segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ciclo de oficinas regionais Conarq 2011 no auditório do Complexo dos Mercedários

Em vista da permanente necessidade de atualização e aperfeiçoamento em assuntos arquivísticos, o Conselho Nacional de Arquivos – Conarq, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), iniciou, nesta segunda-feira (07/11), no complexo dos Mercedários, na Rua Gaspar Viana, o ciclo de oficinas regionais Conarq 2011/APEP. O evento, que se estenderá até o dia 11, tem como preletores das oficinas técnicos do Conarq-Rj e pesquisadores que integram ou colaboram em projetos de âmbitos nacionais e internacionais em gestão e preservação de documentos. A partir das nove horas, foi composta a mesa para a abertura dos trabalhos, da qual fizeram parte Eduardo Lobato, diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Leonardo Torii, diretor executivo da Arquipep – Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará, e Brenda Rocco, representante do Conarq e que proferiu palestra sobre o tema “Modelos de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísticas de Documentos – e- Arq.
Brenda Rocco proferiu palestra sobre "Modelos de Requisitos para
Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísticas de Documentos e-ARQ"

Voltadas para Arquivologia, Reformatação e Preservação de acervos documentais e oficina técnica sobre a Norma de Descrição Arquivística Brasileira – Nobrade – as oficinas objetivam divulgar os instrumentos técnicos produzidos no âmbito do Conarq, disseminar conhecimentos arquivístico, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades dos profissionais envolvidos nas atividades arquivísticas. No dia 11, duas palestras acontecem pela manhã e, à tarde, haverá um amplo debate a respeito dos temas Sistema Estadual de Arquivos, Implantação de Arquivos Municipais e Gestão Documental.   Segundo o diretor do APEP, “oficinas são exercícios de aperfeiçoamento dos nossos bibliotecários com especialização em Arquivologia, para melhorar ainda mais o nosso atendimento no arquivo”. Em determinado momento de sua explanação, Brenda Rocco discorreu a respeito da identificação dos documentos arquivísticos digitais, enfatizando características e especificidades de documentos digitais, assim como a importância dos sistemas de arquivamento, classificação, manutenção e tratamento dos documentos digitais.
Loenardo Torii, diretor da Arquipep, com um grupo de servidores do APEP
No “hall” do auditório do complexo dos Mercedários, uma exposição da biblioteca do Arquivo Público do Estado do Pará disponibiliza exemplares de publicações relacionadas ao acervo desta biblioteca especializada da APEP que, entre outros assuntos, tem destaque para História do Pará, História da Amazônia Brasileira, Biblioteconomia, Arquivologia e coleções históricas de História do Brasil. Sandra Lúcia Amaral Carvalho, Alice Bella e Andréa Torres, servidoras do APEP, contribuiram com a difusão das publicações mantidas na biblioteca especializada do APEP. (Agência de Notícias Gerais)                                



Nenhum comentário: