segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Autores mostram talentos no Estande dos Escritores Paraenses



O jornalista e escritor Jorge Calderaro, que preside a comissão organizadora do estande dos escritores paraenses, se mostra exultante em vista da alta e contínua freqüência não apenas de autores (poetas, escritores, trovadores e romancistas), mas igualmente de jornalistas (repórteres-fotográficos, repórteres e editores) e até mesmo de intérpretes no estande mais procurado da XII Feira Pan-Amazônica do Livro. Em que pese o estande, até o encerramento das atividades no dia de ontem, não ter recebido a identificação por parte dos organizadores. O radialista, jornalista e escritor José Artheiro, assim como um grupo de pessoas presentes ao estande, em tom de brincadeira chegaram a procurar folha de cartolina para, à mão, preparar a identificação. Tudo não passou de uma brincadeira, que serviu para descontrair o já agradável e animado clima de festa que reina no referido estande. No terceiro dia do evento, além de expressivo número de leitores e fãs dos autores paraenses, entre outros se destacaram Fátima Alves da Cruz, Hugo L. Souza e Anne Veloso Monteiro. Fátima Cruz é ligada ao mundo literário há 25 anos. Cursou Letras e Jornalismo com o propósito de escrever o livro “Poesias e Desabafos”. Enfatiza a autora que “O dom da escrita está presente em todas as pessoas, mas elas precisam acreditar nisso para que seus textos possam fluir criativos e espontâneos”. Como professora (há 20 anos) faz de sua obra um incentivo aos seus alunos. Para editar a sua bem elaborada obra, contou com o apoio do Colégio Salesiano do Carmo, por meio da Isma (Inspetoria Salesiana da Amazônia).
Por sua vez, o escritor Hugo L. Souza, natural de Castanhal, é um determinado batalhador para não apenas difundir a Literatura, mas, especialmente, para dar visibilidade aos autores do interior. Por iniciativa da editora Nelpa, de forma independente, Hugo Souza conseguiu reunir na edição inaugural de suas atividades de escritor, o romance “Elisa”, os elementos emocionais certos para despertar, a cada página de seu livro, a imaginação do leitor. Trata-se de um drama envolvente, cheio de relações amorosas, temperado com vários poemas, conforme a situação narrada.
Com duas obras lançadas nacional e regionalmente, a escritora Anne Veloso Monteiro, nascida às margens do rio Tucunarezinho, localizado em Igarapé-Miri, se mostrou um prodígio desde seus cinco anos, quando aprendeu a ler. Aos seis, já alfabetizada ingressou no primeiro ano do antigo primário. Um detalhe curioso marcou sua identificação com a Literatura; aprendeu a escrever ao contrário, copiando as palavras de forma inversa, tanto que quando o papel onde escrevia era virado de ponta cabeça, os textos podiam ser lidos perfeitamente. Isso levou sua professora a chamar à escola o pai de Anne, que se emocionou ao saber que ela havia redigido uma descrição perfeita (aos seis anos) da figura paterna. Explica que começou a escrever baseada no paleógrafo. Hoje, atuando em assessoria de Comunicação e cursando jornalismo, a escritora e poetisa tem como meta se firmar com escritora e levar adiante seu projeto social de ajudar pessoas por meio dessa atividade. Parte da renda obtida com as vendas de seus livros é destinada a ajudar a AVAO e o Instituto Deusdeth Pantoja, em sua cidade. Mãe de Otávio (nove anos) e Bárbarah (seis anos) Anne Monteiro lançará, na XII Feira Pan-Amazônica do Livro sua obra Simples Poesia, editora Canal Seis, dedicada ao querido amigo Chris, uma pessoa que marcou sua vida e por quem nutre hoje imenso carinho. A outra obra “Escrevo de Versos a Canções”, editada pela Protexto, foi lançada apenas em Igarapé-Miri. Trata-se de uma antologia, onde estão inclusos versos, canções, poetrixes, frases, crônicas, contos, prosas poéticas, fábulas e composições de sua autoria, entre as quais “Que Tão Grande Amor”, “Apaixonada” e “Eterno”. Sua primeira obra poética foi “Sonho de Verão” e sua primeira peça teatral foi “O Filho do Abandono”. Embora seja professora formada, nunca exerceu o magistério, a não ser para ajudar seus filhos.
(Agência de Notícias Gerais)

Um comentário:

david santos disse...

Excelente iniciativa!!!
Parabéns.