Ao completar 50 anos de existência, a Associação de Orquidófilos do Pará, presidida por Pedro Paulo de Abreu Silva, e que desde a inauguração do Parque da Residência mantém um orquidário e sua sede provisória no aprazível logradouro, realiza, por três dias (12, 13 e 14 deste mês), uma exposição com variados espécimes desta admirada e cultuada integrante da flora amazônica. O cinquentenário da APO aconteceu no último dia sete do corrente, mas, em virtude do feriado da Semana da Pátria, foi escolhida outra data para a comemoração. Desde a manhã de ontem, quando iniciaram as atividades alusivas á data, a exposição foi bastante visitada e, inclusive, houve comercialização de variados tipos de orquídeas, grande parte procedente do município de Castanhal. No final da tarde, a partir das 18 horas, no Teatro Estação Gasômetro, dirigentes da Associação de Orquidófilos do Pará prestaram significativa homenagem ao secretário de Estado da Cultura, Paulo Chaves, em vista do apoio dispensado a partir do momento no qual foi inaugurado o Parque da Residência. “A Associação de Orquidófilos do Pará completa 50 anos e, desde meus 16 anos, estou ligado às suas ações. A homenagem prestada ao secretário Paulo Chaves é decorrente do apoio que a entidade e seus dirigentes receberam para manter o orquidário e, também, um espaço para o desenvolvimento de nossas atividades, tão logo o arquiteto Paulo Chaves assumiu a Secult”, esclarece o presidente da APO.
O presidente da APO, Pedro Paulo de Abreu Silva, ao lado do exemplar do DO onde consta a publicação da ciração da entidade e a ata de fundação da Associação Paraense de Orquidófilos |
Evento significativo – A partir das 18h30 de ontem, o Teatro Estação Gasômetro recebeu expressivo número de convidados e integrantes da Associação Paraense de Orquidófilos, para participar do início solene da programação que marca o cinquentenário da APO. Na ocasião, o presidente Pedro Paulo Abreu da Silva, emocionado, destacou a importância do evento, que teve na obliteração do selo alusivo à entidade o início das homenagens prestadas aos sócios fundadores, dos quais apenas um se encontra vivo. A diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Peixoto, representou o secretário Paulo Chaves na homenagem a ele prestada pela APO. O diretor regional dos Correios, Paulo Bezerra de Sales, e Ana Catarina realizaram a obliteração do selo. Antes das homenagens, houve uma rápida palestra sobre a história da Associação Paraense de Orquidófilos. Entre outros homenageados se destacaram Jair Pontes, único sócio fundador da APO vivo, representado por Janir Pontes. Jiro Horigushi, representado por Sófocles Horigushi; Ronaldo Kress, membro da Associação Paraense de Orquidófilos, Geraldo Corrêa, representada por Denise Lobato. No encerramento do significativo evento foi servido um coquetel sob a responsabilidade da doceria “As Mulatas”. (Agência de Notícias Gerais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário