Até o V Salão do Turismo, se Deus quiser. (Nilton Guedes, diretor de Comunicação da Abrajet/Pará/Agência de Notícias Gerais)
Repercussão positiva da participação paraense no IV Salão de Turismo
Além de divulgação em outros meio de comunicação, a presença da delegação paraense no IV Salão de Turismo mereceu destaques como o registrado no Jornal de Turismo, sob o título “Cultura paraense conquista Salão do Turismo em São Paulo”. O material jornalístico enfatiza que “Os atrativos culturais do Estado do Pará conquistaram o público participante do Salão Nacional do Turismo, realizado entre os dias 1° e 5 de julho, no Parque do Anhembi, em São Paulo. Considerado o evento mais importante do calendário turístico nacional, o Salão é uma grande oportunidade para apresentação, promoção e comercialização de roteiros turísticos, bem como de produtos e serviços ligados a cadeia produtiva do turismo para o mercado nacional. Organizadores do evento acreditam que a meta de cem mil visitantes tenha sido atingida. Organizada pela Paratur (Companhia Paraense de Turismo), a participação do Estado no evento obteve grande êxito, especialmente, com a apresentação das danças características da cultura local pelos dois grupos folclóricos selecionados para representar os ritmos paraenses. O grupo Novo Zimba, do município de Marapanim, se exibiu no palco central do Anhembi, na noite do dia dois, e repetiu a dose na tarde do dia três. Já o grupo Bailada do Carimbó, da cidade de Santarém, se apresentou no Palco da Macrorregião Norte, na noite de abertura do evento e, também, fechou as apresentações no domingo. Além disso, o grupo Novo Zimba também foi escolhido para apresentações especiais, na sexta-feira (03), tanto no Sesc - Unidade Pompéia, quanto no Sesc - Unidade São Caetano. Além do sucesso no campo musical, no espaço denominado Vitrine Brasil, o Pará também participou do módulo de artesanato com dez especialidades, tais como: cerâmica, miriti, tururi, entre outras. Já o Espaço "Saber Fazer", em que os participantes aprendem com os próprios artistas a fazer peças artesanais, o Pará esteve presente com o mestre artesão Darlindo Oliveira, especialista em balata, matéria-prima similar ao látex, e ainda a ceramista Sinéia Hosana e a artesã de miriti Marialba”.
Além de divulgação em outros meio de comunicação, a presença da delegação paraense no IV Salão de Turismo mereceu destaques como o registrado no Jornal de Turismo, sob o título “Cultura paraense conquista Salão do Turismo em São Paulo”. O material jornalístico enfatiza que “Os atrativos culturais do Estado do Pará conquistaram o público participante do Salão Nacional do Turismo, realizado entre os dias 1° e 5 de julho, no Parque do Anhembi, em São Paulo. Considerado o evento mais importante do calendário turístico nacional, o Salão é uma grande oportunidade para apresentação, promoção e comercialização de roteiros turísticos, bem como de produtos e serviços ligados a cadeia produtiva do turismo para o mercado nacional. Organizadores do evento acreditam que a meta de cem mil visitantes tenha sido atingida. Organizada pela Paratur (Companhia Paraense de Turismo), a participação do Estado no evento obteve grande êxito, especialmente, com a apresentação das danças características da cultura local pelos dois grupos folclóricos selecionados para representar os ritmos paraenses. O grupo Novo Zimba, do município de Marapanim, se exibiu no palco central do Anhembi, na noite do dia dois, e repetiu a dose na tarde do dia três. Já o grupo Bailada do Carimbó, da cidade de Santarém, se apresentou no Palco da Macrorregião Norte, na noite de abertura do evento e, também, fechou as apresentações no domingo. Além disso, o grupo Novo Zimba também foi escolhido para apresentações especiais, na sexta-feira (03), tanto no Sesc - Unidade Pompéia, quanto no Sesc - Unidade São Caetano. Além do sucesso no campo musical, no espaço denominado Vitrine Brasil, o Pará também participou do módulo de artesanato com dez especialidades, tais como: cerâmica, miriti, tururi, entre outras. Já o Espaço "Saber Fazer", em que os participantes aprendem com os próprios artistas a fazer peças artesanais, o Pará esteve presente com o mestre artesão Darlindo Oliveira, especialista em balata, matéria-prima similar ao látex, e ainda a ceramista Sinéia Hosana e a artesã de miriti Marialba”.
Fortalecimento da Abrajet, um fato incontestável
A visão empreendedorista e o arrojo do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), jornalista Cláudio Magnavita, tem levado a entidade a alcançar, cada vez mais, prestígio e um índice de credibilidade que a coloca em patamares como o do Conselho Nacional de Turismo. Durante a realização do IV Salão de Turismo, outra ação arrojada culminou com a instalação do Forum de Prensa Turística Del Mercosur. Sem dúvida alguma, “um momento histórico para o jornalismo turístico. Foi instalado, no dia quatro deste mês, durante o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, o Fórum de Prensa Turística del Mercosur. O objetivo da nova instituição é aproximar os melhores profissionais de imprensa do setor na América Latina e dar-lhes capacitação através de reuniões, seminários e conferências com alguns dos melhores profissionais de turismo do continente. O evento de instalação foi organizado pela Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e contou com a presença de representantes da imprensa do Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. O primeiro passo do Fórum será uma reunião a ser realizada em Colônia, no Uruguai, para debater dados mais técnicos da organização. Outra missão importante do evento, a ocorrer na segunda quinzena de agosto, é a definição de como será realizada uma conferência com os melhores jornalistas de turismo da América Latina, em abril de 2010, em Assunção, no Paraguai. Será uma reunião para dar capacitação a esses profissionais, que ficarão emergidos em seminários e aulas com alguns dos melhores profissionais e especialistas do setor. “Vivemos um momento de crise no setor de turismo mundial e é muito importante esse passo que estamos dando. Levamos anos para conseguir a reunião e a instalação do Fórum. É o momento de aproveitarmos o espaço aberto que temos, atualmente, para promover e divulgar essa nova instituição. Vamos formar um comitê para organizar as reuniões e o caráter legal do que foi firmado. “É importante ressaltar o status oficial desse encontro, que foi realizado dentro da sala do Conselho Nacional de Turismo” disse Cláudio Magnavita, presidente da Abrajet. O comitê organizador do Fórum será regido pelo sistema de rodízio. A cada ano, um país membro da instituição irá ocupar a direção do núcleo. “Queremos que a Abrajet, no momento, continue a ser a cabeça do comitê, por ter incentivado a criação desse Fórum e pelo fato do Brasil ser, hoje, o principal mercado da América Latina”, declarou Basko Asún Salazar, vice-presidente da Aptur (vice-presidente da Associação de Jornalistas de Turismo do Chile). Para Blanca Lettieri, presidente da associação de jornalistas turísticos do Paraguai, o Fórum é um importante meio para unificar os profissionais de toda América Latina. “Essa união é essencial para melhorar o nível do nosso trabalho e podermos propor ideias conjuntas, garantindo uma maior integração”, afirmou. Já Sergio Antonio Herrera, diretor do Portal da América, no Uruguai, lamenta o fato de alguns países da América Latina ainda não possuírem uma associação oficial de jornalistas. “É o nosso caso, por exemplo. Trata-se de um grave empecilho. “Só que nós temos que trabalhar em conjunto para solucionar esses problemas”, comentou. Para Jorge Amonzabel, que representava os jornalistas turísticos da Bolívia na reunião, o foco principal do Fórum deve ser a capacitação dos profissionais do setor. “Muitos que trabalham nesse ramos ainda ntas turnar esses problemas"graça promover e divulgar essa nova instituiç ainda não se conhecem e não procuram se envolver”. É importante buscarmos sempre melhorar a nossa formação profissional e também o nível do trabalho. Temos que discutir, nesse Fórum, assuntos importantes para o setor atualmente como a gripe suína e a crise. Precisamos formar opinião”, disse. “A capacitação dos jornalistas de turismo é algo fundamental. Precisamos nivelar por cima o profissionalismo de nossos repórteres. Vamos reunir e organizar os melhores profissionais da área para palestras, conferências e seminários. Iremos além do que já foi qualquer associação especializada que conhecemos. “Queremos capacitar os nossos profissionais”, declarou Cláudio Magnavita.
A visão empreendedorista e o arrojo do presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), jornalista Cláudio Magnavita, tem levado a entidade a alcançar, cada vez mais, prestígio e um índice de credibilidade que a coloca em patamares como o do Conselho Nacional de Turismo. Durante a realização do IV Salão de Turismo, outra ação arrojada culminou com a instalação do Forum de Prensa Turística Del Mercosur. Sem dúvida alguma, “um momento histórico para o jornalismo turístico. Foi instalado, no dia quatro deste mês, durante o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, o Fórum de Prensa Turística del Mercosur. O objetivo da nova instituição é aproximar os melhores profissionais de imprensa do setor na América Latina e dar-lhes capacitação através de reuniões, seminários e conferências com alguns dos melhores profissionais de turismo do continente. O evento de instalação foi organizado pela Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e contou com a presença de representantes da imprensa do Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. O primeiro passo do Fórum será uma reunião a ser realizada em Colônia, no Uruguai, para debater dados mais técnicos da organização. Outra missão importante do evento, a ocorrer na segunda quinzena de agosto, é a definição de como será realizada uma conferência com os melhores jornalistas de turismo da América Latina, em abril de 2010, em Assunção, no Paraguai. Será uma reunião para dar capacitação a esses profissionais, que ficarão emergidos em seminários e aulas com alguns dos melhores profissionais e especialistas do setor. “Vivemos um momento de crise no setor de turismo mundial e é muito importante esse passo que estamos dando. Levamos anos para conseguir a reunião e a instalação do Fórum. É o momento de aproveitarmos o espaço aberto que temos, atualmente, para promover e divulgar essa nova instituição. Vamos formar um comitê para organizar as reuniões e o caráter legal do que foi firmado. “É importante ressaltar o status oficial desse encontro, que foi realizado dentro da sala do Conselho Nacional de Turismo” disse Cláudio Magnavita, presidente da Abrajet. O comitê organizador do Fórum será regido pelo sistema de rodízio. A cada ano, um país membro da instituição irá ocupar a direção do núcleo. “Queremos que a Abrajet, no momento, continue a ser a cabeça do comitê, por ter incentivado a criação desse Fórum e pelo fato do Brasil ser, hoje, o principal mercado da América Latina”, declarou Basko Asún Salazar, vice-presidente da Aptur (vice-presidente da Associação de Jornalistas de Turismo do Chile). Para Blanca Lettieri, presidente da associação de jornalistas turísticos do Paraguai, o Fórum é um importante meio para unificar os profissionais de toda América Latina. “Essa união é essencial para melhorar o nível do nosso trabalho e podermos propor ideias conjuntas, garantindo uma maior integração”, afirmou. Já Sergio Antonio Herrera, diretor do Portal da América, no Uruguai, lamenta o fato de alguns países da América Latina ainda não possuírem uma associação oficial de jornalistas. “É o nosso caso, por exemplo. Trata-se de um grave empecilho. “Só que nós temos que trabalhar em conjunto para solucionar esses problemas”, comentou. Para Jorge Amonzabel, que representava os jornalistas turísticos da Bolívia na reunião, o foco principal do Fórum deve ser a capacitação dos profissionais do setor. “Muitos que trabalham nesse ramos ainda ntas turnar esses problemas"graça promover e divulgar essa nova instituiç ainda não se conhecem e não procuram se envolver”. É importante buscarmos sempre melhorar a nossa formação profissional e também o nível do trabalho. Temos que discutir, nesse Fórum, assuntos importantes para o setor atualmente como a gripe suína e a crise. Precisamos formar opinião”, disse. “A capacitação dos jornalistas de turismo é algo fundamental. Precisamos nivelar por cima o profissionalismo de nossos repórteres. Vamos reunir e organizar os melhores profissionais da área para palestras, conferências e seminários. Iremos além do que já foi qualquer associação especializada que conhecemos. “Queremos capacitar os nossos profissionais”, declarou Cláudio Magnavita.
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