sexta-feira, 1 de julho de 2011

FLASHES SOBRE II CONGRESSO PARAENSE DE MUNICÍPIOS

* O evento, iniciado no último dia 30, se estende até dois de julho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O II Congresso Paraense de Municípios, com cerca 700 participantes, sendo 80 prefeitos de vários municípios do Estado, é promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), em parceria com as suas associações e consórcios municipalistas: Amam, Amat Carajás, Ambel, Amucan, Amunep, Amut, Codesei e Coimp e é realizado pela segunda vez no Hangar.

* O Congresso reúne prefeitos, vice-prefeitos, técnicos municipais e estaduais, parlamentares, secretários e  sociedade civil. Na pauta, principais assuntos que estão na ordem do dia dos executivos municipais.Uma das figuras ilustres a nível nacional é a presença do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco. A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Ananinindeua e presidente da Famep, Helder Barbalho, que apresentou Agenda Municipalista e em seguida lançou o livro “Seminários Regionais para o Desenvolvimento Integrado”. Também foi lançado na abertura do congresso pelo ministro Moreira Franco, o “Guia para Regularização Fundiária de Escritura e Casas na Região Amazônica”. À tarde proferirá palestra sobre a “Política Nacional e Novo Marco Jurídico da Regularização Fundiária”. Os documentos foram formulados a partir das proposições feitas pelos prefeitos paraenses que participaram dos seminários de mesmo nome, promovidos pela federação, de janeiro a março deste ano, nas doze regiões de integração do Estado.

* Durante os três dias do congresso, foram ministradas várias palestras: “Municípios Verdes: Um Desafio a Todos os Gestores do Pará”; “Politica Nacional e o Novo Marco Jurídico da Regularização Fundiária: Impactos Desafios Para o Desenvolvimento dos Municípios Paraenses”; A Geração de Emprego e Renda como Vetor do Desenvolvimento Social”; “Investimentos em Infraestrutura nos Municípios Paraenses”; “Financiamento da Educação: Uma Equação a Ser Resolvida”; “O Financiamento da Saúde: Custo Amazônico”; e Criação de Novos Municípios no Território Paraense”.

* No Congresso, a Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) lança o Prêmio “Pará Inovador”, objetivando premiar e divulgar iniciativas inovadoras dos municípios, tendo como temática saúde, educação, meio ambiente, finanças, assistência social, cultura, turismo e outros. As informações, inscrições e editais do prêmio estarão disponíveis no site http://www.seir.pa.gov.br/ , a partir de oito de agosto deste ano.
(Agência de Notícias Gerais) 

Nenhum comentário: