quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Parabolic@mazonica

Nilton Guedes, jornalista e radialista, assinará coluna quinzenal neste blog
Nova esperança para o Turismo no Pará
* Nilton Guedes
Na esteira das programações comemorativas aos 396 anos de fundação de Belém, retorno à lide jornalística externando minha opinião a respeito de como se encontra - volto a enfatizar, no meu ponto de vista pessoal - a situação do setor turístico no Pará. Ao contrário dos últimos quatro anos, quando percebia certo engessamento das ações governamentais, em nível de  Estado, e até mesmo um abandono contínuo deste importante segmento da economia regional, desde o momento no qual o médico e “expert” em Turismo, Adenauer Góes, retornou à presidência da Paratur percebi que o quadro poderia mudar. Ao completar seu primeiro ano de gestão, o governador Simão Jatene somou pontos positivos ao apresentar, por intermédio do presidente da Paratur, o plano de turismo para sua gestão. No encerramento do ano, outra boa notícia ampliou o raio de ação dos votos de credibilidade e confiança dos empresários que integram o trade turístico local: a criação da Setur (Secretaria de Turismo), um anseio acalentado há décadas pelos que, verdadeiramente, ainda acreditam no potencial deste continental Estado. Embora não tenha visto, mas ainda é cedo para ser mais crítico, nenhuma alusão ao setor turístico no caderno encartado pelo Governo do Estado nos jornais “Liberal” e “Diário” do Pará na divulgação das ações do governo neste seu primeiro ano de gestão, comungo da expectativa do presidente da Paratur e (pelo menos segundo comentários de bastidores) futuro secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, quando afirma que “estou absolutamente convencido que 2012 será um ano excelente para o turismo paraense”. Conversei com a jornalista Benigna Soares, gerente de Comunicação da Paratur, e diretora regional da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, seção Pará, na qual ocupo a função de diretor de Projetos Especiais, e ao receber informações de como funcionarão o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) solidifiquei meu ponto de vista quanto às possíveis boas ações a serem executadas neste ano que ora se inicia. O Projeto de Lei que foi aprovado em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Pará preencherá uma lacuna do trade turístico e de toda a sociedade. O Segetur terá como missão institucional promover o desenvolvimento turístico no Estado do Pará, de forma integrada e articulada, com os órgãos que o compõem: Forum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur); Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O decreto traz como funções básicas do Segetur, por meio dos órgãos que o compõem: propor a política estadual de desenvolvimento do Turismo; promover e divulgar o Turismo do Estado do Pará, no país e no exterior; estimular as iniciativas públicas e privadas de incentivo às atividades turísticas; planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os planos e programas de incentivo ao turismo. Vamos aguardar os acontecimentos.
Paratur implementa o Plano Estratégico de Turismo do Pará
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciou, com uma oficina envolvendo todos os profissionais da Paratur e representantes da empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que apoiou a Paratur na elaboração dessa iniciativa, a implementação do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará. A oficina, aberta pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, aconteceu no auditório Carlos Rocque da entidade. “Este momento é muito importante porque inicia os direcionamentos que serão feitos em todas as etapas do Plano, a exemplo do Marketing, da promoção nacional e internacional para que haja sintonia naquilo que será implementado. Nossa meta é desenvolver o planejamento visando tirar proveito das ações, projetos, programas, macroprogramas previstos no Plano, alguns inclusive já estão sendo desenvolvidos, com a proposta de retomar um planejamento que não é de governo, mas é de Estado. A diferença fundamental é de que, depois, tenhamos o governador que tivermos; o presidente da Paratur ou o secretário que tivermos, o planejamento será continuado”. Disse Adenauer Góes, ao ressaltar que o governador Simão Jatene tem demonstrado efetivamente o compromisso de que o Turismo em sua gestão é prioridade, por ser um gerador econômico de emprego, renda e qualidade de vida dentro do seu projeto de desenvolvimento do Pará.
Parabolic@mazonica
Como diretor da Abrajet/Pará – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção Pará – acompanhei de perto, nos últimos quatro anos, as dificuldades enfrentadas pelos que fazem a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para desenvolver ações visando difusão e fomento do segmento turístico. Apesar dos pesares, muita coisa foi feita. Parabenizo este hercúleo trabalho de uma equipe que, com certeza, muito fará nesta segunda administração do presidente Adenauer Góes. @@@ Por sinal, no primeiro ano do governo Jatene, a Paratur emplacou, entre outras vitórias, “o incremento do marketing do Estado, tanto a nível nacional quanto internacional, além da participação em 47 eventos oficiais e, ainda, o retorno dos press trip, com 170 atendimentos diretos, por meio de jornalistas de outros Estados e países”, disse o presidente do órgão. O levantamento de oito municípios inventariados, o reinício dos estudos para melhoria de acessibilidade ao Marajó, contemplando os setores hidroviário, rodoviário e aeroviário, bem como o avanço significativo com o Prodetur são outros pontos positivos que mereceram destaque no ano passado. @@@ A confecção de displays do Theatro da Paz e da igreja de Santo Alexandre pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) repercutiu ampla e positivamente. As peças de marketing fizeram o maior sucesso. Não deu para quem quis. Os autores da bem sucedida iniciativa são os servidores Lorena Souza, coordenadora, e Paulo José, design gráfico, do Departamento de Editoração da dinâmica secretaria. @@@ Até a próxima edição.    

• Radialista e jornalista, atualmente na função de diretor de projetos especiais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seção Pará.


Nenhum comentário: