segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ações conjuntas fortalecem Plano Estratégico de Turismo do Pará

Quando recebi a informação da jornalista Benigna Soares, vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará), que atua como gerente de comunicação da Paratur ( GECV Paratur), dando conta que o titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Adenauer Góes, e a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, assinaram termo de compromisso com o Modelo de Gestão para Resultados, lançado na ocasião pelo governador do Pará, Simão Jatene, no Hangar, fiquei muito mais otimista quanto a resultados positivos neste difícil segmento econômico em nível de governo estadual. O novo modelo, que envolve praticamente todas as áreas da gestão pública, foi anunciado paralelamente à autorização pelo governador do programa de formação de gestores e qualificação do servidor público, que será executado pela Escola de Governo do Pará. Na área do Turismo, o novo modelo permitirá a tabulação permanente de dados quantitativos e qualitativos sobre os programas, projetos, ações e serviços desenvolvidos a partir do Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), que inclui a Setur, Paratur e Fomentur (Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará), seguindo as diretrizes do “Ver-o-Pará”, que é o Plano Estratégico de Turismo do Pará.
O Plano Estratégico do Turismo Paraense, lançado em 11 de novembro do ano passado, aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários de investimento: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários - tanto regional, assim como nacional e internacional -, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, missão da Paratur e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas de Turismo, missão da Setur. Fazem parte do Plano, elaborado com apoio e consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, nove macro programas que direcionarão os novos rumos do Turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados às ações de marketing. A execução do Plano contempla, também, as metas estabelecidas para o setor do Turismo pelo governador Simão Jatene, a partir do lançamento do novo Modelo de Gestão para Resultados. Entre as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, visando o desenvolvimento do turismo sustentável como garantia de geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida à população e redução da pobreza e desigualdades sociais, por meio do programa Turismo na Amazônia e das ações de acessibilidade e logística de transporte ao Marajó, implantação de projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur - PA), realização do inventário turístico do Pará, promoção e divulgação do Pará, construção de centros de convenções, fomento à diversificação do turismo e da pesca esportiva como atrativo turístico, implantação de banco de dados do Turismo. Também são metas o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo, além de qualificação de profissionais do Turismo, fortalecimento da comunicação pública governamental, com a implementação de ações de publicidade aplicada ao turismo nacional e internacional. A revitalização e preservação da memória e identidade cultural, ações de pesquisa e inventário do patrimônio cultural, pacto pelos direitos humanos por meio do combate ao abuso de crianças e adolescentes no Turismo também estão no acordo assinado pelos dirigentes da área do turismo que resulta no novo Modelo de Gestão para Resultados, lançado pelo governador Simão Jatene. As metas visam melhorar a presença do destino Pará e dos seus produtos turísticos nos mercados nacionais e internacionais. Sem dúvida alguma, creio que estas ações tendam a frutificar, como a muito é esperado por todos os que estão ligados ao turismo paraense.
AVANÇOS – Também creio que, a partir dessa iniciativa, seja possível o fortalecimento do Plano Estratégico do Turismo do Pará, visando bons resultados ao setor, como o registrado ano passado, quando houve a visitação de mais de 700 mil turistas. Na condição de diretor da Abrajet/Pará acompanhei de perto, durante os últimos anos, a inquietação e as dificuldades enfrentadas neste importante segmento, principalmente os entraves para que soluções para problemas crônicos, como a regularização do transporte fluvial ao arquipélago do Marajó, fossem encontradas. Contudo, faço questão de reafirmar, com uma postura profissional, baseada em objetivos palpáveis e planejados de forma conjunta não será novidade se o turismo paraense sair dessa maré de problemas que, ao longo da última década, tem levado empresários e até mesmo dirigentes de órgãos públicos ao desespero. Vamos torcer para que isso realmente aconteça.
Parabolic@mazonica – A diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção Pará, presidida por João Ramid, em sua última reunião de Assembléia Geral deliberou ações que, de forma concreta, alavancarão metas a serem alcançadas ainda neste primeiro semestre deste ano, com resultados concretos que beneficiarão diretamente o segmento turístico estadual. @@@ Outra boa notícia para abrajetianos: a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Pará, jornalista Sheila Faro, deu sinal verde para que a Abrajet/Pará passe a utilizar uma área da sede do Sinjor/Pará no espaço destinado pelo sindicato a entidades formadas por jornalistas. @@@ Por iniciativa do empresariado local, a estância hidromineral de Salinas (Salinópolis) terá, em breve, a materialização de uma parceria que visa promover a qualificação de moradores que atuem no segmento turístico, com vista a melhorar o nível de atendimento aos turistas que buscam aquele município como ponto de visitação. @@@ Até a próxima edição @@@

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