domingo, 22 de fevereiro de 2009

Pólo Belém de Turismo vive momentos de redirecionamento de ações

Em meio à reestruturação pela qual passa o Turismo, em nível da capital paraense e demais municípios que integram a Região Metropolitana de Belém, o Pólo Belém de Turismo, integrante do Fórum Estadual de Turismo, coordenado pela Paratur, sob o comando de um grupo gestor, registra várias ações desenvolvidas para produzir efeitos há muito esperados neste importante segmento. O empresário Cezar Coimbra, do Belém Convention Visitor & Bureau, ao explicar o direcionamento dado ao segmento de Eventos & Negócios esclarece que “O Belém Convention Visitor Bureau, como todos os Conventions & Visitors Bureaus do mundo, é focado, basicamente, no turismo. No turismo em toda a sua plenitude, desde o turismo de eventos e negócios até o turismo convencional e demais segmentos. No momento, o Belém Convention & Visitor Bureau foca suas ações, praticamente, no setor de eventos e negócios, pois entendemos que após décadas de procura no desenvolvimento do turismo convencional para a cidade de Belém não fomos felizes até agora. Então, por vários motivos (e sabemos esses motivos), uma das dificuldades principais vamos dizer é a carência de produtos prontos, não só da cidade de Belém, mas de todo o Estado do Pará. No caso específico de Belém é uma cidade que tem todas as condições de receber o turista, mas quando ela já se encontra na cidade. Temos várias atrações de lazer, a nossa infra-estrutura hoteleira, estrutura de bares, restaurantes, aeroporto, rodovias, enfim, o que o turista necessita, na verdade, se encontra na cidade. Mas quanto às iscas principais, as iscas básicas (que assim nós denominamos), ainda carecem de grandes atrações que façam com que o turista venha à nossa cidade para usufruir das belezas e das várias atrações, principalmente culturais, e a cidade, e o Estado do Pará, são riquíssimos nesse aspecto. Então entendemos que, através do turismo do segmento de eventos e negócios, seria um caminho natural para que atingíssemos, futuramente, a plenitude do turismo convencional. Dessa maneira, após a inauguração do Hangar, que podemos dizer que é a nossa praia, o que foi, após vários anos e décadas, de luta para que obtivéssemos a construção desse Centro de Convenções, agora, no ano de 2007, ele foi inaugurado e após isso, em 2008, o Belém Convention imprimiu um trabalho bastante forte no sentido de captar eventos, congressos e convenções, e negócios de todos os tipos para a cidade de Belém. Felizmente, estamos obtendo o sucesso que já era esperado, pois tínhamos essa idéia, porque nos nossos hotéis a ocupação em torno de 95% são de homens de negócios. Nada mais certo, portanto, do que trabalhar em cima desse segmento. Acreditamos que daqui para frente, o sucesso de eventos e negócios será cada vez maior e o que vai dar sustentabilidade para o turismo local, as empresas e, principalmente, para a hotelaria e os prestadores de serviços para o setor de turismo estão plenamente satisfeito nesse aspecto.
Com relação à esperada escolha da cidade de Belém para uma das sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, disse o empresário que “bem, acho que temos todas as condições para que isso venha a ocorrer. Assim como aconteceu no Fórum Social Mundial, que previa-se, grande parte, esperava-se que o Fórum Social Mundial não fosse correr a contento, mas felizmente correu e foi excelente, acho que pela receptividade até das próprias pessoas que vieram á cidade e que saíram daqui satisfeitas. A mesma coisas é com relação à Copa do Mundo. Acho que a população tem que ser otimista. Não ser otimista apenas por ser otimista, mas temos a infra-estrutura com mais de cinqüenta por cento pronta, o que n ao ocorre com muitas cidades que também estão pleiteando. Agora com a condição de doze sub-sedes para a Copa de 2014, aumentaram ainda mais as nossas chances., e acreditamos que Belém terá sucesso total nessa questão e uma das maiores vantagens de vc ter Belém com uma das sub-sedes, é exatamente a promoção da cidade. É fato que dificulta bastante, hoje em dia, até mesmo na questão do turismo, no que concerne à captação de eventos de negócios para a cidade, por Belém ainda ser uma cidade ainda desconhecida no resto do Brasil, em parte do resto do Brasil, e com esta promoção, já que aconteceu com o FSM e, agora, se Deus quiser, com a Copa do Mundo de 2014, acreditamos que Belém será inserida no calendário nacional de turismo em todos os segmentos”. (Agência de Notícias Gerais)

Nenhum comentário: