quarta-feira, 31 de março de 2010

Câmaras setoriais buscam solucionar impasse sobre a V FITA

Uma reunião simultânea (ordinária) das Câmaras Setoriais de Segmentação e Comercialização do Fomentur, realizada na sede da Abav/Pará, que teve como pauta principal a participação ou não de entidades representantes do trade na versão deste ano da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), apesar de todos os esforços não deixou definida a questão, cuja finalização é prevista para o vindouro dia cinco de abril, na sede da Paratur. A diretora de Fomento e interlocutora da Paratur junto ao Ministério do Turismo, Conceição Silva da Silva, a guiza de contextualização, em primeiro lugar explanou a realidade do segmento turístico, inclusive traçando um quadro real da importância do evento internacional para o Estado. Em seguida, a diretora de Marketing da Parartur, Jaqueline Alves, falou sobre a mudança de paradigmas. Seqüênciada pelo professor Álvaro do Espírito Santo, representante da UFPa, analisou a valorização do Turismo pelo Governo do Estado. Se manifestaram, ainda, Francisco Rocha, da Abbtur, Fábio Romero, do Singtur e, finalmente, a presidente da ABAV/Pará, Rose Larrat, que deixou claro que a posição da entidade que preside e as oito que representa "está definida com base em tudo o que acontece nestes últimos anos com relação ao Turismo local. Não podemos compactuar, estar de acordo, com a situação política que se estabeleceu. (...) Daqui a algum tempo hotéis estarão quebrando, razão pela qual não podemos assinar como partícipes desse processo. (...) Não queremos que seja realizada uma FITA mal feita, mas não podemos dar munição para ser usada contra nós". Algumas ponderações foram feitas quanto a possibilidades para que não seja concretizado o rompimento, contudo a decisão está nos corações e mentes dos representantes do trade. A Paratur, representada pelas diretoras Conceição Silva da Silva, Jacqueline Alves, assim como Maria de Belém Gomez e Dalva Lobato Lobo, fez a sua parte. Cabe, agora, esperar que "prevaleça o bom senso" e uma decisão sensata seja adotada. (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 30 de março de 2010

Luiz Souto consegue apagar "princípio de incendio" no Fomentur




A 51ª reunião ordinária do Fomentur (Fórum de Desenvolvimento do Turismo), que iniciou em clima tenso e apreensivo, teve uma conclusão de aparente consenso. Ao contrário do previsto, representantes do trade não abandonaram o colegiado, embora críticas contundentes, em especial as tecidas pela presidente da Abav/Pará, Rose Larrat, deixassem claro que o novo presidente da Paratur, Luiz Antonio da Silva Souto, precisará vencer um grande desafio. Com habilidade, Luiz Souto conseguiu reverter a disposição inicial de representantes da iniciativa privada em romper com o Governo, inclusive conseguindo a realização de um encontro, na sede da Abav, para tratar da realização, com a presença ou não, de empresários locais do setor turístico no evento. A presença do secretário de Comunicação do Governo, jornalista Paulo Roberto Ferreira, que apresentou o esboço de um Plano de Gerenciamento da Imagem do Pará, (pleito do colegiado), assim como apelos de integrantes do Fomentur para união do trade serviram para que, de forma consensual, seja dado um voto de confiança ao governo do Estado no que diz respeito a uma atenção maior à chamada “indústria sem chaminé”, o Turismo, que além de contribuir na geração de emprego e renda, igualmente tem peso eleitoral.
(Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Festa de despedida para Keila na Secult



Considerada, por unanimidade, como uma das mais meigas, simpáticas, competentes e de alto nível funcionárias da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a recém-formada publicitária Keila Fukushima foi alvo de uma festa de despedida por parte de seus colegas de trabalho. Keila, que tem familiares em Santa Catarina, mudará, ainda este mês, de "malas e bagagens" para aquele Estado. Deixa, segundo depoimentos de seus companheiros de trabalho, muita saudade em vista do seu agradável comportamento. Leva, por outro lado, além da experiência que adquiriu na Acom da Secult, a certeza de que contará, sempre, com a consideração e amizade de Úrsula Pereira e Fábio Nóvoa (coordenadores), Leila Rocha, Lorena Claudino, Rita Lima, Iete Pena, Nilton Guedes e Patrick Carvalho, entre outros.
(Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Trade não prestigia posse do novo presidente da Paratur em protesto




A posse do novo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), pedagogo Luiz Antonio da Silva Souto, embora reunindo grande número de participantes, entre funcionários do órgão, políticos ligados ao Governo do Estado (como o vice-prefeito de Salinas, Gugu Palha, e o prefeito de Baião, Nilton Lopes de Farias) e ao Partido Social Cristão (PSC), entre os quais o presidente do partido no Pará, Nelito Lopes; Luiz Henrique e Fernando Marcolino Guimarães, candidato a uma vaga na Cârama dos Deputados, não contou com o apoio do trade. As entidades que representam a iniciativa privada, cujos representantes se mostram revoltados com a nomeção de quem definem por "um estranho no ninho", mais uma vez se recusaram a comparecer à sede do órgão estatal de Turismo, como forma de protesto. Para a reunião do Fórum de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur), programada para a vindoura segunda-feira (29/03), é esperada a presença maciça de representantes do trade, que prometem "lavar a roupa suja" e se desligar do colegiado. (Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Clube de Melhor Idade “Sempre Viva” promove palestra sobre Estatuto do Idoso

Mais uma iniciativa vitoriosa do Clube de Melhor Idade “Sempre Viva”, que tem à frente Marlene Soares, aconteceu durante a reunião mensal do clube, no Parque da Paratur. “Satisfatória em todos os sentidos” foi uma frase repetida por grande número dos associados que participou do evento sobre a presença do ex-secretário de Estado da Cultura, professor Edilson Moura, hoje assessor da Governadora, que falou sobre o Estatuto do Idoso. A diretoria do Clube de Melhor Idade “Sempre Viva” homenageou, ainda, os aniversariantes do mês e, como de praxe, realizou um bingo com muitos prêmios. Parceiros do clube, como Edna Rocha, da Rocha Brasil Tur, prestigiaram a manhã alegre, inclusive ofertando brindes para o bingo. A Valeverde Turismo foi outra parceira que, por intermédio de sua representante Marivan Pedraça, ofereceu um café da manhã e um “river tour” aos associados do Clube de Melhor Idade “Sempre Viva”. Depois de esclarecer as vantagens proporcionadas pelo trabalho desenvolvido na Secretaria da Cultura em favor da Melhor Idade, o professor Edilson Moura ouviu opiniões de associadas, esclarecendo vários assuntos e, inclusive, abrindo espaço para futura parceria do clube com a Secult, por meio da qual, ingressos de cortesias para espetáculos promovidos pela secretaria, que serão enviados à diretoria do Clube de Melhor Idade “Sempre Viva” para distribuição aos associados. Outra ação será a definição de um dia para que os sócios do clube recebam carteiras que permitem acessos a espetáculos e espaços culturais. Após sua palestra, o professor Edilson Moura foi homenageado pelo Clube de Melhor Idade “Uirapuru” que, por intermédio de sua presidente, entregou-lhe uma placa de reconhecimento ao apoio dispensado aos Clubes de Melhor Idade, em especial ao “Uirapuru”, durante a realização do seu Festival de Cultura, realizado com sucesso no Pólo Joalheiro “São José Liberto”. (Agência de Notícias Gerais)

Relação de empresários do turismo e governo estadual é um barril de pólvora

O clima é de tensão e descontentamento por parte dos empresários do setor turístico paraense diante da ação política que envolveu a indicação e nomeação do atual presidente da Paratur, Luis Antonio Souto, para assumir um cargo que, há algum tempo, tem sido objeto de críticas em vista da situação na qual se encontra o setor. Um encontro de representantes do trade, ocorrido na sede da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, seção Pará, confirmou a posição de surpresa e indignação de quase a totalidade dos empresários diante do que, segundo Orlando Rodrigues, presidente do Belém Convention, “está claro que este governo não tem compromisso com o turismo paraense”. Orlando Rodrigues, inclusive, disse que “é preciso romper com a iniciativa governamental e buscar mecanismos de desenvolver o turismo sem apoio do poder público. Precisamos ir às ruas e fazer a opinião pública saber desse quadro preocupante que afetará o setor e levará empresas ao encerramento de suas atividades”. Para Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav- seção Pará), “essa atitude de descaso do Estado com o setor se agravou, ainda mais, quando a advogada Ann Pontes abdicou da presidência da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), há cerca de seis meses. O cargo, até esta semana, vinha sendo ocupado interinamente técnica Conceição Silva da Silva, funcionária de carreira da Paratur e interlocutora da política de regionalização do turismo junto ao MTUR. Mas, uma decisão política deixou o trade ainda mais frustrado. A indicação de Luis Antonio Souto para assumir a Presidência da Paratur, como contra partida política do atual Governo ao PSC, causou em todos nós um misto de surpresa e indignação. Jamais imaginávamos que eles pudessem chegar a tanto. Há anos, a ABAV vem denunciando e cobrando do Governo uma definição sobre a prioridade ou não de uma política para o desenvolvimento do Turismo Paraense. A atual decisão, confirma que a Paratur é moeda de troca política. A escolha de uma pessoa sem nenhuma ligação com o setor, apenas para satisfazer um pequeno partido político, dá a dimensão do descaso do Governo, para com nosso seguimento”, lamenta Larrat. Na opinião da presidente da Abav/Pará e para dezenas de entidades que integram o Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) é hora de um posicionamento radical. “Precisamos estar unidos para darmos um basta a esse Governo, que tem tratado o Turismo de forma tão leviana. É hora, também, de mostramos que temos competência para desenvolver nossos negócios sem a participação do Estado”, afirma Rose. Por sua vez, Rui Martini, diretor e ex-presidente da Abav/Pará, disse que “iremos somente para protestar”. Como forma de protestar contra a decisão unilateral da governadora Ana Júlia Carepa de nomear um “leigo” para o turismo, as entidades que integram o Fomentur prometem participar, pela última vez, no próximo dia 29, de uma reunião da entidade. Procurada pela Abrajet/Pará, a ex-presidente interina da Paratur, Conceição Silva da Silva, preferiu não se manifestar sobre o assunto. Apenas reforçou que a Paratur, com apoio do Hangar Amazônia pretende realizar a Fita 2010-Feira Internacional de Turismo da Amazônia dentro do cronograma que será apresentado, no próximo dia 29, durante reunião do Fomentur. (Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Servidores do Basa em ritmo de eleições

Funcionários do Banco da Amazônia (Basa) estão às voltas com eleições neste início de ano. Depois da Unicrévea, atualmente em processo eleitoral, será a vez da Casf eleger seus dirigentes para novo mandato. Entre os dirigentes deste segmento da instituição financeira destacam-se Madison Paz de Souza, diretor administrativo e financeiro da Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa, e Francisco das Chagas do Valle Sidou, conselheiro eleito pelos Aposentados e Pensionistas. Entre outras entidades da estrutura assistencial do Basa estão a Aeba (ativos) Aaba (aposentados e pensionistas) e Capaf (previdência complementar). (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 9 de março de 2010

Almoço marca 15 anos de fundação do Sinfa/Pará




Em comemoração ao transcurso dos 15 anos de fundação da entidade, o Sindicato dos Servidores Civis nas Forças Armadas no Estado do Pará (Sinfa/Pará), por intermédio de sua diretoria, que tem à frente o presidente Eurico Almeida e o diretor administrativo-financeiro Flaviano Bitencourt, promoveu um almoço de confraternização em sua sede social. Reunindo dirigentes, funcionários, assessores, colaboradores e associados o evento marcou, de forma simples e significativa, a passagem da importante data na trajetória vitoriosa do Sinfa/Pará. Na oportunidade, entre os presentes estiveram servidores da Comara, da Fab; assim como de órgãos da Marinha de Guerra do Brasil, aposentados e da ativa, que prestigiaram o evento direcionado à diretoria. (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 2 de março de 2010

Novo titular da Secult apresentado com festa e emoção

A apresentação do professor e músico Cincinato Júnior, como novo secretário de Estado de Cultura, em substituição ao também professor Edilson Moura, que se desencompatibilizou para participar do pleito deste ano, foi marcada por emoção, agradecimentos e uma festa que reuniu vários segmentos populares. No Teatro Estação Gasômetro, onde se reuniram servidores da Secult, representantes de várias entidades (entre as quais algumas afro-religiosas) e convidados de outros municípios paraenses, a solenidade se estendeu das dez às 12h30. Nos depoimentos de antigos e novos servidores ficou claro o agradecimento da "família Secult" ao desempenho da equipe comanda por Edilson Moura, assim como a expectativa de que o planejamento feito há três anos tenha continuidade com o novo titular do órgão. Houve saudação de pais de santo, assim como apresentação de um quarteto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Um coquetel servido aos presentes encerrou o significativo evento. (Agência de Notícias Gerais)