sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Abrajet/Pará promove evento comemorativo à sua fundação

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção Pará (Abrajet/Pará), por meio de sua diretoria, prepara uma programação festiva para a peimeira quinzena de março vindouro alusiva à comemoração dos quatro anos de fundação da entidade. Comemorada a 18 deste mês, a data de criação da Abrajet/Pará será destacada em março em vista das ações do período momesmo que levaram para fora da capital paraense grande número de representantes do setor turístico. É pensamento da presidente da Abrajet/Pará, jornalista Benigna Soares, trazer a Belém uma personalidade ligada ao setor para proferir uma palestra sobre assunto de interesse do trade. Contatada para uma parceria neste sentido, a presidente da Abav/Pará, Rose Larrat, ultima demarches para que o presidente nacional da entidade, , seja o palestrante. Por outro lado, houve manifestação de representante das IEs ofertando local para a realização do evento, que constará, também, de um coquetel. (Agência de Notícias Gerais)

Clube de Melhor Idade “Sempre Viva” investe em Marketing


Com o objetivo de aumentar o leque de ofertas aos seus associados, que devem ter seu número duplicado a partir de ações inovadoras, a diretoria do Clube de Melhor Idade "Sempre Viva", filiado à Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade, seção Pará, (ABCMI/Pará) parte para a confirmação de parcerias que possibilitem melhor qualidade de vida, maior entretenimento e lazer. A diretoria do "Sempre Viva", que tem à frente a presidente Marlene Souza, convidou o professor Edilson Moura, secretário de Estado da Cultura, para proferir uma palestra sobre o Estatuto do Idoso e os benefícios oferecidos pela Secult, como carteira de idoso, acesso por intermédio da mesma, a espaços públicos e eventos. Entre outras ações previstas para este primeiro semestre de 2010 estão, ainda, palestra do gerente do Banco da Amazônia, João Júlio, que abordará os serviços oferecidos pela instituição bancária, principalmente os relacionados com turismo individual para a Melhor Idade, e a circulação de um jornal informativo, mensal. (Agência de Notícias Gerais)

Lecytur promove fantur à Fazenda Hotel Vitória




Uma parceria entre a Lecytur Viagens & Turismo, que tem à frente o empresário Carlos Wanzeller, o Carlinhos, como é conhecido entre os clubes de Melhor Idade, e a SEEL (Secretaria de Estado de Esportes e Lazer), via o programa "Viva Ativa na Terceira Idade", resulta, neste final de semana, em um Fantur até a Fazenda Hotel Vitória, localizada em Tracuateua. Na ocasião, saindo da capital paraense na tarde deste sábado, um grupo de presidentes de associações de Aposentados e Pensionistas, assim como agentes de viagem e jornalistas, conhecerá o produto "Festival de Inverno", programado para março vindouro. A professora Flávia Oliveira, da SEEL, teve participação importante na concretização de mais esta vitoriosa iniciativa da Lecytur Viagens & Turismo. (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Abertura de exposição sobre óperas marcada por homenagem a Edilson Moura

A abertura da exposição sobre o Festival Internacional de Ópera da Amazônia, realizada no Museu Histórico do Estado do Pará, se constituiu, também, em significativa homenagem prestada por amigos, familiares e companheiros ao professor Edilson Moura, secretário de Estado da Cultura. Em primeiro lugar, huve apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, regida pelo maestro Reinaldo Oliveira. O evento serviu, também, para o Governo do Estado tornar pública a doação recebida pela Secult/MHEP de gravuras do acervo de José Minglin, Mário Grube, Ceres Curi, Renina Korts, Roberto Bulemarx, Táiga Ostrof e Maria Bonone. Na ocasião, se pronunciaram a diretora do Theatro da Paz, o diretor do Museu Histórico do Pará, Paulo Canto, assim como, representando a Governadora do Estado, o professor Edilson Moura. Em seguida, depois da entrada de um bolo e em meio a inúmeros pronunciamentos de servidores da Secult, assim como de outros espaços da referida secretaria, bem como parlamentares e representantes populares houve a comemoração antecipada do aniversário natalício do titular da Secult, professor Edilson Moura. Músicos da "Amazônia Jazz Band" igualmente participaram da homenagem. Em seguida, os presentes puderam apreciar as algumas das peças doadas ao MHEP, assim como indumentárias confeccionadas por paraenses e usadas nas óperas apresentadas durante as edições dos festival que já se realizam, com uma nova estrutura, há três. (Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fomentur define posição quanto à questão da "Fazenda Pirelli"





A segunda reunião ordinária deste ano do Fórum Estadual de Turismo, Fomentur, realizada na sede da Paratur, serviu para definir a posição do referido colegiado quanto à utilização da área da Pirelli para construção, pelo governo do Estado, via Cohab, de unidades habitacionais inclusas no programa "Habitar Melhor". Após esclarecimentos resumidos dos técnicos da Sema, Crisomar Lobato, e da Cohab, Antonio Arthur Farias de Souza, com esclarecimentos complementares do também técnico da Sema, Jorge Maurício Machado, pelos pronunciamentos feitos, como enfatizou o representante da UFPa, professor Álvaro do Espírito Santo, ficou claro que "embora estejamos maduros para sabermos que a situação é irreversível, pois tem como fundamento uma decisão política, e que o núcleo habitacional será mesmo construído", a preocupação com o possível ônus negativo dessa medida em momento futuro permanece. Para a maioria dos membros dos Grupos de Trabalhos formados pelo Fomentur e Governo do Estado para discutir e equacionar a questão "pelo menos temos consciência de que cumprimos nosso papel e, embora não esperemos que isso aconteça, não podemos deixar de lado a possibilidade de vermos se repetirem as consequências negativas das ocupações habitacionais, mesmo as realizadas de forma ordenada e responsável". Para o professor Álvaro do Espírito Santo, representante da UFPa no Fomentur, o risco é grande. Usando uma metáfora pedagógica para definir a situação enfatizou que "a situação é idêntica à construção de um galinheiro rodeado por raposas". O Fomentur acatou sugestão do professor Álvaro do Espírito Santo e deliberou que será retomado o questionamento feito ao Governo do Estado, ainda na gestão da ex-presidente Ann Pontes, quanto à necessidade de definir um plano de Ecoturismo para a área. (Agência de Notícias Gerais)