Na condição de abrajetiano, ora ocupando o cargo de diretor de Projetos Especiais da Abrajet/Pará, me sinto à vontade para externar esta opinião. A escolha da capital paraense para sediar este nosso XXVIII Congresso de Jornalistas de Turismo representou muito mais do que apenas uma indicação geográfica para reunir profissionais especializados em Turismo que, realmente, divulgam fatos e destinos turísticos que alicerçam e movimentam um dos grandes segmentos da economia nacional. A aceitação pela maioria dos companheiros da diretoria nacional da Abrajet, da qual fiz parte como suplente da comissão de ética na gestão anterior, se configurou na materialização de uma meta há muito perseguida por jornalistas desta parte superior do País.
Reunião histórica na vida da Abrajet nacional para instalação do Fórum de Prensa Del Mercosur, na sala do Ministério do Turismo |
Lembro, com exatidão, a quando da instalação do Fórum de Prensa Turística Del Mercosur, por ocasião do IV Salão de Turismo, no qual figurei como um dos jornalistas pioneiros naquela iniciativa, representando a Amazônia, o então presidente da Abrajet nacional, jornalista Cláudio Magnavita, enfatizou que “este é um momento histórico para o jornalismo turístico. Foi instalado, no dia quatro deste mês, durante o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, o Fórum de Prensa Turística Del Mercosur. O objetivo da nova instituição é aproximar os melhores profissionais de imprensa do setor na América Latina e dar-lhes capacitação através de reuniões, seminários e conferências com alguns dos melhores profissionais de turismo do continente”. Recordo, ainda, que nosso companheiro Magnavita, hoje vice-presidente da Abrajet nacional, enfatizou que “Vivemos um momento de crise no setor de Turismo mundial e é muito importante este passo que estamos dando. Levamos anos para conseguir a reunião e a instalação do Fórum. É momento de aproveitarmos o espaço aberto que temos, atualmente, para promover e divulgar essa nova instituição. Vamos formar um comitê para organizar as reuniões e o caráter legal do que foi firmado. É importante ressaltar o status oficial desse encontro, que foi realizado dentro da sala do Conselho Nacional de Turismo”, disse Cláudio Magnavita, então presidente da Abrajet. (O texto desta matéria, na íntegra, está postado no nossso blog (www.agenciadenoticiasgerais.blogspot.com).
Recorro a este “replay” apenas para reforçar meu ponto de vista de que, receber em Belém colegas abrajetianos de todo o País, alémde ser prazeroso (e como disse o companheiro Antonio Claret Guerra, do MG Turismo, “O XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), será de 22 a 27 de setembro, é uma oportunidade única para os profissionais de Comunicação e Turismo que desejarem conhecer o Pará, um dos destinos turísticos mais procurados do momento. O Estado vai receber cerca de 250 formadores de opinião, em busca de matérias jornalísticas sobre Turismo, Gastronomia, Eventos, Cultura, Artesanato e Negócios. O Pará terá ampla divulgação em todo Brasil, em Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname e outros países convidados). É, sem dúvida alguma, um fato histórico. Pela primeira vez, resultado de um trabalho hercúleo de alguns abrajetianos que acreditam ser a prática do jornalismo turístico mais do que diletantismo, quase um sacerdócio, com importante apoio por parte de alguns dirigentes de órgãos públicos e igualmente inexpressivo número de empresários do setor, acontece, no Hangar Centro de Feiras & Convenções da Amazônia, um encontro que terá sabor não de esnobismo, nem de falsa modéstia ou mesmo de revanchismo, mas sim de uma ggrande vontade de dar eco a vozes que, ao longo dos últimos anos, fazem de tudo para tentar contribuir para a arrumação de um segmento que, a despeito de todo o esforço feito para colheita de bons resultados, se debate em meio a conflitos de interesses, nos quais vieses políticos e empresariais, matizam um constante e sofrido estado de desagregação de ações que, em última análise, necessitariam apenas de ingredientes como coragem, humildade, determinação e despojamento de interesses particulares para darem bons frutos e, assim, crônicos problemas serem resolvidos. Mais creio que isso será uma realidade em breve. O abrajetianos da Amazônia, estamos de braços abertos aos companheiros de outros Estados para unificarmos ações que venham beneficiar a todos os que compõem esta força que é a Abrajet nacional. Dessa forma, sinceramente, desejo aos companheiros abrajetianos que desfrutem da estada neste Estado continental que possui diversidade de opções turísticas e um potencial inquestionável para ser, de fato, “a obra prima da Amazônia”. Finalmente, não poderia deixar de prestar uma igualmente verdadeira homenagem ao esforço, garra e amor ao jornalismo turístico, demonstrados por companheiros da Abraejt/Pará, capitaneados pela incansável Benigna Soares, entre os quais se destacam o atual presidente João Ramid, Letícia Falcão, Cidcley Oliveira, enfim, todos os que contribuíram e contribuem para que este XXVIII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo supere expectativas. Um forte abraço abrajetiano a todos.
Grupo pioneiro de abrajetianos que participou da instalação do Fórum de Prensa Del Mercosur |
Nilton Guedes
Agência de Notícias Gerais
Diretor de Projetos Especiais da Abrajet/Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário