terça-feira, 26 de junho de 2012

Sucesso da VI FITA reforça confiança em mudanças no turismo paraense

O secretario de Estado de Turismo, Adenauer Góes, ladeado por
João Lima (E), secretário de Turismo de Soure e presidente do Polo Marajó
 e Álvaro do Espírito Santo (D), diretor de Políticas Públicas da Setur. 
A VI Feira Internacional de Turismo (VI FITA), realizada no período de 22 a 24 deste mês, no Hangar Centro de Convenções & Feiras, superou as expectativas. O esforço feito, conjuntamente, por servidores da recém-criada Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio de entidades como Belém Conventions Visitors & Bureau, Abrajet, ABAV, entre outras, não apenas alcançou quase a totalidade dos objetivos, assim como deixou evidente um clima de indisfarçável confiança nas mudanças que se delineiam no segmento turístico paraense. A programação do evento, que reuniu representantes do governo estadual, integrantes do trade turístico estadual, empresários, profissionais liberais autônomos e estudantes, principalmente da área do Turismo, satisfez o expressivo número de observadores que acompanhou as ações neste segmento econômico, com destaque para medidas adotadas durante a feira, como os lançamentos do livro de pesquisa “Terra, Água, Mulheres & Cuias”, organizado por Antonio Maria de Souza Santos, do MPEG, e Luciana Gonçalves de Carvalho, e do prêmio de jornalismo “Comendador Marques dos Reis”, que contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), jornalista Élcio Estrela. 
Ana Izabel Pantoja, representante da Famep (E), o secretário de Estado de Turismo,
Adenauer Góes, e Patríca Servilha, sócia consultora da CHIAS Marketing, empresa
que trabalhou na elaboração do Plano Estratégico de Turismo "Ver-O-Pará"
Por ocasião da apresentação e debates do Plano Ver-O-Pará, plano estratégico de Turismo do Estado do Pará 2012 - 2020, a representante da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Ana Izabel Pantoja, disse que "a FAMEP, em 2011, completou 20 anos de existência e para celebrar a data, percorreu o Estado para fazer um balanço das demandas dos municípios e das Regiões do Pará. E que para tal, reuniu 2.409 participantes entre prefeitos, vice prefeitos, deputados federais e estaduais, além de centenas de lideranças locais. Realizou Seminários de Desenvolvimento Regionais na Região Metropolitana, Região do Rio Caeté, Guamá, Tocantins, Rio Capim, Carajás, Araguaia, do Lago de Tucuruí, Regiões do Baixo Tocantins e Tapajós, Xingu, Marajó - Pólo Breves e Marajó - Pólo Soure". Ressaltou que, em todas as regiões, foi pautado a questão do Turismo, como ponto de desenvolvimento regional. Apontou, também, que os municípios querem participar não só dos resultados das políticas propostas, mas querem ser sujeitos do planejamento destas políticas. Agradeceu o espaço disponível colocado dentro da FITA, pois necessitava responder para as Associações, Consórcios Municipais e Pólos Regionais as questões quanto ao Plano Estratégico do Turismo Estadual, não só quanto ao aspecto metodológico e sim, quanto ao plano operacional. Por sua vez, o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, ao  falar sobre o Plano Estratégico de Turismo Estadual, enfatizou que "Lançado em novembro de 2011, este plano direciona doi eixos de investimento: a promoção do Turismo, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, missão da Paratur, e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas de Turismo, missão da Setur. O Ver-o-Pará chega para consolidar o slogan "Pará: a Obra Prima da Amazônia" nos mercados local, regional, nacional e internacional e a nova marca turística do Pará, inspirada nas cores e derivados do açaí, nos grafismos marajoara, tapajônico e araguaia. Fazem parte do Ver-O-Pará, elaborado com consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, nove macro programas, 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de Marketing".
Durante os três dias, palestras, explanações e entrega de certificados de inventários a alguns municípios, bem como uma programação cultural que contemplou manifestações folclóricas de alguns municípios de polos turísticos (apresentações de músicas como o Carimbó), prenderam a atenção de expressivo número de participantes. Em seus pronunciamentos, durante vários momentos da feira, o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, deixou claro que “é necessário que tenhamos um rumo e um planejamento para que alcancemos as metas que se fazem necessárias para alavancar o desenvolvimento do turismo no Pará e, assim, termos sucesso. E temos isso!”.
 Por sua vez, a presidente da Paratur, Socorro Costa, enfatizou que “queremos registrar agradecimentos, bem como enfatizar que a VI edição da Feira Internacional da Amazônia é a primeira da gestão do nosso governador Simão Jatene, nesse mandato que ele está exercendo. É a primeira a ser realizada sob a orientação de um planejamento estratégico para o setor turístico do Pará. (...). Falo em nome do secretário de Turismo, Adenauer Góes, e também em nome do governador para destacar a importância que o Turismo tem para esta administração do governador Simão Jatene. É preciso entender que este é o momento do planejamento. (...) Tivemos hoje a visita de grupos de empresários a equipamentos localizados em diversos pontos da cidade. E o que é mais importante: saímos dessas visitas com promessas de fechar negócios”. Para o secretário de Turismo de Curuaá, Henrique Campos, foi nítida a demonstração de satisfação e confiança por parte dos participantes da VI FITA. “Pelo momento que estamos passando - um momento importantíssimo no turismo do Estado - então podemos até dizer que estamos fazendo uma revolução, uma troca de DNA. E a FITA vem justamente somar com tudo isso. Eu tenho uma visão mais crítica quando a gente fala do Turismo, dessas grandes feiras, como é a nossa internacional, aonde o empresariado chega. O próprio doutor Adenauer diz, categoricamente, que o Turismo só existe a partir do empresário. Tenho outra visão sobre isso para colocar. No Turismo, hoje, estamos engatinhando. Mas estamos engatinhando. Não estamos parados. E daqui a pouquinho nós começamos a andar. O que falta para nós muitas das vezes não é dinheiro, mas o que falta é a vontade em fazer, é uma questão moral. O paraense conhece o Pará? É uma interrogação que fazemos. Nós precisamos conhecer o nosso Pará. E com esse planejamento estratégico que o Governo do Estado apresenta agora . É o pontapé inicial com toda a certeza. Quando se fala de turismo se fala com alegria. Nunca vi ninguém falar do turismo com tristeza. E essa confiança hoje está estampada no semblante de cada uma das pessoas que participou da Feira Internacional de Turismo da Amazônia". Por sua vez, o secretário de Turismo de Soure e presidente do polo Marajó, João Lima Pinheiro, conhecido por seu contínuo trabalho em defesa dos destinos do Marajó, enfatizou que "Entendemos que a FITA se, por acaso, não deu oportunidade para que pudéssemos trazer nossas produções locais, no caso especifico daquilo que vendemos, como o artesanato, mas ela foi direcionada para o empresariado. Dentro deste aspecto, ela me pareceu muito positiva, se olharmos por esse prisma. Por outro lado, nela tivemos a grata notícia transmitida pela presidente da Paratur, Socorro Costa, quanto a uma solução para o problema do transporte no Marajó. Então isso foi muito positivo para a região marajoara, pelo menos quanto a Soure e Salvaterra. Sempre confiei no Turismo, não só como presidente do Polo Marajó, mas como empresário que sou. Não seria diferente. Tenho que confiar nessa administração do doutor Jatene e principalmente na gestão do secretário de Turismo, doutor Adenauer Góes”. Um dos destaques na programação oficial do evento, que teve Bolsa de Negócios, reunião da Adetur – Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região Norte – e apresentação do Passaporte Pará, foi o I Workshop dos Polos Turísticos. Sobre o evento em si, a gerente geral de Marketing da Paratur, Tereza Jacqueline Rodrigues Alves, disse que “a VI FITA este ano está focada na competitividade de mercado. Por isso, a parceria Setur, Paratur, Belém Conventions Visitors & Bureau e ABAV representa a oportunidade para desenvolver ações no segmento de eventos.  Por exemplo, a presença de dirigentes de entidades médicas nacionais que visitaram “in loco” equipamentos como Hangar Centro de Feiras & Convenções, Estação das Docas, São José Liberto e Mangal das Garças, é um fato bastante positivo e promissor. Este é o diferencial desta VI Feira Internacional de Turismo”. (Agência de Notícias Gerais)
Henrique Campos, secretário de Turismo de Curuçá, com João Lima,
secretário de Turismo de Soure e presidente do Pólo Marajó, e Romualdo
Angelim (ao fundo) prestigiando momento cultural da VI FITA

Isabel Mendes Pantoja, representante da Famep (Federação
das Associações dos Municípios do Estado do Pará), em
conversa com Vanusa Barbosa, secretária de Turismo de Marabá
e presidente do Pólo Turístico Araguaia-Tocantins,  e
com o jornalista Élcio Estrela, presidente da ABRAJET -
Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Antonio Maria de Souza Santos, que com Luciana Gonçalves de Carvalho
organizou a publicação "Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias",
uma coletânea mapeamento Cultural Pólo Tapajós, Volume I,
por meio do PRODETUR, entrega um exemplar à representante
da Associação de Mulheres Artesãs de Aritapera.
                                      

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