A abertura solene da 48ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, ocorrida no Hangar Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, manteve o nível de participação e entusiasmo das anteriores. Até mesmo a demora para o início da solenidade, prevista para as 20 horas e que aconteceu às 20h50, não comprometeu o brilho do evento, um congresso de elevado padrão científico, de nível internacional, que se estenderá até o dia 21 deste mês. O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, que representou o governador Simão Jatene, disse que “pelo fato de Belém sediar evento de tão grande dimensão, isso por si só é muito importante. Reunir na capital paraense as capacidades destacadas no Brasil em diversas áreas na área de produção animal é algo bastante positivo. Mais do que isso, emblematicamente, ter o desafio da produção na Amazônia é um desafio cada vez mais instigante. Portanto, desenvolver sistemas que sejam capazes de respeitar o meio ambiente, aumentar a produtividade de rebanhos e prover mais produção de alimentos não só para o Brasil e para o mundo”. Ao concluir seu pronunciamento o secretário de Agricultura enfatizou que “o desafio está posto. O desafio é para todos nós. Que a força da Pororoca, do Amazonas, sirva para nortear os trabalhos deste grande congresso”.
Após a composição da mesa oficial, da qual fizeram parte, além de Hildegardo Nunes, representando o Governo do Estado, professor Ronaldo Lopes de Oliveira, presidente da diretoria da Sociedade Brasileira de Zootecnia; professor Almir Vieira Silva, presidente da atual reunião da SBZ; Sueo Numazawa, reitor da Ufra; professor Alberto Teixeira, representante de Carlos Maneschi, reitor da UFPa; Rafael Arraes, Macel Botelho, representante da Faepa; Cláudio José Reis de Carvalho, pesquisador; Walter Mota, Ronaldo Cavari, da Capes: Emídio de Oliveira Filho; José da Costa, Serrana, entre outros. Houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, procedeu-se a entrega de premiações de menções honrosas a ex-presidentes da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, assim como de premiações a mestrandos, doutorandos e aos autores do melhor trabalho apresentado na 47ª reunião anual da SBZ, realizada em Salvador (Bahia). Os pronunciamentos feitos antes do encerramento da sessão solene de abertura do congresso foram unânimes em destacar o esforço, empenho e dedicação do trabalho empreendido pela comissão organizadora do evento, que além das tradicionais palestras, terá palestras via satélite. Palestrantes nacionais e internacionais usarão as salas Marajó, Guará, Muiraquitã, Uirapuru, Mosqueiro e Icoaraci, da bastante elogiada pelos presentes estrutura do Hangar para suas exposições. Entre os agraciados na oportunidade, a mestranda Ana Cristina Stradiotti, de Campinas, e que estuda na UNESP, em Botucatu, juntamente com seus colegas de grupo se destacaram pelo trabalho “Uso enriquecido em aminoácido para o seu mapeamento nos tecidos de frangos de corte” sendo agraciada com o prêmio “Geraldo Gonçalves Carneiro”.
Ana Cristina Stradiotti (D), premiada, e sua colega Bárbara Fernandes
Ao comentar o trabalho que rendeu a ela e seus colegas a premiação, Ana Cristina, que estava em companhia de sua colega e amiga Bárbara Fernandes, também estudando na mesma faculdade, afirmou que "a contribuição será saber a porcentagem que será empregada em cada tecido e os órgãos de prioridade".
Danças folclóricas típicas da região. Foto: Everaldo Nascimento |
(Agência de Notícias Gerais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário