sábado, 12 de julho de 2008

Presidente da Belemtur apresenta resultados positivos do Turismo


Com o período de veraneio atingindo seu pique, muitos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Belém não param. Alguns deles estão sob a responsabilidade da Belemtur. O presidente do órgão municipal, Wady Salim Khayat, ao se referir à campanha de sensibilização turística que está em curso, esclarece que “há duas vertentes importantíssimas neste trabalho desenvolvido na Grande Belém, não apenas no veraneio, mas de forma contínua. Uma, faz a leitura do que é que o turista vê de bom e de ruim na nossa cidade, seja em Icoaraci, Mosqueiro, nossos distritos de um modo geral, para podermos então aperfeiçoar. A outra, é a conscientização do meio ambiente. Não podemos pensar em turismo que possa degradar, de maneira direta ou indireta, o meio ambiente. Daí a necessidade dessa conscientização”.
Questionado se essa pesquisa de demanda turística tem relação direta com o trabalho de sensibilização, o presidente da Belemtur deixou claro que “Sem dúvida nenhuma, uma coisa está atrelada à outra. Quando fazemos a pesquisa turística, já presenteamos com folheto o turista, aquela pessoa que está nos visitando, e também com um saquinho para ele ter a consciência. Se ele vai tomar até um picolé, vai jogar o papel ou plástico e o palito no chão? Não. Ele põe dentro do saquinho e coloca na lixeira. São de pequenos detalhes, mas ricos na necessidade de serem feito em prol do meio ambiente, que se mantém a cidade limpa. Porque se cada um jogar no meio fio, a cidade fica suja. Se cada um jogar na lixeira é mais fácil de ser removido, bem como selecionado”.
Khayat informou, ainda, que “A prefeitura possui, também, um projeto de alcance social muito importante e bom para o turismo. Trata-se da retirada daqueles catadores do lixão que hoje passaram a recolher o lixo que pode ser reciclado. O projeto piloto já foi lançado no bairro do Umarizal. Ele (catador) coleta o que é plástico, o que é lata, o que é borracha, o que é madeira e o que é papel e já passa a ter uma renda. Ao invés de estar trabalhando em condições desumanas no lixão, ele passa agora a ser uma pessoa que trabalha em defesa do meio ambiente e de uma maneira decente”.
Uma entrevista mais abrangente e com foco mais direcionado ao Turismo nos Distritos da Grande Belém será publicada no jornal “Notícias Gerais – Mosqueiro”, a ser lançado antes do final deste veraneio em Mosqueiro, com circulação gratuita, fruto de uma parceria da Agência de Notícias Gerais, Gráfica Alves e empresários ligados ao movimentado balneário de Mosqueiro. (Agência de Notícias Gerais/Foto: Alzyr Quaresma/Comus)

Nenhum comentário: