terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Amazônia Jazz Band" e coral da Fundação Carlos Gomes fazem show de alto nível na Estação das Docas

Apresentação conjunta da "Amazônia Jazz Band" e do coral da "Carlos Gomes" foi um sucesso 
A época de natalina motiva emoções e, como a essência da palavra Natal muito bem define: nascimento. O concerto da banda “Amazônia Jazz Band”, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em conjunto com o coral da Fundação Carlos Gomes representou bem essa situação. A harmonia, o sincronismo, a interatividade de músicos e cantores transformou o espetáculo integrado ao projeto “Natal com Arte em Toda Parte”, da Secretaria de Estado da Cultura, em um “nascimento” cultural musical que agradou ao expressivo público que prestigiou a apresentação. Sob a regência do maestro Renaldo Ferreira nas três primeiras músicas (“Tributo a Michael Jackson”, “Mueva Los Huesos” e “Chanel One Suite”) e da maestrina Maria Antônia Jimenez, nas músicas natalinas (“Ó Vinde e Cantemos”, “Noite de Paz”, “Sinos de Belém” e “Noite Feliz”) a banda Amazônia Jazz Band e o coral do Instituto Carlos Gomes proporcionaram aos presentes momentos de grande entretenimento musical.
A presidente da OS "Pará 2000", Lúcia Penedo, prestigiou o evento
A presidente da OS “Pará 2000”, Maria Lúcia Penedo, que acompanhou o show com atenção, disse que “essa apresentação é um espetáculo belíssimo, bem apropriado para a época natalina. É uma oportunidade para que o povo curta e música e a  cultura neste período natalino”. 
 Marcilene Gomes Pingarilho, bancária, que aprecia o desempenho da banda “Amazônia Jazz Band” e conhece o trabalho da maestrina Maria Antonia Jimenez, deixou claro que “esse simbiose musical de alto nível comprova que temos em nosso Estado condições para promover eventos culturais que não deixam nada a desejar dos centros chamados mais adiantados culturalmente”.  A performance do percussionista Marcos Raimundo Matos da Costa, que abriu o espetáculos produzindo sons variados, com ênfase para cantos de pássaros amazônicos, encantou muita gente. No encerramento do espetáculo, o público pediu e houve mais uma execução musical, para plena satisfação do público cativo que acompanha esta banda que, iniciando suas atividades em dezembro de 94, ao completar este mês 17 anos tem em sua trajetória apresentações nacionais e internacionais. (Agência de Notícias Gerais)   

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Diretora de Cultura homenageada por colegas na Secult


A diretora de Cultura da Secult quando surpreendida pela homenagem de seus colegas
Numa demonstração do quanto é estimada por seus colegas de secretaria, a jornalista Catarina Peixoto, diretora de Cultura da Secult, recebeu significativa homenagem pela passagem de mais um aniversário natalício. Chamada para atender um chamado na sala contígua à sua (Feira do Livro), foi surpreendida pela manifestação de carinho de colegas do departamento que dirige e de outros que fazem parte da estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Cultura.  Além do tradicional “parabéns para você”, Catarina recebeu uma lembrança pela data.  Doces, salgados e refrigerantes completaram a festa-surpresa. (Agência de Notícias Gerais)     

Exposição "Natividade em Belém" no MAS até janeiro de 2012

Jornalista Augusto Pacheco (Secult), Armando Queiroz (SIM),
padre Ronaldo Menezes (diretor do MAS) e Deysiane Ferraz (SIM)
Missa em ação de graças celebrada pelo diretor do Museu de Arte Sacra, padre Ronaldo Menezes, na igreja de Santo Alexandre, marcou a abertura da exposição “Natividade em Belém, na galeria Fidanza, fato que resgata a utilização de espaços do referido museu para eventos culturais com cunho religioso. Outro resgate muito importante será a reativação das ações litúrgicas na igreja de Santo Alexandre. Segundo enfatizou o padre Ronaldo Menezes, “estará no programa de 2012 uma missa mensal, para que se dê ao templo a sua característica de casa de oração e reflexões, o que acontecia há várias décadas e que deixou de ocorrer a algum tempo”. Como a programação cultural religiosa se estenderá até janeiro deste ano, diz o diretor do MAS que “deveremos lincar essas atividades com a celebração do aniversário de Belém e, até 2016, quando da comemoração do quatricentenário da capital paraense, integraremos essas ações”. Na condição de um dos dois sacerdotes que dirigem museus de arte sacra no país (o outro vive na Bahia), padre Ronaldo Menezes diz ter consciência do desafio que enfrentará, mas acrescenta que pelo fato de sua condição sacerdotal lhe proporcionar melhores condições de desenvolvimento de ações voltadas para as metas de um museu deste gênero, sente que sua atuação trará benefícios tanto ao segmento cultural, assim como ao religioso. Na ocasião da abertura da exposição “Natividade em Belém”, não deixou de ressaltar o nível de especialização e habilitação dos seus colaboradores, razão pela qual crê que as ações intentadas se revestirão de pleno êxito. 
 EXPOSIÇÃO – O objetivo da exposição “Natividade em Belém”, promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e do Museu de Arte Sacra, é, sobretudo, destacar o tempo de Natal. Contudo, mais adiante esta exposição se ligará às comemorações do aniversário de Belém e seu “nascimento” no Forte do Presépio. Estão expostas imagens do Menino Jesus, algumas de origem européia, datadas dos séculos XIX e XX, de propriedade do colecionador José Fragoso Rei, as quais retratam várias concepções de Jesus Infante.  A exposição contará, também, com oratórios e presépios que rememoram o evento simbólico-religioso e se estenderá até o dia 16 de janeiro, data da comemoração da fundação de Belém.  (Agência de Notícias Gerais)





quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Melancholia’, de Lars von Trier, boa pedida no Cine Estação das Docas


Kirsten Dunst (de "O Homem Aranha")
protagoniza "Melancholia"
Neste fim de ano, o cinemão da Estação das Docas finalmente exibe um dos mais belos filmes realizados nos últimos anos: ‘Melancholia’, escrito e dirigido por Lars von Trier, com Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland e Kirsten Dunst, laureada com Prêmio de Melhor Atriz, em maio deste ano, no Festival de Cannes 2011. O filme, com estreia no dia oito, fica em cartaz até domingo, às 18h e 20h30. No domingo, a tradicional sessão matinal inícia às 10h. Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resulta em sua destruição por completo. Neste contexto, Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.
Datas de exibição em dezembro: dia oito (quinta), às 18h e 20h30; dia nove (sexta), às 18h e 20h30; dia dez (sábado), às 18h e 20h30; dia 11 (domingo), às 10h, 18h e 20h30; dia 16 (sexta), às 18h e 20h30; dia 17 (sábado), às 18h e 20h30 e no dia 18 (domingo), às 10h, 18h e 20h30. Ingressos: R$ 7,00 (com meia-entrada para estudantes). Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado. http://www.melancholiafilm.com/ (Agência de Notícias Gerais)

domingo, 27 de novembro de 2011

“Povos Indígenas e Afro-Brasileiros: Um Estudo da Diversidade no Brasil” lançado no Teatro Estação Gasômetro

O professor Rildo ao lado do poeta Apolo de Caratateua e do editor
Álvaro Junkings durante lançamento noteatro Estação Gasômetro 

Os escritores Sérgio Braga, Creusa Santos e
Rildo Costa esclarecem a elaboração do livro 
Um lançamento editorial diferente. Assim foi o evento realizado no Teatro Estação Gasômetro para a apresentação e noite de autógrafos da obra “Povos Indígenas e Afro-Brasileiros: Um Estudo da Diversidade no Brasil”, de autoria dos professores Paulo Sérgio Braga, Creusa Barbosa e Rildo Ferreira Costa, editada e impresso pela Samaúma Editora. Iniciado em março deste ano, baseado nas dissertações e pesquisa dos escritores envolvidos no projeto, o livro contém textos, gráficos e citações de diversos autores que desmistificam a cultura afirmativa sob a ótica dominante, observada nos livros de História até meados dos anos 80. Após os autores discorrerem a respeito da inciativa que culminou com a entrega do livro ao mercado, o que preenche uma lacuna existente em vista da carência de materiais didáticos para o ensino médio e fundamental, a despeito da Lei 11645/2008 (que garante a obrigatoriedade do ensino de História Afro-Indígena no País), o poeta Apolo de Caratateua declamou poemas de Bruno de Menezes. Segundo Rildo Costa, o livro foi confeccionado em linguagem de fácil acesso aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, interessados em aprofundar conhecimentos sobre a história e cultura dos povos indígenas e afro-descendentes brasileiros nas regiões nacionais, em especial na Amazônia, que dispõem, agora, de uma publicação didática que serve como ponto de partida para novas abordagens e reflexões sobre o assunto. (Agência de Notícias Gerais)


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bancários do Basa permanecem em vigília com apoio de seu sindicato

Sindicato dos Bancários em ação em frente do Banco Santander


Funcionários do Basa continuam em greve há bastante tempo
 Enquanto os funcionários do Banco da Amazônia continuam aquartelados diante da porta de entrada daquela instituição, grupos do Sindicato dos Bancários continuam em vigília com seus companheiros de classe e a desenvolver ações diante de outros estabelecimentos bancários. Na avenida Nazaré, diante do Centro Arquitetônico de Nazaré, o banco Santander foi alvo de uma dessas ações sindicais. Com ajuda de uma pequena banda de música, dirigentes do Sindicato dos Bancários se pronunciaram contra o que consideram "descaso para com a segurança de quem trabalha no banco, assim como de clientes ou pessoas que rececorrem aos serviços prestados pela instituição.  (Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Descaso coloca vidas de pedestres em risco

Passarela de pedestres diante de colégio também é desrespeitada
Falta de marcação deixa pedestres a mercê de motoristas irresponsáveis
O trânsito em Belém, segundo observadores, continua muito difícil e cada vez mais complicado. Para completar o quadro caótico, áreas como a confluência das avenidas Padre Eutíquio e Tamandaré, próximo ao shopping Center Pátio Belém, não dispõem de quaisquer itens de apoio aos pedestres que por elas precisam trafegar. Até a algum tempo, as chamadas “cocadas baianas” (tijolinhos que servem para demarcar áreas interditadas) ainda serviam de referência, tanto para pedestres assim como para condutores de veículos. Sem elas, ultimamente, muitos maus motoristas desrespeitam o sinal de pedestre ali existente, colocando em risco a vida de jovens, adultos, crianças e idosos. Diante do Colégio Impacto uma passarela de pedestres também é desconsiderada por "malucos" do trânsito.
(Agência de Notícias Gerais)   

Homenagens de colegas a Leila Rocha na Secult

Augusto Pacheco, Sonia Santiago, Iete Pena, Rita Lima e
Deusa Bezerra em volta de Leila Rocha na Ascom da Secult
Amizades, novas e antigas, como Deusa Bezerra, Iete Pena
e Rita Lima abraçaram Leila pelo seu "niver"
A demonstração de carinho e amizade de seus colegas de trabalho na Secretaria de Estado da Cultura, em volta da servidora pública Leila Rocha confirma, incontestavelmente, o reconhecimento de seu bom caráter e senso de profissionalismo. Com seriedade, competência e personalidade, ao longo do tempo em que presta serviços à cultura, ultimamente na assessoria de Comunicação do órgão, Leila amealhou amigos verdadeiros nos mais diversos setores que se reuniram para parabenizá-la pela passagem de seu aniversário natalício.  (Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Loja Império terá novas estratégias no Belocentro de Belém

O empresário Carlos Alberto, da Loja Império, centraliza ações no Belocentro
Após prestar assistência técnica e atender de forma dinâmica e educada seus clientes, por várias décadas, na Avenida Senador Lemos, o empresário Carlos Alberto, da Loja Império, centraliza suas ações no seu tradicional e conhecido estabelecimento comercial, localizado na confluência das ruas Sete de Setembro com Manoel Barata. Autorizado a atender diversas marcas de fogões e panelas, inclusive de pressão, assim como a comercializar peças e acessórios de cozinha, Carlos Alberto pretende, a partir do próximo ano, expandir suas atividades, contando para isso com o prestígio de seu expressivo número de fregueses. A Loja Império, bastante sortida, vende:  chapas, lampiões a gás, formas, forminhas para bolo, fritadeiras, papeiros, panelas, tachos de alumínio, fechaduras, tesouras, facas e cadeados. Mais detalhadas informações a respeito dos serviços prestados por intermédio do telefone (91) 3242-4586. (Agência de Notícias Gerais)   

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lançamento de CD de José Vilar emociona platéia no Teatro Estação Gasômetro


José Vilar  foi alvo de caloroso reconhecimento ao seu talento e vitória

Valeu a pena esperar por mais de três anos para assistir o show de lançamento do CD do compositor, poeta e dramaturgo José Vilar. O show "Paragens", realizado no Teatro Estação Gasômetro, fruto do apoio do secretário de Estado da Cultura, Paulo Chaves Fernandes, assim como da demonstração de carinho por parte de seus amigos artistas, entre os quais o ator "Paulão", os músicos Pedrinho Cavalero, Alcyr Guimarães, Evaristo Melo, Nana Reis, Andréa Pinheiro, Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, entre outros, arrancou demorados aplausos do expressivo número de espectadores que prerstigiou o espetáculo. A qualidade das letras de músicas incluídas no CD foi destacada por muita gente. As manifestações de reconhecimento e amizade ao poeta foram a tônica do show, que deixou saudade em quantos compartilharam de tão significante momento.

Pedrinho Cavalero manifestou seu carinho pelo poeta José Vilar
No encerramento da agradável reunião artística foram executadas as últimas gravações do cantor Walter Bandeira, enquanto eram exibidas imagens do saudoso festejado intérprete. O público presente aplaudiu, de pé, José Vilar e não foram poucas as pessoas que se emocionaram, durante e após o espetáculo.
(Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Show "Paragens" marca lançamento de CD de José Vilar

José Vilar lança seu CD durante show
"Paragens" na Estação Gasômetro
O show “Paragens”, que acontecerá no dia 17 deste mês, no Teatro Estação Gasômetro, a partir das 20 horas, com entrada franca, marcará o lançamento do CD de José Vilar, poeta marapaniense, dramaturgo e compositor. Como enfatiza Vilar, este trabalho, fruto de um edital da Secretaria de Estado da Cultura, lançado em 2008, “só se tornou realidade em vista do empenho do secretário Paulo Chaves, visto que o CD, que deveria ser entregue em dezembro de 2008 e somente chegou às minhas mãos em setembro do corrente ano”. O vencedor do edital foi José Vilar que, conforme o edital, “gravaria músicas de sua autoria como registro e divulgação do compositor de reconhecida importância n produção artística do Pará”. Foram gravadas 12 músicas de Vilar, sendo cinco com parcerias. A alegação da administração passada era que faltava dinheiro. Vilar diz que já possuía as músicas e “por insistência dos amigos Pardal e Afonso resolvi elaborar o projeto e o apresentei. Fui vencedor e fiquei a espera do CD que, volto a ressaltar, se tornou materializou graças às ingerências do atual secretário de cultura, Paulo Chaves”. No show serão apresentadas as 15 músicas, sendo que duas homenagearão ao saudoso cantor Walter Bandeira, que no CD gravou duas “Cordilheira” e “No 13º Andar” (um tango). Haverá imagens de Walter bandeira em um telão. Segundo Vilar o repertório é eclético, incluindo entre outros gêneros musicais o Carimbó.  José Vilar nasceu em Marapanim, é poeta, dramaturgo e compositor. Já foi gravado por Fafá de Belém, Marco André, Any de Lima, Nilson Chaves, Evaristo Melo, Heliana  Jatene e outros. Na segunda metade da década de 60 e toda a de 70, participou ativamente dos movimentos musicais em Belém, ao lado de Ruy Barata, Galdino Pena, Paulo André Barata, Annamaria Barbosa, Cleodon Gondim, Zeca campos, Heliana Jatene e João de Jesus Paes Loureiro. Quando estudante de Economia escreveu o “Show da Verdade com Cantoria e Razão”, cuja apresentação foi impedida pela censura da ditadura. Em 2001, participou do CD “Lutas Populares na Amazônia”, com seu parceiro Alfredo Reis. Em 2006, integrou um CD somente com compositores de Marapanim. Ficha técnica do show: José Vilar (coordenação geral); “Paulão” (direção de palco); Zacarias Marinho (iluminação); Jacinto Kahwage (direção musical); Edvaldo Cavalcante (bateria); Davi Amorim (guitarra); Adelbert Carneiro (baixo); Luiz Pardal (flauta); Jacinto Kahwage (piano); Andrea Pinheiro (voz); Nana Reis (voz); Evaristo Melo (voz); Alcyr Guimarães (voz e violão); Pedrinho Cavallero (voz e violão) e Galdino Pena (voz e violão).
(Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ciclo de oficinas regionais Conarq 2011 no auditório do Complexo dos Mercedários

Em vista da permanente necessidade de atualização e aperfeiçoamento em assuntos arquivísticos, o Conselho Nacional de Arquivos – Conarq, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), iniciou, nesta segunda-feira (07/11), no complexo dos Mercedários, na Rua Gaspar Viana, o ciclo de oficinas regionais Conarq 2011/APEP. O evento, que se estenderá até o dia 11, tem como preletores das oficinas técnicos do Conarq-Rj e pesquisadores que integram ou colaboram em projetos de âmbitos nacionais e internacionais em gestão e preservação de documentos. A partir das nove horas, foi composta a mesa para a abertura dos trabalhos, da qual fizeram parte Eduardo Lobato, diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Leonardo Torii, diretor executivo da Arquipep – Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará, e Brenda Rocco, representante do Conarq e que proferiu palestra sobre o tema “Modelos de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísticas de Documentos – e- Arq.
Brenda Rocco proferiu palestra sobre "Modelos de Requisitos para
Sistemas Informatizados de Gestão Arquivísticas de Documentos e-ARQ"

Voltadas para Arquivologia, Reformatação e Preservação de acervos documentais e oficina técnica sobre a Norma de Descrição Arquivística Brasileira – Nobrade – as oficinas objetivam divulgar os instrumentos técnicos produzidos no âmbito do Conarq, disseminar conhecimentos arquivístico, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades dos profissionais envolvidos nas atividades arquivísticas. No dia 11, duas palestras acontecem pela manhã e, à tarde, haverá um amplo debate a respeito dos temas Sistema Estadual de Arquivos, Implantação de Arquivos Municipais e Gestão Documental.   Segundo o diretor do APEP, “oficinas são exercícios de aperfeiçoamento dos nossos bibliotecários com especialização em Arquivologia, para melhorar ainda mais o nosso atendimento no arquivo”. Em determinado momento de sua explanação, Brenda Rocco discorreu a respeito da identificação dos documentos arquivísticos digitais, enfatizando características e especificidades de documentos digitais, assim como a importância dos sistemas de arquivamento, classificação, manutenção e tratamento dos documentos digitais.
Loenardo Torii, diretor da Arquipep, com um grupo de servidores do APEP
No “hall” do auditório do complexo dos Mercedários, uma exposição da biblioteca do Arquivo Público do Estado do Pará disponibiliza exemplares de publicações relacionadas ao acervo desta biblioteca especializada da APEP que, entre outros assuntos, tem destaque para História do Pará, História da Amazônia Brasileira, Biblioteconomia, Arquivologia e coleções históricas de História do Brasil. Sandra Lúcia Amaral Carvalho, Alice Bella e Andréa Torres, servidoras do APEP, contribuiram com a difusão das publicações mantidas na biblioteca especializada do APEP. (Agência de Notícias Gerais)                                



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo em Belém supera expectativas

A realização do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo na capital paraense foi, sem dúvida alguma, um marco histórico neste segmento na Amazônia. Os resultados superaram as expectativas e surpreenderam muita gente. O Hangar Centro de Feiras & Convenções da Amazônia, local do encontro, impressionou grande número de jornalistas, assim como os equipamentos turísticos dos quais Belém dispõe e que, agora, voltam a ser revitalizados. O apoio de órgãos públicos e, também, da iniciativa privada proporcionou o alcance de metas que, para muitos, pareciam inalcançáveis. O destaque desta edição do congresso de âmbito nacional, que teve a Abrajet/Pará como anfitriã, ficou por conta do empenho de alguns abrajetianos que, apesar de todos os contratempos e problemas que se lhes antepuseram, se desdobraram e, em última instância, viram materializado este sonho acalentado há anos. Entre os apoiadores do mega evento se destacaram: TAP Transporte Aéreo de Portugal e Azul Linhas Aéreas; Hilton Belém, Belém Soft, Hotel Soft In Batista Campos, SPA Hotel Martan, Gold Mar Hotel, Hotel Regente (Paragominas), Pousada dos Guarás, Pousada Camping Boto, Hotel Ilha do Marajó, Fazenda Sanjo, Fazenda Hotel Vitória, Hotel Solar, Pousada Cuiarana, Samaúma Park Hotel, Belo Alter Hotel; Travel In Turismo, Boeing Turismo, Valeverde Turismo, Adetur, Lecytur Viagens & Turismo, Fantur, LC Turismo, Samistur, Transcurumim; Secom, Belemtur, Funpapa, Secretaria de Turismo de Soure, Secretaria de Turismo de Salvaterra, Secretaria de Turismo de Marapanin, Secretaria de Turismo de Salinópolis, Secretaria de Turismo de Santarém, Secult/Pará 2000, PM-PA/Ciptur; ABAV/Pará, ABIH/Pará, Diretoria do Círio de Nazaré, Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep/Pará), Singtur/Pará, Sindicato dos Jornalistas do estado do Pará (Sinjor/Pará), Pólo Marajó, Banav, Museu do Marajó, Assemb, Restaurante Famiglia Sicilia, prefeituras de Soure, de Marapanin, de Santarém e de Paragominas. A jornalista Cristina Lira, destacou em seu blog que “O evento contou com a presença do presidente da Paratur, Adenauer Góes, que saudou num discurso muito brasileiro e emocionante os jornalistas de turismo de todo o país e convidados da Argentina, Uruguai, França, entre outros.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, discursa diante dos
olhares dos presidentes da Abrajet nacional e Abrajet Pará,
respectivamente jornalistas Élcio Estrela e João Ramid
Ao lado da gerente de Comunicação da Paratur, Benigna Soares exaltou a importância do profissional de turismo de imprensa. A jornalista Benigna Soares, vice-presidente da Abrajet da região Norte, enalteceu o esforço para consolidar a entidade no Pará, a conquista e realização do congresso. O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrela foi saudado por todos e cumprimentado. O evento contou também com a presença do coordenador de Turismo de Belém, Wady Khayat.

O desfile dos modelos com jóias do Pólo Joalheiro agradou bastante
O jantar temático de abertura sobre o Círio de Nazaré, que acontece inicio de outubro chamou atenção de todos, pratos como maniçoba, pato no tucupí, vatapá deram o tom da festa, com desfile de jóias temperando a noite, e show de Carimbó, uma noite memorável com amigos de todo o país. Jornalistas argentinos se empolgaram na noite maravilhosa e simpatia do povo paraense.”  Os jornalistas de Turismo começaram a chegar a Belém no dia 17 de setembro. As duas primeiras comitivas de jornalistas convidados para o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) vieram da Argentina. Enquanto a Revista Gourmet, de Buenos Aires, desembarcava em Santarém para retratar a gastronomia e os encantos turísticos daquele pólo, em especial da Vila de Alter-do-Chão, Belém recebia um fam press coletivo com dez profissionais dos melhores veículos de comunicação da Argentina: Lonely Planet, Simplesmente Brasil - Cadena Eco de Radiodifusión, Diario La Nación, Diario La Capital, Revista Weekend, Diario Perfil, entre outros.  Integrou a comitiva a jornalista Isolete Pereira, que representa a Abrajet no Mercosul e dirige e apresenta o  programa de rádio Simplesmente Brasil, na Cadena Eco Difusión. Isolete é membro da Abrajet do Rio Grande do Sul, mas radicada em Buenos Aires, onde divulga o Brasil. A comitiva foi coordenada por representantes da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e pelo Comitê Visit Brasil, com a operadora All Seasons. Em Belém, a comitiva conheceu os principais atrativos turísticos da capital, além de Mosqueiro. No dia 22 se juntou aos cerca de 300 participantes do congresso da Abrajet, que iniciou às 21 horas, com um jantar de boas vindas oferecido pela Abrajet Pará e Paratur, com apoio do Pólo Joalheiro, Fecomércio, Sesc, Senac, Secult, Hangar, Diretoria do Círio, Auto do Círio e Associação de Carimbó de Marapanim. Na oportunidade, aconteceu um desfile com o preview da coleção de jóias temáticas do Círio, organizado pelo Pólo Joalheiro. Também houve uma exposição de mantos de Nossa Senhora de Nazaré, lançamento do 7º Festival de Carimbó de Marapanim e, para encerrar a agradável noitada, apresentação do Auto do Círio, pela primeira vez apresentado para a grande imprensa fora das ruas do Centro Histórico de Belém. O blog do Nosso Jornal SC, onde atua o abrajetiano Airson Soares da Rosa, consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910 (www.difusora910.com.br), registrou que “Um grupo de jornalistas especializados em turismo chegou ao município de Paragominas, região nordeste do Pará , na noite deste sábado (24), para conhecerem de perto a realidade do “Município Verde”. Os jornalistas que participaram do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet nos dias 22 e 23 de setembro viajaram por 5 horas de Belém até Paragominas, onde foram recepcionados pelo vice prefeito do município, Paulo Tocantins, e pela secretária de cultura, Aparecida Luciano, e pelo ex-prefeito e atual secretário de produção do Estado do Pará, Sidney Rosa. Ao chegarem no “Espaço Cultural” o grupo ouviu uma bela apresentação da Orquestra Municipal “Daniel Nascimento” que tocaram o Calypso com os instrumentos refinados de uma orquestra. Em seguida, houve apresentações de Carimbó, coreografia da lenda Tambatajá, grupo da terceira idade com a dança “Na Sola da Bota”, Hip Hop. Todos os integrantes das atrações culturais, jovens e crianças são atendidos por programas sociais para famílias de baixa renda. O vice prefeito, Paulo Tocantins fez um breve histórico da fundação de Paragominas e destacou os aspectos que levaram o município um modelo a ser em todo Brasil. “O nosso município saiu da lista dos 36 municípios que mais desmatavam na Amazônia com um verdadeiro pacto com a sociedade local e as entidades de classe. Após apresentação de um vídeo institucional, o secretário de Estado Sidney Rosa frisou aos presentes que o modelo de economia sustentável de Paragominas só foi possível com a participação de todos. “Acho que a primeira pergunta a fazer é o que o município arrecada e o que prefeito tem feito com esta arrecadação? Atualmente temos R$ 7 milhões no orçamento e somos modelos no meio ambiente, na saúde e na educação”, disse. Com um desmatamento zero, Paragominas já plantou 50 milhões de árvores nos últimos três anos e anualmente planta cerca de 5 milhões. “Precisamos sempre buscar o equilíbrio entre produzir e desenvolver”, ressaltou Sidney Rosa. Os jornalistas participam neste domingo (25) de uma intensa programação que inclui visita ao Parque Ambiental , Obras do futuro lago, sitio Colônia do Uraim e em seguida retornam ao hotel Regente Paragominas. (Agência de Notícias Gerais).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Congresso nacional de jornalistas de Turismo em Belém unifica propósitos abrajetianos

Na condição de abrajetiano, ora ocupando o cargo de diretor de Projetos Especiais da Abrajet/Pará, me sinto à vontade para externar esta opinião. A escolha da capital paraense para sediar este nosso XXVIII Congresso de Jornalistas de Turismo representou muito mais do que apenas uma indicação geográfica para reunir profissionais especializados em Turismo que, realmente, divulgam fatos e destinos turísticos que alicerçam e movimentam um dos grandes segmentos da economia nacional. A aceitação pela maioria dos companheiros da diretoria nacional da Abrajet, da qual fiz parte como suplente da comissão de ética na gestão anterior, se configurou na materialização de uma meta há muito perseguida por jornalistas desta parte superior do País.
Reunião histórica na vida da Abrajet nacional para instalação do Fórum
de Prensa Del Mercosur, na sala do Ministério do Turismo
Lembro, com exatidão, a quando da instalação do Fórum de Prensa Turística Del Mercosur, por ocasião do IV Salão de Turismo, no qual figurei como um dos jornalistas pioneiros naquela iniciativa, representando a Amazônia, o então presidente da Abrajet nacional, jornalista Cláudio Magnavita, enfatizou que “este é um momento histórico para o jornalismo turístico. Foi instalado, no dia quatro deste mês, durante o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, o Fórum de Prensa Turística Del Mercosur. O objetivo da nova instituição é aproximar os melhores profissionais de imprensa do setor na América Latina e dar-lhes capacitação através de reuniões, seminários e conferências com alguns dos melhores profissionais de turismo do continente”. Recordo, ainda, que nosso companheiro Magnavita, hoje vice-presidente da Abrajet nacional, enfatizou que “Vivemos um momento de crise no setor de Turismo mundial e é muito importante este passo que estamos dando. Levamos anos para conseguir a reunião e a instalação do Fórum. É momento de aproveitarmos o espaço aberto que temos, atualmente, para promover e divulgar essa nova instituição. Vamos formar um comitê para organizar as reuniões e o caráter legal do que foi firmado. É importante ressaltar o status oficial desse encontro, que foi realizado dentro da sala do Conselho Nacional de Turismo”, disse Cláudio Magnavita, então presidente da Abrajet. (O texto desta matéria, na íntegra,  está postado no nossso blog (www.agenciadenoticiasgerais.blogspot.com).

Grupo pioneiro de abrajetianos que participou da instalação do Fórum de Prensa Del Mercosur
Recorro a este “replay” apenas para reforçar meu ponto de vista de que, receber em Belém colegas abrajetianos de todo o País, alémde ser prazeroso (e como disse o companheiro Antonio Claret Guerra, do MG Turismo, “O XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), será de 22 a 27 de setembro, é uma oportunidade única para os profissionais de Comunicação e Turismo que desejarem conhecer o Pará, um dos destinos turísticos mais procurados do momento. O Estado vai receber cerca de 250 formadores de opinião, em busca de matérias jornalísticas  sobre Turismo, Gastronomia, Eventos, Cultura, Artesanato e Negócios. O Pará terá ampla divulgação em todo Brasil, em Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname e outros países  convidados). É, sem dúvida alguma, um fato histórico. Pela primeira vez, resultado de um trabalho hercúleo de alguns abrajetianos que acreditam ser a prática do jornalismo turístico mais do que diletantismo, quase um sacerdócio, com importante apoio por parte de alguns dirigentes de órgãos públicos e igualmente inexpressivo número de empresários do setor, acontece, no Hangar Centro de Feiras & Convenções da Amazônia, um encontro que terá sabor não de esnobismo, nem de falsa modéstia ou mesmo de revanchismo, mas sim de uma ggrande vontade de dar eco a vozes que, ao longo dos últimos anos, fazem de tudo para tentar contribuir para a arrumação de um segmento que, a despeito de todo o esforço feito para colheita de bons resultados, se debate em meio a conflitos de interesses, nos quais vieses políticos e empresariais, matizam um constante e sofrido estado de desagregação de ações que, em última análise, necessitariam apenas de ingredientes como coragem, humildade, determinação e despojamento de interesses particulares para darem bons frutos e, assim, crônicos problemas serem resolvidos. Mais creio que isso será uma realidade em breve. O abrajetianos da Amazônia, estamos de braços abertos aos companheiros de outros Estados para unificarmos ações que venham beneficiar a todos os que compõem esta força que é a Abrajet nacional. Dessa forma, sinceramente, desejo aos companheiros abrajetianos que desfrutem da estada neste Estado continental que possui diversidade de opções turísticas e um potencial inquestionável para ser, de fato, “a obra prima da Amazônia”. Finalmente, não poderia deixar de prestar uma igualmente verdadeira homenagem ao esforço, garra e amor ao jornalismo turístico, demonstrados por companheiros da Abraejt/Pará, capitaneados pela incansável Benigna Soares, entre os quais se destacam o atual presidente João Ramid, Letícia Falcão, Cidcley Oliveira, enfim, todos os que contribuíram e contribuem para que este XXVIII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo supere expectativas. Um forte abraço abrajetiano a todos.
Nilton Guedes
Agência de Notícias Gerais
Diretor de Projetos Especiais da Abrajet/Pará

Belém é sede do XXVIII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo

João Ramid, presidente da Abrajet/Seção Pará; Élcio Estrela, presidente da Abrajet nacional; Benigna Soares, diretora regional da Abrajet nacional para o região Norte e Rose Larrat, diretora da Boeing, organizadora do evento, durante a visita do presidente da Abrajet nacional para tratar de ações para o XXVIII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo em Belém.
Fruto de uma antiga luta de abrajetianos paraenses que acreditam no que fazem e, igualmente, no grande potencial turístico do Pará, que como define o slogan da Paratur "A obra prima da Amazônia", de 22 a 27 deste mês, a capital paraense sedia o XXVIII Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo. A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção Pará, que tem á frente o jornalista João Ramid, e como diretora regional da Abrajet nacional a jornalista Benigna Soares, com apoio de alguns dirigentes de órgãos públicos e também de alguns empresários do setor, é anfitriã de mais de 200 jornalistas oriundos de outros Estados, inclusive os 60 profissionais de imprensa especializados em Turismo que compõem a diretoria nacional da Abrajet. Sem dúvida alguma, um momento histórico na trajetória desta entidade associativa amazônida que, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas, conseguiu obter votos de confiança da maioria dos representantes da Abrajet nacional e trouxe para Belém a sede deste importante encontro da classe. O Hangar Centro de Feiras & Convenções da Amazônia, um dos aparelhos turísticos de destaque na capital paraense será palco do mega evento, em cuja programação consta, ainda, press trips a diversos pólos turísticos no Estado. A programação oficial do evento é a seguinte:
Dia 22 - 20hs Jantar de Boas Vindas
Jantar temático com assinatura dos chef´s Fábio Sicília (Famíglia Sicília), Ilka do Carmo (Conceição do Araguaia) e Sebastião Rosivaldo (Senac). O tema é o Círio de Nazaré, com cortejo da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, Auto do Círio, exposição de mantos no hall, desfile de "Jóias do Pará" e show de carimbó de Marapanim.
Dia 23 - 8h30 às 13h - Ciclo de Palestras
8h30 a 10h - Tema1: "Legado Turístico dos megaeventos esportivos"
Palestrante: Fernando Telles Ribeiro (atleta, escritor, consultor)
10h - Intervalo 
10h30 a 12h30 - Tema 2: "Importância das Mídias Sociais para o Turismo"
Palestrante: Ney Messias Júnior - Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo do Pará e Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
12h40 - Almoço típico paraense no Restaurante do Hangar (exclusivo para membros e convidados da Abrajet, jornalistas e palestrantes)
14h - Palestra: Transportes Turísticos na Amazônia (aberta a todos)
Palestrante: Fábio Romero - Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará - Singtur
15h - Debate: "Divisão Territorial e as Perdas para o Turismo" - aberto a todos
16h - Reunião do Conselho Administrativo da Abrajet (restrita aos conselheiros)
1)  Aprovação de proposta de reforma estatutária e seu encaminhamento a Assembléia Geral;
2)  Votação, indicação de proposta de cidade para sediar o do XXIX Congresso no ano de 2012
3)  Assuntos Gerais
17h a 18h30 - Assembléia Geral da ABRAJET (restrita aos associados)
 1)  Aprovação de reforma estatutária;
2)  Votação e aprovação final da cidade – sede do XXIX Congresso
3)  Assuntos Gerais
19h - Coquetel de encerramento
24 a 27 - Press Trip (visitação aos pólos turísticos do Pará)
- Belém (Belém, MOsqueiro, Icoaraci e Cotijuba), Marajó (Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari), Amazônia Atlântica (Tracuateua / Salinas) Araguaia Tocantins (Barcarena / Paragominas) e Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão)).
Dia 26 - 10h - Sessão solene na Assembléia Legislativa em comemoração ao "Dia Mundial do Turismo".
Dia 27 - "Dia Mundial do Turismo"
Dia 28 - retorno dos jornalistas para cidades de origem

  

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ABCMI-Pará trabalha firme para êxito do XXI Festival do Açaí e XVII Feira do Artesanato



Familiares e amigos prestaram significativa homenagem à
Regina  Freitas pela passagem de seu aniversário natalício 
Em ritmo acelerado de trabalho, o que caracteriza a presidente da entidade, empresária Alice Ccnde Pereira, a Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade (Abcmi-Pará) já realiza ações voltadas para o êxito do XXI Festival do Açaí e XVII Feira do Artesanato, que acontecerá no dia seis de novembro deste ano. O evento, que se tornou tradicional na história da ABCMI-Pará será realizado, como em anos anteriores, na Praça Waldemar Henrique, no Parque da Paratur. Apresentações de grupos folclóricos, música ao vivo para dançar e farta distribuição de brindes são as atrações previstas. As cartelas dão direito a uma vazilha, picolé e vinho do açaí. Comidas típicas, sucos e refrigerantes também estarão à venda nas barracas distribuídas no parque. Recentemente, em comemoração ao aniversário natalício da tesoureira da ABCMI-Pará, Maria Regina Freitas, no restaurante "Galeto Vaidoso", a presidente da ABCMI-Pará, Alice Conde Pereira; a vice-presidente, Maria Conceição Rebelo, seus familiares e grande número de amigos prestaram homenagens pela festiva data a aniversariante. (Agência de Notícias Gerais)    

Diretoria do Sinfa nacional sediada no Pará dinamiza ações

Os diretores do Sinfa nacional Flaviano Bitencourt e Ivete Melo
na Rádio Clube durante o programa "A Hora do Aposentado"
Dirigentes do Sindicato dos Servidores Civis das Forças Armadas no Estado do Pará, agora entidade nacional, que tem como presidente Eurico Almeida, está às voltas com a construção de uma piscina na sua sede campestre, na ilha de Outeiro. Essa é uma das ações previstas no plano de ação delineado pela recém empossada diretoria, na qual têm assento Flaviano Bittencourt, diretor administrativo financeiro, e Ivete Melo, vice-presidente da entidade sindical. Apoiador do programa "A Hora do Aposentado", que vai ao ar todos os sábados, a partir das nove horas (com apresentação do âncora  Comandante Amorim), semanalmente seu presidente e diretores levam informações de interesse do quadro social do Sinfa, que somente no Pará alcança 800 associados. A comunidade da Marambaia, bairro onde a sede administrativa foi construída, se beneficia das ações levadas a efeito pela atual diretoria. (Agência de Notícias Gerais)


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jornalismo da Rádio Clube sempre renovado e atuante

Natália Santos participa da equipe de jornalismo da Rádio Clube do Pará
Ao comando do experiente jornalista Nonato Cavalcante, o departamento de Jornalismo da Rádio Clube do Pará se mantém como um dos baluartes da emissora mais ouvida no Pará e a terceira a ser fundada no Brasil. Além de profissionais veteranos de alto nível, como Amaury Silveira, Gilberto Nogueira, JR Avelar, Isaac Sena, entre outros, o departamento jornalístico da "pioneira" PR-C5, Rádio Clube do Pará AM, 690, da Rede Brasil Amazônia de Comunicação, sempre renova a equipe com a turma que sai das universidades. Exemplo desse sistema de renovação se configura na pessoa de Natália Matos Santos, que figura como um dos destaques do quadro de "sangues novos" nos noticiários da emissora. (Agência de Notícias Gerais)

"Oásis" muda de endereço e continua com boa qualidade no cardápio

Ramon satisfeito em poder proporcionar bom atendimento aos seus clientes
Restaurante naturalista já bem conhecido dos simpatizantes e adeptos da alimentação vegetariana, o "Oásis", do casal de empresários Ramon Jorge Rodrigues Simão e Maria Celeste Rocha Ramos, está de endereço novo. Agora, funciona na Rua Campos Sales, 898 A (térreo), entre Gama Abreu e Passagem Fiuza, no bairro do Comércio. Especializado em culinária para quem busca uma alimentação saudável, o  cardápio tem como destaque a "maniçoba vegetariana", que segundo Ramon "faz o maior sucesso e é bastante requisitada". Outros pratos como picadinho de soja, feijão com quiabo, kibe de forno e abobrinha com beringela, saladas diversas e legumes variados caíram no gosto dos clientes do "Oásis", que seguem Ramon e sua esposa Maria Celeste por acreditarem no interesse de ambos de verem seus frequentadores satisfeitos. Delivery, atende pelos telefones (91) 3222-8797, 9989-0124 e 8158-5958. (Agência de Notícias Gerais)  

Obra erótica de jornalista escritora supera expectativas e recebe elogios

Márcia Lima comemora o êxito de seu projeto baseado no "crowdfunding"
A jornalista e escritora Márcia Lima, formada pela Universidade Federal do Pará e que recebeu menção honrosa no concurso realizado em 2004 realizado por aquela instituição de ensino superior, colhe bons frutos de seu recente projeto de publicação de um livro de contos eróticos sob o título "#Contos Vermelhos da @lentescorderosa". Com talento, estilo próprio e se utilizando de uma linguagem simples e objetiva, que atinge a todos segmentos da sociedade, sem causar impacto por uso de pornografias e baixo nível, Márcia Lima deixa seus leitores presos ao desenrolar dos contos e, o que é mais gratificante para a autora, com gosto de "quero mais" à medida que se aproxima do fim da leitura do livro. Trata, desde temas polêmicos e atuais, como pedofilia, até narrações de episódios tórridos protagonizados por mulheres que, apesar da capa de forte que aparentam ter, acabam sucumbindo à explosão de sensualidade e reações físicas e se entregam aos parceiros com sofreguidão e êxtase. É pensamento da jornalista não parar com essa atividade, pois acha muito gratificante o reconhecimento de seu trabalho, não apenas por parte dos leitores mais cultos, bem como pelos menos afeitos à leituras do gênero. (Agência de Notícias Gerais)   

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aspomire dinamizará ações em prol de seu quadro social

Diretores da Aspomire: interesse em fortalecer mais a entidade
A Associação dos Policiais da Reserva e Reforma Remunerada do Pará (Aspomire), entidade de caráter civil, de direito privado, sem fins lucrativos, recreativa e de utilidade pública, que tem como presidente o coronel PM Ref. Antonio Carlos da Silva Gomes, objetiva agregar apoio de diversos segmentos da sociedade local para desenvolvimento de projetos que beneficiarão vários segmentos. A Aspomire congrega em seu quadro social, exclusivamente, policiais e bombeiros militares inativos, de soldado a coronel. Contudo, em vista de seu leque de atuação, há propostas para maior divulgação das ações da entidade, fundada a 18 de outubro de 1989, assim como para estabelecimento de elos de comunicação não apenas com seu quadro social, que está em torno de 800 associados, assim como segmentos que facilitarão o alcance de metas que visam beneficiar associados e dependentes. Na foto, o capitão Raimundo Elísio Gonçalves, vice-presidente; sub-tenente Antonio Saraiva Filho, diretor de Administração; 2º tenente Joaquim Santos Pimentel, diretor de Finanças, e 3º sargento Francisco Bezerra Silvestre, diretor de Patrimônio. (Agência de Notícias Gerais)



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Professora Risoleta Bandeira autografa sua obra na Feira Pan-Amazônica do Livro

A professora de Francês, cantora, escritora e palestrante há mais de 40 anos, Risoleta Bandeira, mãe do cantor Walter Bandeira (já falecido), será uma das atrações do estande dos Escritores Paraenses, nesta sexta-feira, a partir das 17 horas, na XV Feira Pan-Amazônica do Livro, que se estenderá até o próximo dia 11, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia. “As Areias Feiticeiras” é o título da obra de Risoleta Bandeira, a ser autografada no espaço destinado aos escritores paraenses, que tem à frente, entre outros, os escritores Luiz Alho e Alfredo Garcia. No Dia da Raça (05.09, Risoleta Bandeira completou 94 anos. Cantora, Risoleta Bandeira apresentou um show, ao completar 80 anos, no Memorial dos Povos, denominado “Música Sem Fronteiras”. Na ocasião, se apresentaram, também, os cantores Walter Bandeira, Daniel Araújo e Isa Felipe. Uma das metas da escritora é obter patrocínio para reedição de sua obra, acrescida de novos contos, cuja renda será destinada, em 50%, a entidades de assistência aos menos favorecidos.
Nesta sexta-feira, a professora Risoleta Bandeira participará, como convidada, do programa Conexão Cultura, um programa de rádio transmitido pela TV e Portal Cultura, com apresentação de Betty Dopazo, produção de Regina Silva e direção de Beto Fares. Os convidados serão Arthur Nogueira, Aila, André Moura e a banda Clepsidra. Direção Musical de Renato Torres. O especial Walter Bandeira, 70 anos, mostrará uma releitura de composições de Walter Bandeira e seus parceiros(Agência de Notícias Gerais).
  

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Risoleta Bandeira realiza sessão de autógrafos na XV Feira Pan-Amazônica do Livro

Na véspera de completar 94 anos, a professora de Francês, cantora e escritora Risoleta Bandeira, mãe do também cantor Walter Bandeira, já falecido, participa da XV Feira Pan-Amazônica do Livro, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, até o dia 11 deste mês. “As Areias Feiticeiras” será a obra a ser autografada pela veneranda escritora, que reuniu vários contos sobre suas atividades, como palestrante, há mais de 40 anos, assim como histórias contadas por sua ama para ela e suas irmãs. Risoleta Bandeira já participou de vários shows artísticos como cantora, inclusive um denominado “Música Sem Fronteiras”, levado a efeito por ocasião de seus 80 anos, no Memorial dos Povos, que contou com a participação dos cantores Daniel Araújo, Isa Felipe e Walter Bandeira, seu filho. Otimista, Risoleta Bandeira pretende ajudar entidades de apoio aos mais necessitados. A sessão de autógrafos acontecerá no estande dos Escritores Paraenses, que tem na coordenação, entre outros, Alfredo Garcia e Luiz Alho.(Agência de Notícias Gerais)

sábado, 20 de agosto de 2011

Festival tailandês é sucesso no Shopping Boulevard

Muita coisa interessante na exposição

A empresária Marleide Siqueira e seu grupo

Os visitantes do Shopping Boulevard, na Doca de Souza Franco, têm demonstrado bastante interesse pelo acervo apresentado pela empresária Marleide Siqueira no Festival Tailandês, que se estenderá até o próximo dia 26. A exposição de indumentárias, quadros, objetos de artesanato - com figuras trabalhadas em madeira e pedrarias - atrai pelo ar de mistério que a envolve. Pessoas que reconhecem o valor dos produtos visitam o espaço e contribuem para o sucesso do festival. Não apenas a curiosidade despertada a respeito da tradição milenar da Tailândia, mas, em especial, a qualidade e beleza das peças, cujos preços variáveis são convidativos, fazem do espaço destinado à exposição um ponto de encontro dos que simpatizam com manifestação das culturas orientais. A Tailândia é um dos países da Ásia que mais se destaca na produção de artesanato, pois, em se tratando de uma cultura milenar, o povo tailandês desenvolveu habilidades artísticas impressionantes e com caractarísticas próprias. O artesanato tailandês, chamado de Otop, tem refinado acabamento e alto padrão de qualidade. Os produtos, além de apresentarem ao mundo o talento artístico dos tailandeses, garantem importante fonte de renda para seus moradores, o que contribui para elevar o nível socioeconômico daquele país. O modelo de criação dos Otops varia de região para região, cada uma respeitando suas tradições e costumes, preservando a identidade regional e cultural.

Objetos de fino acabamento são muito procurados
A beleza do artesanato tailandês é resultado de gerações seculares que aperfeiçoaram seus métodos de produção, acabamento e impecabilidade, o que colocou a Tailândia no topo da lista dos melhores produtos artesanais do mundo.  (Agência de Notícias Gerais)