quinta-feira, 17 de julho de 2008

Agência Distrital executa obras que valorizam Mosqueiro




O agente distrital de Mosqueiro, Ivan José dos Santos, ao comentar os trabalhos desenvolvidos em benefício não apenas do turista que visita a paradisíaca ilha que abriga expressiva população, mas, igualmente, aos moradores deste distrito da Grande Belém, enfatizou que “na verdade, é um trabalho de resgate. É a manutenção da orla, falando efetivamente de qualidade para aqueles que são turistas. Trata-se da melhoria de algumas situações que iniciaram na administração anterior, mas o que queremos evidenciar não é apenas o fato do turista, mas também o resgate dos nativos. Então, neste sentido, cada um dos bairros foi estudado, verificadas as ruas, o sistema que precisa. Já iniciamos este trabalho na Baía do Sol, no Ipixuna vindo de encontro até estarmos no Maracajá, o que deve acontecer até agosto vindouro, buscando, sempre, a limpeza dos canais, o sistema de canalização, os tubos que serão colocados. Por não ter havido um cuidado no sentido de sempre raspar as ruas, e não de fazer com que as ruas tivessem aquela forma baluada, onde a água escorresse para as laterais se criou canais. Então, precisamos fazer esse reparo. Segundo estudos feitos, será necessário cerca de cinco mil carradas para poder, no mínimo, alcançar esse nivelamento em torno de 60% do necessário”.
Quando ao reordenamento executado na Praça Matriz, na área onde se encontram as barracas das tapiocas, explicou Ivan dos Santos (na foto, com seu assessor de gabinete Franklin) que “esse conjunto, que na verdade é um conjunto de esforços da Prefeitura, como um todo, agora terá um novo espaço das tapioqueiras. O que será um marco, não apenas um marco só para Mosqueiro, para Belém, mas para o Estado. Porque é de primeira linha. Algo que, efetivamente, marcará um tempo novo. Independente daquilo que se entrega, queremos dar uma conotação diferenciada em toda aquela área da Vila. Do trapiche – o trapiche também tomará um pouquinho da idéia do portal, e da base das tapioqueiras – até a manutenção e a melhoria das barracas que fazem parte do entorno. A recuperação da pintura do mercado, que passa por alguns melhoramentos internos, depois a pintura da igreja matriz. Enfim, o reordenamento de algumas coisas que estão já muito defasadas. Aquela parte dos importados também está sendo verificada e acredito que entre agosto e setembro já tenha um local apropriado definido. Está sendo estudada para aquela parte do trapiche uma melhoria. Uma praça está sendo pensada para aquele local. É uma idéia muito forte, com bancos e quem sabe um local para violão e voz, algo neste sentido. Quanto a este espaço da Vila creio que, até o final do ano, tenhamos muitas surpresas positivas”. (Agência de Notícias Gerais)

Nota da Redação: Mais detalhes a respeito das ações desenvolvidas pela Agência Distrital do Mosqueiro no sentido de proporcionar melhoria de vida aos habitantes e visitantes da ex-bucólica ilha serão publicados na edição de lançamento do jornal “Notícias Gerais – Mosqueiro”, que circulará, até o final deste período de veraneio, com distribuição gratuita.

Nenhum comentário: