domingo, 27 de abril de 2008

"Créd-Leitura" beneficia 700 professores durante 1º Salão do Livro em Santarém

O 1º Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, uma ação da XII Feira Pan-Amazônica do Livro, traz um projeto beneficiará professores das escolas da Rede Estadual de Ensino. É o "Créd-Leitura" que nesta nova versão do projeto e nos moldes da Feira do Livro, que acontece todos os anos em Belém, dá crédito para professores adquirirem livros durante o evento.
O projeto, orçado em R$ 100 mil reais, beneficiará cerca de 700 professores de todo o Baixo Amazonas. Cada professor receberá um crédito no valor de 150 reais, depositados por conta corrente, ou através de um cartão emitido pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), para compra de livros didáticos e para didáticos. "O projeto beneficia todos os profissionais da educação, pertencentes ao quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação", explica a coordenadora do Créd-Leitura da Seduc, Margaret Costa. "No caso dos beneficiados, estes devem estar em regência de classe, com um mínimo de 100 horas mensais. O objetivo é dar condições para que esses profissionais se atualizem".
Durante a abertura do Salão, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, anunciou, também, a liberação de um crédito no valor de R$ 50 reais para todos os professores da rede municipal de ensino. "Sabemos que muito ainda pode ser feito, mas, no momento, esta iniciativa da prefeitura é importante para que todos saibam que este primeiro passo é significativo, já que os professores constroem, diariamente, uma sociedade baseada na formação de crianças e jovens mais conscientes", declarou o secretário de Estado de Cultura, Edílson Moura.
Com programações variadas, que vai até 27 deste mês, o evento traz, ainda, outros autores de renome nacional como Içami Tiba, Márcio Souza e Walcir Monteiro, escritor paraense que, este ano, comemora 35 anos de lançamento da obra "Visagens e Assombrações". A programação é realizada no Anfiteatro Joaquim Toscano, na Praça São Sebastião. O escritor Ariano Suassuna não pôde viajar para participar do evento por recomendações médicas.
O I Salão da Feira do Livro é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém. Além dos encontros com escritores, o salão traz oficinas, palestras sobre autores famosos, como Machado de Assis e Guimarães Rosa, mostra de cinema, sessão de autógrafos, apresentações artísticas e uma programação voltada somente ao público infantil.
(Texto: acom Secult/Agência de Notícias Gerais)

Nenhum comentário: