segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Garis vivem Natal Solidário na Dionísio Bentes





















Pelo sétimo ano consecutivo, moradores da Dionísio Bentes - próximo à Estrada da Ceasa - e das passagens Santo Antonio e Virgílio se integraram ao mutirão que substitui a tarefa dos garis que prestam serviço, durante o ano todo, no período natalino. O Natal dos Garis alcançou, mais uma vez, pleno êxito constando, como de praxe, de homenagens, café da manhã e distribuição de cestas de Natal, preparadas com doações de moradores daquele trecho do Curió-Utinga. A concentração aconteceu na Praça do Quinze, onde há uma maloquinha, em frente à casa do seu Agenor, dona Natalina e seus filhos, com alguns dos organizadores do significativo e emocionante evento, que inclusive participaram da coleta do resíduo sólido na frente das residências localizadas nas referidas alamedas. Desde as cinco horas da madrugada, quando fogos anunciam o início do mutirão, um grupo de moradores recolheu o lixo das casas e o amontoou no local onde, três vezes por semana, ocorre o recolhimento. Os garis, ao chegarem, recebidos com salva de palmas pelos moradores que, direta ou indiretamente, contribuíram para esse dia de homenagens, demonstraram emoção. Este ano, em vista de alteração no roteiro dos veículos, os garis chegaram passando das oito horas. Para o dia 31, segundo moradores, há previsão da já tradicional queima de fogos da Passagem Dionísio Bentes para saudar o Ano Novo.



(Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal de Benevides se transforma em atração turística


Fruto de uma proposta de desenvolvimento socioambiental, a iniciativa do prefeito Edimauro Farias, de Benevides, e sua equipe transformou o centro urbano da cidade em uma atração turística com a temática natalina. Turistas de várias partes do Brasil e do Pará têm se deslocado a Benevides, município localizado às proximidades da BR 316, a 25 quilômetros de Belém, para ver o “Natal de Benevides”, projeto arrojado cuja matéria prima principal foram 200 mil garrafas pet e objetos característicos da região amazônica, "a maioria tirados do lixo para virar luxo". Mais de uma dezena de integrantes da comitiva de jornalistas levados pela diretoria da Abrajet Pará a um press trip que teve como destino final a área central urbana do município de Benevides ficaram encantados com o que viram no projeto da prefeitura local “Cidade do Natal da Amazônia”. Fruto de uma iniciativa que, logo no início, foi recebida com reservas pela população local, o prefeito Edimauro Farias conseguiu motivar famílias benevidenses a se integrarem ao projeto de realizar um Natal semelhante ao já tradicional em Gramado. Para isso, a arquiteta Karina Caetano, natural de Belém do Pará, foi até Gramado para contatar com a empresa que produz o renomado Natal naquela cidade e, em seu retorno, elaborou o projeto que este ano se transformou em realidade. Em um primeiro estágio, um grupo de 60 desempregados começou a executar as tarefas, que logo foram estendidas por diversas famílias locais. Hoje, só em termos de atores envolvidos nas apresentações natalinas o número de envolvidos chega a 1.500 pessoas. As escolas municipais se integraram ao processo de limpeza e embelezamento da cidade e grande número de alunos encarna personagens com nítida alegria e indisfarçável orgulho. Profissionais como Jane Couvre, responsável pelo Marketing do projeto, e Flávia Lima, que responde pela coordenação na área do Turismo, integram a equipe do prefeito de Benevides que já tem como metas produzir o carnaval e período junino de 2010 com ornamentação de garrafas pet. Quem visita Benevides reconhece que ela foi transformada em a “Cidade do Natal da Amazônia”.
A presidente da ABAV, seção Pará, Rose Larrat, que integrou o grupo, se disse impressionada com o que viu e demonstrou interesse em firmar parcerias para levar turistas ao município. Rose, empresária da Boeing Turismo e presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Pa), destacou a iniciativa como muito bonita, enfatizando que, com certeza, fará a diferença para o turismo paraense. Ela, além de elogiar o projeto, também deu garantias de que a Abav promoverá o destino e apresenta-lo-á aos agentes de viagens. Para o prefeito do município, Edmauro Farias, o “Natal de Benevides”, inspirado no Natal de Gramado (RS) é mais do que uma proposta de geração de emprego e renda, de educação ambiental e de incremento ao turismo. É uma nova forma de desejar e receber um feliz natal, de harmonizar as famílias. “Vamos ter a oportunidade de mostrar como é que o amazônida cuida da Amazônia, como é que ele faz criando alternativas para se sustentar, para viver bem, preservar o meio ambiente, ter seu próprio sustento com dignidade e melhor qualidade de vida”, garante Edmauro, que recebeu em sua cidade uma comitiva de jornalistas de turismo e seus familiares levados pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET Pará) e Lecytur Turismo, com apoio da Agência de Notícias Gerais.
Com um amplo e bem estruturado espaço aberto aos visitantes, que conta com presépio em tamanho natural, casa do Papai Noel decorada com móveis de época, inclusive um baú com mais de 300 anos; vila dos artesãos, desfiles, paradas natalinas e autos de Natal, o centro da cidade foi todo decorado com elementos regionais, iluminação especial e garrafas pet recicladas transformadas em árvores gigantes, arcos, lustres, flores, bolas e guirlandas. A programação natalina iniciou em 28 de novembro e se estenderá até o Dia de Reis (seis de janeiro), sempre das 18 às 24 horas. (Foto: Elinaldo Pamplona - Abrajet/Pará/Agência de Notícias Gerais)