segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mau tempo atrapalha mas não tira determinação de dançarinos do projeto junino "Paixão do Boi"

Ao contrário do primeiro dia de programação do projeto Paixão do Boi, quando a chuva prejudicou a apresentação do Cordão do Bacu e do Boi Tinga, de São Caetano Odivelas, no Píer da Casa das Onze Janelas, no complexo Feliz Lusitânia, a apresentação do grupo folclórico “Cheiro do Pará”, realizada no Teatro estação Gasômetro, no Parque da Residência, no domingo, transcorreu sem nenhum contratempo. Apenas o público se igualou em quantidade ao que foi afugentado do píer, na sexta-feira.
Cordão do Bacu - Um detalhe chamou atenção no início da apresentação do cordão de bicho “Bacu”, de Icoaraci, composto por 15 crianças de dois a dez anos. A determinação da criançada, inclusive dos menores, em cumprir suas tarefas era evidente, quer entoando as toadas ou dançando ao som produzido por dois tocadores (batuqueiros). A “estória” de pescador, comentando a existência de uma cobra grande que engolia um boi avantajado (500 quilos), prendeu a atenção dos presentes que, apesar da instabilidade do tempo (forte chuva se aproximava) não arredou pé das arquibancadas do anfiteatro existente no píer. A exibição dos petizes demorou apenas 15 minutos. Quando a chuva engrossou, os integrantes do Cordão do Bacu entraram no micro-ônibus que os levara até o complexo Feliz Lusitânia e foram embora. Depois de algum tempo, o grupo se apresentou na Estação das Docas.

Cheiro do Pará - No domingo, a bonita tarde de sol motivou um grupo maior de espectadores que compareceu ao Teatro Estação Gasômetro para curtir a exibição do grupo para folclórico regional “Cheiro do Pará”, que existe há mais de uma década. A partir das 18h15, os dançarinos – bastante elogiados e aplaudidos pelo público – iniciaram várias danças tradicionais do folclore amazônico. O ritmo cadente e sensual de danças como Lundu e Siriá prendeu a atenção dos espectadores, que se deleitaram também com exibições de Carimbó, Xote, Retumbão, Baguê, entre outras manifestações musicais folclóricas. Enquanto os demais dançarinos trocavam a indumentária, um casal mostrava as nuances do Carimbó. O diferencial da apresentação do grupo “Cheiro do Pará” foi a estreia dos músicos Luan e Rubinho. Com início às 18h25, o espetáculo chegou ao fim às 19h15. Houve venda de CDs do grupo Cheiro do Pará. (Agência de Notícias Gerais)

Nenhum comentário: