quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal de Benevides se transforma em atração turística


Fruto de uma proposta de desenvolvimento socioambiental, a iniciativa do prefeito Edimauro Farias, de Benevides, e sua equipe transformou o centro urbano da cidade em uma atração turística com a temática natalina. Turistas de várias partes do Brasil e do Pará têm se deslocado a Benevides, município localizado às proximidades da BR 316, a 25 quilômetros de Belém, para ver o “Natal de Benevides”, projeto arrojado cuja matéria prima principal foram 200 mil garrafas pet e objetos característicos da região amazônica, "a maioria tirados do lixo para virar luxo". Mais de uma dezena de integrantes da comitiva de jornalistas levados pela diretoria da Abrajet Pará a um press trip que teve como destino final a área central urbana do município de Benevides ficaram encantados com o que viram no projeto da prefeitura local “Cidade do Natal da Amazônia”. Fruto de uma iniciativa que, logo no início, foi recebida com reservas pela população local, o prefeito Edimauro Farias conseguiu motivar famílias benevidenses a se integrarem ao projeto de realizar um Natal semelhante ao já tradicional em Gramado. Para isso, a arquiteta Karina Caetano, natural de Belém do Pará, foi até Gramado para contatar com a empresa que produz o renomado Natal naquela cidade e, em seu retorno, elaborou o projeto que este ano se transformou em realidade. Em um primeiro estágio, um grupo de 60 desempregados começou a executar as tarefas, que logo foram estendidas por diversas famílias locais. Hoje, só em termos de atores envolvidos nas apresentações natalinas o número de envolvidos chega a 1.500 pessoas. As escolas municipais se integraram ao processo de limpeza e embelezamento da cidade e grande número de alunos encarna personagens com nítida alegria e indisfarçável orgulho. Profissionais como Jane Couvre, responsável pelo Marketing do projeto, e Flávia Lima, que responde pela coordenação na área do Turismo, integram a equipe do prefeito de Benevides que já tem como metas produzir o carnaval e período junino de 2010 com ornamentação de garrafas pet. Quem visita Benevides reconhece que ela foi transformada em a “Cidade do Natal da Amazônia”.
A presidente da ABAV, seção Pará, Rose Larrat, que integrou o grupo, se disse impressionada com o que viu e demonstrou interesse em firmar parcerias para levar turistas ao município. Rose, empresária da Boeing Turismo e presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Pa), destacou a iniciativa como muito bonita, enfatizando que, com certeza, fará a diferença para o turismo paraense. Ela, além de elogiar o projeto, também deu garantias de que a Abav promoverá o destino e apresenta-lo-á aos agentes de viagens. Para o prefeito do município, Edmauro Farias, o “Natal de Benevides”, inspirado no Natal de Gramado (RS) é mais do que uma proposta de geração de emprego e renda, de educação ambiental e de incremento ao turismo. É uma nova forma de desejar e receber um feliz natal, de harmonizar as famílias. “Vamos ter a oportunidade de mostrar como é que o amazônida cuida da Amazônia, como é que ele faz criando alternativas para se sustentar, para viver bem, preservar o meio ambiente, ter seu próprio sustento com dignidade e melhor qualidade de vida”, garante Edmauro, que recebeu em sua cidade uma comitiva de jornalistas de turismo e seus familiares levados pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET Pará) e Lecytur Turismo, com apoio da Agência de Notícias Gerais.
Com um amplo e bem estruturado espaço aberto aos visitantes, que conta com presépio em tamanho natural, casa do Papai Noel decorada com móveis de época, inclusive um baú com mais de 300 anos; vila dos artesãos, desfiles, paradas natalinas e autos de Natal, o centro da cidade foi todo decorado com elementos regionais, iluminação especial e garrafas pet recicladas transformadas em árvores gigantes, arcos, lustres, flores, bolas e guirlandas. A programação natalina iniciou em 28 de novembro e se estenderá até o Dia de Reis (seis de janeiro), sempre das 18 às 24 horas. (Foto: Elinaldo Pamplona - Abrajet/Pará/Agência de Notícias Gerais)

Nenhum comentário: