Outra vez, a delegação paraense foi destaque no V Salão de Turismo, que acontece no Parque Anhembi, em São Paulo. Desta feita foram os integrantes do grupo de carimbó "Sabiá", do município de Curuçá, que fizeram os visitantes do salão dançar o sensual e contagiante ritmo da música original curuçaense. No palco montado no centro do espaço da área da macro região Norte, os dançarinos que acompanham o grupo "Sabiá" deram um show de carimbó, bastante elogiado pelos presentes. Foi interessante ver pessoas de váras faixas etárias rodando e balançando seus corpos embaladas por músicas que, realmente, mexem com a maioria dos espectadores dessas apresentações. Nem mesmo o problema verificado no som, resolvido em pouco tempo, impediu que a alegria contagiasse muita gente. O prefeito de Curuçá, Fernando e sua esposa, prestigiaram a apresentação entusiasticamente. Por outro lado, a diretora de Fomento da Paratur, Conceição Silva da Silva, se mostra satisfeita com os resultados obtidos pelos integrantes da delegação paraense. (Agência de Notícias Gerais)
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Café da Manhã oferecido pela Belemtur reúne autoridades no V Salão de Turismo
Uma iniciativa da Belemtur, apoiada pela Paratur e parceiros como a Abrajet/Pará, reuniu na área de alimentação do V Salão de Turismo, realizado no Parque Anhembi, diversas autoridades ligadas ao setor turístico. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, ao chegar do Rio de Janeiro, apesar da sua agenda apertada conseguiu um tempo para prestigiar o evento. Na oportunidade, o ministro destacou que "o Salão é, hoje, o maior exemplo no continente latino-americano e que se consolida a cada dia como muito importante em inúmeros aspectos. O Pará aproveitou esta grande oportunidade para trabalhar os seus destinos, pois é um Estado que pode ser portão de entrada do Turismo na região amazônica brasileira, já que possui uma culinária muito rica e um patrimônio histórico relevante. Parabenizo o Pará por trabalhar aqui, em São paulo, que é um dos principais emissores do turismo no país". O evento propiciou, também, a presença conjunta de representantes do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal. O vice-governador do Pará, Odair Correa, que representou a Governadora Ana Júlia Carepa; o presidente da Paratur, Luiz Souto; o coordenador de Turismo da Belemtur, Wady Kayath; o diretor nacional da Abrajet, Helcio; o prefeito de Curuçá, Fernando, assim como secretários municipais de Turismo, integrantes do trade, entre os quais Rui Martini, da Abav/Pará, e Valéria Silva, do Sindicato dos Hotéirs, Restaurantes, Bares e similares, se confraternizaram saboreando as delícias da culinária paraense, ao som de músicas regionais apresentadas pelo grupo "Raízes Caboclas", de Santarém. (Agência de Notícias Gerais)
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Paratur reforça parcerias durante V Salão de Turismo
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Luiz Antônio Souto, que participou da abertura do 5º Salão de Turismo, no Teatro Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo não esconde sua satisfação em vista do sucesso da delegação paraense. Entre os convidados para a solenidade (ministros de Estado, governadores e ministros de turismo dos países de língua portuguesa) o presidente da Paratur tem oportunidade para fortalecer parcerias. São 26 Estados e mais o Distrito Federal reunidos em 52 mil metros quadrados do Pavilhão do Anhembi. A delegação do Pará é composta por mais de 50 representantes, entre artesãos, músicos, dançarinos e profissionais ligados ao turismo, que foram ao evento com a missão de divulgar aos visitantes as iguarias da culinária paraense, o artesanato, o Carimbó e o folclore, o banho de cheiro com as ervas do Ver-o-Peso e os produtos indígenas. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, destacou, em seu pronunciamento na abertura do mega evento que “a cada edição o evento torna-se uma atividade forte e cresce em ritmo "chinês". "O salão é, hoje, grande vitrine dos melhores produtos turísticos que o Brasil oferece e que refletem a síntese das políticas formuladas pelo governo federal. “O Brasil tomou outro rumo e tudo o que foi pensado e planejado está aqui”, disse. Ele comemorou o bom momento vivido pelo setor, ressaltando a parceria dos órgãos públicos com instituições privadas. "Já temos cerca de R$ 11 bilhões de investimentos privados em curso para a Copa e para a Olimpíada", informou. Por sua vez, o presidente da Paratur enfatizou que “além do salão ter a representatividade de todos os Estados, com artesanato, moda, gastronomia e também a participação de todas as companhias aéreas que operam no Brasil. Luiz Barreto destacou que o Salão do Turismo é "oportunidade para o público final que pode conhecer melhor o Brasil, planejar e comprar suas férias". Após acompanhar a abertura, o presidente da Paratur visitou os estandes dos Estados que integram a macrorregião Norte. Pelo quinto ano consecutivo o Pará é o interlocutor entre os setes Estados da Amazônia no evento. Além das articulações políticas com os setores da iniciativa privada, Estados de outras macrorregiões e entre o Ministério do Turismo, Souto destacou que o salão é o momento do Pará e os Estados da região Norte "venderem a sua imagem e divulgar as suas belezas naturais, culinárias e atrativos culturais". (Texto: Julie Rocha – Paratur/Fotos: Israel Pegado (Paratur) e Agência de Notícias Gerais)
Pará na berlinda no V Salão de Turismo, no Anhembi
No segundo dia do V Salão do Turismo, o Parque do Anhembi vive momentos de intenso congraçamento étnico, cultural e turístico. A expectativa dos organizadores de que passem pelos pontos de entrada do parque cerca de 100 mil pessoas ainda é apenas uma previsão em processo de confirmação, já que observadores afirmam que “este ano o fluxo de pessoas parece que está menor”. Entretanto, é possível que a previsão se concretize nos próximos dias. Por outro lado, a participação dos representantes paraenses no mega evento se mantém em ascendência em termos de aceitação e pontos positivos. O estande do Pará é um dos que concentra maior número de visitantes, que buscam não apenas as informações institucionais e os brindes oferecidos, mas demonstram uma inquestionável admiração e indisfarçável interesse diante das peculiaridades paraenses, considerada, na opinião de muitos que ali comparecem como “o portão de entrada da Amazônia”. No Núcleo de Conhecimentos, na atividade vesperal realizada no auditório um, a apresentação de um projeto desenvolvido na Vila do Pesqueiro, na ilha do Marajó, em parceria com a Associação das Mulheres da vila do mesmo nome, mereceu destaque. O Projeto “VEM – Viaje Encontrando o Marajó” é levado a efeito de maneira sustentável e consciente, gerando renda à comunidade e novas experiências para o visitante. Com apoio do Ministério do Turismo e da agência “Turismo Consciente”, o projeto “VEM” desenvolve uma série de atrações para o turista se divertir, relaxar e conhecer de perto a cultura marajoara. (Agência de Notícias Gerais)
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Delegação paraense faz sucesso no V Salão de Turismo em SP
Os integrantes dos grupos "Vozes Cablocas", de Santarém, e "Grupo de Carimbó Sabiá", de Curuçá, fizeram uma apresentação considerada "magnífica" no palco central do V Salão de Turismo, que iniciou dia 26, no Parque Anhembi, e que se estenderá até o dia 30 deste mês. As performances dos grupos arrancaram aplausos dos espectadores, que não conseguiram se conter e ensaiaram passos do carimbó. Um ônibus colocado à disposição pela Companhia Paraense de Turismo transportou artesãos, representantes de associações ligadas à agricultura familiar, artistas e, também, técnicos da Belemtur. (Agência de Notícias Gerais)
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Lecytur promove fantur no Hotel Fazenda Santa Rosa na Vigia
Mais uma vitoriosa iniciativa da Lecytur Viagens & Turismo, que tem à frente o empresário Carlos Wanzer, o Carlinhos, levou dezenas de pessoas interessadas em maior aproximação com a natureza a viver momentos de descontração e lazer em um fantur até o Hotel Fazenda Santa Rosa, localizado a 70 kms de Belém, no município da Vigia, um dos mais antigos do Pará. O grupo visitou pontos turísticos vigienses, entre os quais a igreja de Pedra, a Igreja dos Romeiros, algumas ruas da área urbana do município, antes de se deslocar até São Caetano de Odivelas, onde um almoço que teve o caranguejo, a pescada e pratiqueiras como ponto alto, foi sequenciado por um passeio num dos barcos do "Careca", empresário que mantém um aprazível recanto que leva seu apelido como referência. No Hotel Fazenda Santa Rosa, de propriedade do empresário Ramalho e que conta com o experiente Pedro Nogueira como gerente, os visitantes desfrutaram de uma bem montada infra-estrutura, que além de confortáveis aposentos, dispõe de piscina, trilha ecológica, cyber café, charretes para passeios pela fazenda, marina para Jet-ski, salão de jogos, além de uma variada culinária com base em pescados e mariscos. Entres os integrantes da excursão promovida pela Lecytur estiveram a assistente social Mônica Félix (da GEAP) em companhia de seu esposo Dennis e filhos; o historiador Nascimento, as bancárias Marcilene, Socorro e Hilda, que se fez acompanhar por sua irmã, a publicitária Edineida e o empresário Fernando Alberto Pires e sua esposa. (Agência de Notícias Gerais)
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Comunidade católica da Passagem Dioníso Bentes participa da "Procissão das Velas"
Mais uma vez, moradores da Passagem Dionísio Bentes, no bairro Curió-Utinga, se reúnem para participar da tradicional procissão das velas. "Fruto do terço em família", explica o morador Almir, filho de dona Natalina, "a procissão das velas teve início no Círio de 1998, quando a senhora Maria Antonia ganhou das mãos de uma romeira uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Àquela altura, ela já era responsável pelas peregrinações em família. Resolveu, em outubro de 1999, convidar um grupo de senhoras da comunidade e organizou a "Oração do Terço". Inicialmente, todas as quintas-feiras. Até hoje, ela leva consigo a pequena imagem ganha na procissão do Círio. Atribui-se a essa imagem muitas graças e bençãos. Este grupo cresceu e, hoje, reúne 23 famílias que, às segundas-feiras, rezam o terço. Elas se autodenominam a "Família do Terço". Quando reunidas, levam uma palavra de conforto, histórias de vida, consolo e ânimo a quem necessita. Este grupo, forte e coeso, resolveu prestar mais uma homenagem à Nossa Senhora, desta feita à Nossa Senhora de Fátima. O grupo se mobilizou e, no dia 13 de maio de 2005, realizou a primeira procissão das velas. Inicialmente, foi bem discreta, pois não havia divulgação. No entanto, com o passar dos anos, a procissão ganhou impulso e, hoje, há uma grande comemoração com cerca de 400 pessoas percorrtendo as ruas do bairro, acompanhando a procissão das velas. Para que tudo saia a contento, há uma coordenação que, durante o ano inteiro, organiza bingos e sorteios para arrecadar dinheiro. A equipe conta, também, com as doações dos fiéis da comunidade "Sagrada Família". A festa é muito bonita e o trabalho envolvente, pois cada um se doa verdadeiramente para homenagear aquela que é a rainha e mãe de todos: Nossa Senhora de Fátima", esclarece Almir, que também é devoto da santa. (Agência de Notícias Gerais)
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Agentes de viagens apresentam dificuldades ao Ministério do Turismo
Em reunião realizada no Belém Hilton Hotel, agentes de viagens do Pará, tendo à frente a Abav/Pará, enumeraram a técnicos de empresa Pega, terceirizada pelo Ministério do Turismo para fazer um levantamento de dados sobre a realidade de várias cidades brasileiras para serem usados em ações futuras do MinTur. A pesquisa sobre mercado, foco no receptivo brasileiro compreende mais uma etapa de desenvolvimento do programa de "Indução de Negócios no Mercado Receptivo Brasileiro, que objetiva atender ao convênio entre a ABAV e o MInistério do Turismo, conhecido pelo objeto de " Estatuto do potencial de mercado para reposicionamento estratégico das agências de Turismo como gerenciadoras e alavancadoras de negócios na indústria do Turismo". Após exposição feita por José Cândido, os presentes foram orientados por Elaine Gerpex, da Pega, para o preenchimento de um questionários, cujos dados serão levados ao Mintur. Em seguida, quando da abertura para exposições orais, os agentes de viagens presentes desfiaram um rosário de queixas e criticaram as dificuldades enfrentadas no setor turístico. Um "coffe brake" encerrou as ações. Entre outros, estiveram presentes representantes da Word Turismo, Colombro Turismo, Travel In Turismo, Boeing Turismo, Valevere Turismo, Vitória Régia, BR Turismo, Aeropass Turismo, Aviz Tur, Mururé Turismo, Rumo Norte, Adetur e Luka Turismo. (Agência de Notícias Gerais)
Coordenadora do Sintsep participa da "Hora do Aposentado" na Rádio Clube AM
Em substituição ao também coordenador do segmento de pensionistas e aposentados do Sindicato dos Servidores Federais do Estado do Pará (Sintsep Pará), Aguinaldo Barbosa, a coordenadora do mesmo segmento na entidade sindical, Tereza Helena Barbosa Barros, teve uma boa atuação durante o programa "A Hora do aposentado", levado ao ar pela Rádio Clube AM, 690, apresentado pelo comandante Amorim e equipe. Na ocasião, vários assuntos de interesse dos associados do Sintsep Pará e até mesmo de outras entidades sindicais foram abordados. O Sintsep Pará tem se destacado na difusão de matérias imprtantes por meio da radiofonia. (Agência de Notícias Gerais)
Clube de Melhor Idade Tapajós homenageia mães
Uma missa em Ação de Graças, na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, sequenciada por um almoço de congraçamento entre seus associados no restaurante "Estação Gourmet", marcaram a programação levada a efeito pelo Clube de Melhor Idade Tapajós em homenagem ao Dia das Mães. A presidente do "Tapajós", Maria de Fátima Gomes Silva, esteve à frente da atividade festiva. O associado João Carmino Ferreira escreveu um poema com título "Mãe", que foi declamado durante o evento. (Agência de Notícias Gerais)
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Sinfa/Pará premia ouvintes do programa A Hora do Aposentado
Mais uma vez, o Sindicato dos Servidores Civis nas Forças Armadas no Estado do Pará (Sinfa/Pará) premiou ouvintes da Rádio Clube do Pará AM 690, especialmente do programa "A Hora do Aposentado", levado ao ar aos sábados, a partir das nove hras, sob o comando do comandante Amorim. Na oportunidade, duas ouvintes, uma associada do Sinfa/Pará e outra não, recebram, no Dia das Mães, cestas básicas ofertadas pela entidade sindical. O diretor administrativo-financeiro do Sinfa/Pará, Flaviano Bittercourt entregou os prêmios aos contemplados no sorteio. (Agência de Notícias Gerais)
GEAP promove passeio em homanegam ao Dia das Mães
Em parceria com a Lecytur, a Fundação de Seguridade Social (Geap/Pará) promoveu um animado City Tour no Dia das Mães, em homanegem a dezenas de associadas que, acompanhadas por filhos e demais familiares, visitaram pontos turísticos da capital paraense. O passeio foi concluído com um almoço na Estação Gourmet, onde cerca de 60 pessoas se confraternizaram. A assistente social, que coordena o segmento de idosos da Geap, Mônica Félix, acompanhada por seu marido Dennis e seus filhos José Francisco e Maria Clara, foi alvo de dupla homenagem em vista do transcurso de seu aniversário natalício na badalada data festiva. (Agência de Notícias Gerais)
Lançamento da V FITA movimenta trade turístico no Hangar
O lançamento da V Feira Internacional de Turismo (V FITA), levado a efeito pelo Governo do Estado, por meio da Paratur, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, transcorreu dentro do esperado, inclusive quanto a surpresa para muitos dos presentes da postura da presidente da Abav/Pará, Rose Larrat. O evento, de alto nível, contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos e secretários municipais de Turismo, empresários do trade turístico local, até mesmo alguns dos que se manifestaram contrários à realização da feira. Em seus pronunciamentos, o secretário de Estado Edílson Rodrigues de Sousa, que representou a governadora Ana Júlio Carepa; o presidente da Paratur, Luiz Souto; o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, assim como o secretário executivo da Famep, Josenir Nascimento, usaram a frase "união de esforços" como elemento alavancador de mecanismos para um bom resultado do evento, previsto pelos organizadores como "o maior e melhor" entre os já realizados. Ao ser convidada para se pronunciar, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/Pará), Rose Larrat, deixou a platéia em silêncio ao deixar claro que não apóia a realização da feira, acrescentando que há pendências por parte do Governo do estado para com empresas do setor, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelo segmento turístico em vista da atual postura do Governo do Estado quanto à chamada indústria sem chaminé. "Não temos dúvida que este processo de debate e integração proporcionado pelo evento corrobora com as demais estratégias do Governo do Estado e Paratur para o fortalecimento e a estruturação da cadeia produtiva do turismo como uma das alternativas de desenvolvimento sócio-econômico aos amazônidas", declarou o presidente da Paratur, Luiz Souto. De acordo com o secretário estadual de Governo, Edílson Rodrigues de Sousa, o Estado passa por um processo de modernização da gestão, da implementação de um novo modelo de administração pública, que envolve o turismo como um dos vetores de desenvolvimento. Apesar da manter, por coerência, sua postura de opositora à realização da V FITA, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-Pa), Rose Larrat, reconheceu a importância do evento. "O que é bom para o turismo, é bom para o Estado, é bom para o empresário e traz consigo o progresso", afirmou. Antes do encerramento da solenidade de lançamento, prefeitos e secretários municipais de Turismo receberam diploma de certificação de seus municípios conforme a classificação feita pelo Ministério do Turismo. (Agência de Notícias Gerais)
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Paratur promove seminários e vistorias turísticas em Salinas
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promoveu seminários de sensibilização sobre o Cadastur e o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) para representantes de órgãos públicos, secretarias municipais, ONGs, Associação Comercial e membros do trade, em Salinópolis, no pólo turístico Amazônia Atlântica. Além disso, técnicos da Companhia realizaram vistorias junto aos prestadores de serviço turísticos de Salinópolis e Pirabas. A ação, realizada em parceria com o Ministério do Turismo, por meio do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur, engloba a realização de duas palestras. A primeira delas ministrada aos presentes, “Cadastur”, buscou promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. A palestra “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Turismo”, teve como objetivo sensibilizar e mobilizar gestores públicos e privados, trabalhadores da cadeia produtiva do turismo e comunidade sobre a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo. O Cadastur é o Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo, realizado pelo MTur. O cadastro possui validade de dois anos, sendo gratuito e obrigatório para os seguintes prestadores de serviços turísticos: agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, meios de hospedagem, guias de Turismo, parques temáticos e acampamentos turísticos. O programa Turismo Sustentável & Infância (TSI) foi lançado em novembro de 2004, durante o I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, no qual o MTur afirmou compromisso para a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. No Pará, a Paratur é parceira do Programa TSI. (Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratur/Agência de Notícias Gerais)
Lançamento da V FITA aguardado com expectativa
Organizadores da V Feira Internacional de Turismo da Amazônia (V Fita) acreditam que a edição 2010 será maior, melhor e com muitas novidades. Com o tema “Turismo é Negócio na Amazônia”, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia - FITA é uma grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos Estados e países que compõem a Pan-Amazônia. A apresentação de sua quinta edição, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, prevê expressivo número de participantes.
A FITA é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Paratur que, a partir dessa edição, conta com a realização do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com apoio do Ministério do Turismo. O evento ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, incluindo na programação ciclo de palestras técnico-científicas, workshops, mesas-redondas, Bolsa de Negócios, além de reunir centenas de expositores de diversos segmentos turísticos. om o propósito de fazer uma amostragem de toda a cadeia produtiva do Turismo, ao agregar questões culturais e oportunidades de negócios na região, a FITA, este ano, terá como uma das novidades o Festival Gastronômico das Regiões Turísticas do Estado, onde, a cada noite, pratos característicos da cultura local serão destaque. Durante a cerimônia de lançamento da Feira haverá a apresentação da planta baixa do evento, com abertura para comercialização dos espaços e estandes da FITA. No evento, o público também conhecerá a logomarca desta quinta edição e o material de divulgação a se utilizado na promoção da Feira. Na ocasião, a Paratur certificará os municípios avaliados e classificados pelo Ministério do Turismo conforme estipulado pela Política de Regionalização do Turismo, que qualificou as cidades de todo o Brasil. Serão reconhecidos 33 municípios paraenses, divididos nas categorias: Turístico, Potencial Turístico e Apoio ao Turismo. Informações mais detalhadas sobre este evento na assessoria de imprensa da Paratur (3223-8193/8134-5050), departamento de Comunicação do Hangar - 3344-0121 e 3344-0127 - Esperança Bessa - 8417-3010 e 9985-4264 - Leandro Moreira - 8406-5329 e 9200-6948 - Lorenna Montenegro - 8120-8515 - Thiago Freitas - 8105-9793 e Leonardo Sarmanho - 9613-2151. (Agência de Notícias Gerais)
A FITA é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Paratur que, a partir dessa edição, conta com a realização do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com apoio do Ministério do Turismo. O evento ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, incluindo na programação ciclo de palestras técnico-científicas, workshops, mesas-redondas, Bolsa de Negócios, além de reunir centenas de expositores de diversos segmentos turísticos. om o propósito de fazer uma amostragem de toda a cadeia produtiva do Turismo, ao agregar questões culturais e oportunidades de negócios na região, a FITA, este ano, terá como uma das novidades o Festival Gastronômico das Regiões Turísticas do Estado, onde, a cada noite, pratos característicos da cultura local serão destaque. Durante a cerimônia de lançamento da Feira haverá a apresentação da planta baixa do evento, com abertura para comercialização dos espaços e estandes da FITA. No evento, o público também conhecerá a logomarca desta quinta edição e o material de divulgação a se utilizado na promoção da Feira. Na ocasião, a Paratur certificará os municípios avaliados e classificados pelo Ministério do Turismo conforme estipulado pela Política de Regionalização do Turismo, que qualificou as cidades de todo o Brasil. Serão reconhecidos 33 municípios paraenses, divididos nas categorias: Turístico, Potencial Turístico e Apoio ao Turismo. Informações mais detalhadas sobre este evento na assessoria de imprensa da Paratur (3223-8193/8134-5050), departamento de Comunicação do Hangar - 3344-0121 e 3344-0127 - Esperança Bessa - 8417-3010 e 9985-4264 - Leandro Moreira - 8406-5329 e 9200-6948 - Lorenna Montenegro - 8120-8515 - Thiago Freitas - 8105-9793 e Leonardo Sarmanho - 9613-2151. (Agência de Notícias Gerais)
Assinar:
Postagens (Atom)