. Palavras-chave que identificam a verdadeira missão do Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Finalmente, chega o momento tão esperado de coroar com êxito as ações efetivamente transformadoras com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. A proposta do Instituto Chico Mendes é convidar entidades e órgãos comprometidos com a questão ambiental a participarem deste evento, para que seja possível, juntos, levar o estímulo da responsabilidade socioambiental, ao conhecimento de nossa sociedade, de forma a todos contribuírem por um futuro mais justo, promissor e sustentável. Prêmio socioambiental Chico Mendes, que destaca ações de gestão pública e privada, homenageará as instituições, empresas e personalidades brasileiras que desenvolvem os melhores cases "Socioambientais". Divulgar esses exemplos genuinamente nacionais, capazes de expressar as melhores soluções postas efetivamente em ação, é a principal preocupação da equipe que compõe o Instituto Internacional Chico Mendes. Segundo o diretor de relações institucionais do Instituto Chico Mendes, Nelson Almeida, várias parcerias serão firmadas para difundir essa louvável ação. (Texto: assessoria Instituto Chico Mendes/Agência de Notícias Gerais)



Nenhum comentário: