sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ausência sentida no IV Salão de Turismo no Anhembi

Pela primeira vez, na condição de diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/seção Pará), participei do IV Salão de Turismo, realizado no Parque Anhembi, em São Paulo, no período de primeiro a cinco deste mês. Não tenho dúvidas em afirmar que constatei o sucesso, não apenas do empreendimento em si, mas, para a alegria de todos os 52 integrantes da delegação paraense, no alcance das metas pré-definidas, tanto pela Paratur (órgão estadual do Turismo), assim como pela Belémtur (órgão municipal deste importante setor no Estado do Pará). O grupo de Carimbó "Novo Zimba", do município paraense de Maracanã, arrancou aplausos e levou ao delírio expressivo número de visitantes do estande no qual, igualmente, representantes das instâncias de governança (Pólos Amazônia/Atlântica, Marajó e Tapajós) que, com esforço, marcaram presença no evento e puderam, da mesma maneira, desfrutar desse incontestável sucesso alcançado nos espaços paraenses (feira do Ver-o-Peso, com apoio do Sebrae/Pará; espaço do artesanato e o estande integrado, onde aconteceram as apresentações de danças folclóricas). Retornei ao Pará com a certeza que, cada vez mais, esse salão proporciona oportunidades aos que, realmente, levam a sério as atividades turísticas e, de forma inteligente, sabem aproveitá-las. Só tenho a lamentar que, por motivos alheios ao meu conhecimento, um número maior de empresários paraenses não tenha comparecido, principalmente na área destinada às Rodadas de Negócios. Antes de finalizar, além de me congratular todos os que participaram da comitiva paraense que, por exatas 90 horas, conviveram no interior do ônibus “double deck” da Samistur, que nos levou e trouxe da capital paulista, e que tiveram expressiva participação nessa importante vitrine do Turismo nacional, deixo um alerta aos que, muitas das vezes, deixam de aproveitar chances como essa e, de forma medíocre, acabam fazendo parte do grande número de críticos que usam um muro de lamentações sem ao menos terem tentado mudar a situação na qual vivem: Participem!
Até o V Salão do Turismo, se Deus quiser. (Nilton Guedes, diretor de Comunicação da Abrajet/Pará/Agência de Notícias Gerais)









Repercussão positiva da participação paraense no IV Salão de Turismo
Além de divulgação em outros meio de comunicação, a presença da delegação paraense no IV Salão de Turismo mereceu destaques como o registrado no Jornal de Turismo, sob o título “Cultura paraense conquista Salão do Turismo em São Paulo”. O material jornalístico enfatiza que “Os atrativos culturais do Estado do Pará conquistaram o público participante do Salão Nacional do Turismo, realizado entre os dias 1° e 5 de julho, no Parque do Anhembi, em São Paulo. Considerado o evento mais importante do calendário turístico nacional, o Salão é uma grande oportunidade para apresentação, promoção e comercialização de roteiros turísticos, bem como de produtos e serviços ligados a cadeia produtiva do turismo para o mercado nacional. Organizadores do evento acreditam que a meta de cem mil visitantes tenha sido atingida. Organizada pela Paratur (Companhia Paraense de Turismo), a participação do Estado no evento obteve grande êxito, especialmente, com a apresentação das danças características da cultura local pelos dois grupos folclóricos selecionados para representar os ritmos paraenses. O grupo Novo Zimba, do município de Marapanim, se exibiu no palco central do Anhembi, na noite do dia dois, e repetiu a dose na tarde do dia três. Já o grupo Bailada do Carimbó, da cidade de Santarém, se apresentou no Palco da Macrorregião Norte, na noite de abertura do evento e, também, fechou as apresentações no domingo. Além disso, o grupo Novo Zimba também foi escolhido para apresentações especiais, na sexta-feira (03), tanto no Sesc - Unidade Pompéia, quanto no Sesc - Unidade São Caetano. Além do sucesso no campo musical, no espaço denominado Vitrine Brasil, o Pará também participou do módulo de artesanato com dez especialidades, tais como: cerâmica, miriti, tururi, entre outras. Já o Espaço "Saber Fazer", em que os participantes aprendem com os próprios artistas a fazer peças artesanais, o Pará esteve presente com o mestre artesão Darlindo Oliveira, especialista em balata, matéria-prima similar ao látex, e ainda a ceramista Sinéia Hosana e a artesã de miriti Marialba”.


















Fortalecimento da Abrajet, um fato incontestável
A visão empreendedorista e o arrojo do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), jornalista Cláudio Magnavita, tem levado a entidade a alcançar, cada vez mais, prestígio e um índice de credibilidade que a coloca em patamares como o do Conselho Nacional de Turismo. Durante a realização do IV Salão de Turismo, outra ação arrojada culminou com a instalação do Forum de Prensa Turística Del Mercosur. Sem dúvida alguma, “um momento histórico para o jornalismo turístico. Foi instalado, no dia quatro deste mês, durante o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, o Fórum de Prensa Turística del Mercosur. O objetivo da nova instituição é aproximar os melhores profissionais de imprensa do setor na América Latina e dar-lhes capacitação através de reuniões, seminários e conferências com alguns dos melhores profissionais de turismo do continente. O evento de instalação foi organizado pela Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e contou com a presença de representantes da imprensa do Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. O primeiro passo do Fórum será uma reunião a ser realizada em Colônia, no Uruguai, para debater dados mais técnicos da organização. Outra missão importante do evento, a ocorrer na segunda quinzena de agosto, é a definição de como será realizada uma conferência com os melhores jornalistas de turismo da América Latina, em abril de 2010, em Assunção, no Paraguai. Será uma reunião para dar capacitação a esses profissionais, que ficarão emergidos em seminários e aulas com alguns dos melhores profissionais e especialistas do setor. “Vivemos um momento de crise no setor de turismo mundial e é muito importante esse passo que estamos dando. Levamos anos para conseguir a reunião e a instalação do Fórum. É o momento de aproveitarmos o espaço aberto que temos, atualmente, para promover e divulgar essa nova instituição. Vamos formar um comitê para organizar as reuniões e o caráter legal do que foi firmado. “É importante ressaltar o status oficial desse encontro, que foi realizado dentro da sala do Conselho Nacional de Turismo” disse Cláudio Magnavita, presidente da Abrajet. O comitê organizador do Fórum será regido pelo sistema de rodízio. A cada ano, um país membro da instituição irá ocupar a direção do núcleo. “Queremos que a Abrajet, no momento, continue a ser a cabeça do comitê, por ter incentivado a criação desse Fórum e pelo fato do Brasil ser, hoje, o principal mercado da América Latina”, declarou Basko Asún Salazar, vice-presidente da Aptur (vice-presidente da Associação de Jornalistas de Turismo do Chile). Para Blanca Lettieri, presidente da associação de jornalistas turísticos do Paraguai, o Fórum é um importante meio para unificar os profissionais de toda América Latina. “Essa união é essencial para melhorar o nível do nosso trabalho e podermos propor ideias conjuntas, garantindo uma maior integração”, afirmou. Já Sergio Antonio Herrera, diretor do Portal da América, no Uruguai, lamenta o fato de alguns países da América Latina ainda não possuírem uma associação oficial de jornalistas. “É o nosso caso, por exemplo. Trata-se de um grave empecilho. “Só que nós temos que trabalhar em conjunto para solucionar esses problemas”, comentou. Para Jorge Amonzabel, que representava os jornalistas turísticos da Bolívia na reunião, o foco principal do Fórum deve ser a capacitação dos profissionais do setor. “Muitos que trabalham nesse ramos ainda ntas turnar esses problemas"graça promover e divulgar essa nova instituiç ainda não se conhecem e não procuram se envolver”. É importante buscarmos sempre melhorar a nossa formação profissional e também o nível do trabalho. Temos que discutir, nesse Fórum, assuntos importantes para o setor atualmente como a gripe suína e a crise. Precisamos formar opinião”, disse. “A capacitação dos jornalistas de turismo é algo fundamental. Precisamos nivelar por cima o profissionalismo de nossos repórteres. Vamos reunir e organizar os melhores profissionais da área para palestras, conferências e seminários. Iremos além do que já foi qualquer associação especializada que conhecemos. “Queremos capacitar os nossos profissionais”, declarou Cláudio Magnavita.

Nenhum comentário: