sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Comtur discute melhorias para o Turismo em Belém

A reunião mensal dos membros do Conselho Municipal do Turismo (Contur), presidido pelo empresário Rui Martini, foi marcada por um clima de debates. Após os informes de rotina, como a produtiva participação da Associação Brasileira de Agência de Viagens do Pará, presidida por Rui, no encontro nacional das Abav´s, em Foz do Iguaçu, os conselheiros relembraram perdas acumuladas pelo Turismo paraense, a começar pela perda da sub-sede da Copa. Foi o suficiente para que o empresário Carlos Freire, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) expressasse toda a sua mágoa e descrença em novas ações que possam trazer lucro para Belém com a realização do evento no vizinho estado do Amazonas. “Participei ativamente mas o resultado está aí. Sei que nos bastidores nos contam que não foi uma escolha técnica mas faltou empenho político”, disparou Carlos, para quem prefeito e governadora não fizeram o dever de casa, não agiram politicamente e estrategicamente como deveriam.
Durante a reunião, Wady Khayat, secretário executivo do Comtur e coordenador da Belemtur, órgão municipal de turismo, destacou o empenho do Conselho para reativar o Pólo Belém, instância de governança que reúne diversos municípios da Região Metropolitana de Belém. O pólo é um importante espaço de debate e construção de políticas de Turismo. “Esses municípios estão sendo chamados e passam a ter, na próxima quinzena, reuniões fixas como a do Comtur, para termos agilidade no processo”, informou Khayat. Ele também lembrou que uma carta Consulta ao Ministério do Turismo (MTUR) aponta a liberação de US$ 50 milhões (cinqüenta milhões de dólares) para investimentos em Turismo na capital. A verba será dividida em obras de revitalização do Ver-o-Peso, Mercado de São Braz, construção de banheiros públicos nas praias, reforma de praças e outras ações para valorizar os produtos turísticos nesses locais. Ônibus para famtur gratuito para a população também serão viabilizados, assim como obras no porto de embarque turístico de Icoarací.
Orlando Rodrigues, do Convention Bureau, e Antônio Boulhosa, do Sindicato de Bares, Restaurantes e Similares, discordam de investimentos que não sejam direcionados ao complexo do Ver-o-Peso. Segundo eles, local que mais precisa de reformas por ser a principal referência turística do Pará. “Acho que tem mais Turismo social do que Turismo de fato”, alertou Orlando ao Conselho.
Sobre esse comentário, Wady lembrou que, em São Paulo, o Mercado Municipal, só na área de gastronomia, vende em torno de uma a três mil refeições por dia. Fator que pode se repetir no Mercado de São Braz, quando o espaço estiver devidamente reformado para ser um centro turístico, com venda de artesanato, comidas típicas, apresentações culturais e outras.
Joacy Rocha, assessor da Belemtur, também informou que está em andamento a formalização do roteiro integrado entre o Pará e o Amazonas, que oferecerá produtos e serviços em um roteiro que envolve Belém, Santarém e Manaus.
Na oportunidade, a presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-Pará), que visualiza São Braz como um centro de distribuição de turistas que usam vias rodoviárias e seguem para os portos fluviais em busca de Santarém, Barcarena e Manaus, elogiou a idéia de reformar o mercado de São Braz. Benigna aproveitou para informar que a Abrajet Pará, e a Abrajet Nacional, em parceria com faculdades de Belém, empresas de turismo e outras entidades da área realizam, de 21 a 27, a II Semana de Turismo de Belém e, no dia 25, o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, com participação do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. O evento terá participação de uma técnica do Ministério do Turismo com palestra sobre elaboração de projetos e captação de recursos na área do turismo. O evento foi referendado pelos membros do Contur e já conta com apoio confirmado da Belemtur, ABIH, Convention, ABBTUR, Sindicaturismo, Singtur, entre outros.
A reunião foi encerrada com a entrega do resultado da pesquisa do MTUR sobre os 65 destinos indutores do turismo, realizada no primeiro semestre deste ano que aponta necessidades de investimentos em Belém na área de monitoramento, e pesquisa, políticas públicas e capacidade empresarial. Mas a cidade, por outro lado, aparece como uma das melhores médias na área de aspectos culturais e ambientais, serviços e equipamentos turísticos e infraestrutura geral. No encerramento da reunião, Rui Martini alertou que o Pará, mais uma vez, participa da Feira das Américas – ABAV 2009, que acontece em outubro, em São Paulo. Foi deliberado que, no próximo mês, uma comitiva do Comtur procurará a Câmara Municipal para solicitar empenho da Casa das Leis na aprovação de projetos que criam a Secretaria Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo. (Benigna Soares - Presidente da Abrajet Pará/Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abrajet cria Rede Virtual de Jornalistas na Região Norte


A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seção Pará, se integra às ações desenvolvidas pelo diretor regional da entidade, para a Região Norte, jornalista Luiz Pires, do Tocantins. Recentemente em visita à capital paraense, o integrante da diretoria nacional teve a oportunidade de participar de reuniões com abrajetianos locais, assim como com representantes de vários segmentos do trade turístico. Em jantar realizado no restaurante Dom Guiseppe, dirigentes da Abrajet Pará e o diretor regional, Luiz Pires, fizeram contato com os empresários Fábio Sicília, da Abrasel, e Carlos Freire, da ABIH. Durante reunião de trabalho realizada no restaurante “Na Telha”, na orla de Icoaraci, foram discutidos e analisados pontos para a realização, em setembro vindouro, da II Semana do Turismo, que terá palestras, exposição, ações com instituições de ensino superior na área turística e que culminará com uma programação social, com visitas a pontos turísticos paraenses. Durante sua estadia em Belém, Luiz Pires anunciou a iniciativa de sua gestão em criar a Rede Virtual de Jornalistas de Turismo, que usando os benefícios da Internet proporcionará uma maior interatividade entre os integrantes das Abrajets localizadas nos Estados do Pará, Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O dirigente regional da Abrajet foi entrevistado por Cezar Coimbra, da equipe do programa “Portão de Embarque”, que foi ao ar no domingo, pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação, (RBA) às 11 horas. A entrevista pode ser assistida pela Internet, bastando entrar no site http://www.portaodeembarque.com.br/. (Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Marapanim celebra círio de Nossa Senhora das Vitórias




No período de sete a 17 deste mês, acontece a Festividade de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Marapanim, município paraense de muitas tradições, inclusive berço do Carimbó. Segundo o gestor do Pólo Turístico Amazônia Atlântica, Ranilson Trindade, a programação será a seguinte: no dia sete, a partir das 19 horas, traslado da imagem da igreja Matriz, de Marapanim, até a Vila de Marudanópolis, na praia de Marudá; dia oito, a partir das sete horas, acontece a romaria rodo-fluvial no percurso Marudá - Vila Guarajubal (Rodo) - Rio Marapanim - Cidade de Marapanim (Fluvial), até a Praça Matriz, com percurso de 40 quilômetros. Ainda no dia oito, também a partir das 19 horas, será celebrada a missa, seguida da trasladação da imagem da Virgem das Vitórias, da Praça Matriz até a capela Ermida, localizada no Bairro Barraca, na cidade de Marapanim; no dia nove, a partir das oito horas haverá mais uma missa na Ermida e, então, acontece o tradicional Círio de Nossa Senhora das Vitórias, no percurso da capela Ermida até a Igreja Matriz; ainda no dia nove tem início o novenário, que se estenderá até o dia 16 , sempre a partir das 19 horas. Um show cultural, com muito carimbó e gastronomia (comidas típicas de Marapanim) fará a cabeça da galera. Para as 19 horas do dia 16, a partir das nove horas, acontecerá a celebração da missa solene de encerramento e, às 16 horas deste mesmo dia, acontecerá a procissão pelas ruas da cidade. Finalmente, a partir das 19 horas, terá lugar o show cultural de encerramento, na Barraca da Santa. Por outro lado, ainda no dia 16 de agosto, a partir das 15 horas, será a vez da realização da Regata a Remo, modalidade feminina, no Rio Marapanim; ficando prevista para 17 de agosto, a partir das 14 horas, a Regata a Vela, no Rio Marapanim, com canoas de pescadores participantes de vários municípios como Marapanim, Magalhães Barata, Maracanã, Salinópolis, Vigia, Curuçá, e Bragança, com valiosos prêmios aos vencedores. Esta regata é tradicional após a festividade (uma espécie de recírio dos marapanienses), feriado municipal e participação de todos os grupos de Carimbó do município; neste ano a festividade é coordenada pelo diretor espiritual, Padre Orlando Lopes da Costa, pároco de Marapanim e pelo presidente da Festividade, Benito Júnior. A intenção do Fórum do Pólo Amazônia Atlântica é transformar esta Regata, inédita no Pará, num grande evento turístico do Estado. (Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Jane Di Lello ultima seu providências para seu "debut" na Literatura

A versátil coordenadora administrativa e massoterapeuta Jane Di Lelo ultima preparativos para o lançamento, até o final deste ano, de sua primeira obra literária. Fruto de sua criatividade e com base em leitura contínua e meticulosa, seu primeiro livro trará, segundo a autora, uma temática que flutua entre a ficção e a realidade, porém que retrata passagens que serão identificadas por muitos leitores-personagens que enriquecem a interessante e engraçada história vivida em paragens amazônicas. Não resta dúvida que a publicação já conta com o apoio de empresários amigos de Jane Di Lelo, que pretende promover sua noite de autógrafos em meio a um evento festivo social. Sem adiantar muita coisa desse primeiro livro, Jane Di Lelo afirma apenas que "classes como a Melhor Idade e estudantes universitários, assim como os simpatizantes de livros que tratem de temas comportamentais serão alguns dos públicos-alvos desse despretencioso trabalho". É aguardar para conferir. Por outro lado, a professora de Francês, escritora, cantora e espírita Risoleta Bandeira, mãe do saudoso cantor e artista plástico Walter Bandeira, igualmente pretende, neste ano no qual completa 92 anos, lançar mais uma obra. Desta feita, a novidade será a junção da primeira edição da publicação "Histórias de Espíritos", lançada com sucesso na década de 90, com seu segundo livro, inédito, "As Areias Feiticeiras", que são contos a partir do que ouviu de seus pais, sua irmã Lola e sua ama. São interessantes e, alguns, engraçados. Há mais de 40 anos, a professora "Risa", como é carinhosamente chamada por seus parentes, amigos e fãs, desenvolve atividades em prol do Espiriritismo, uma ciência-religião.
(Agência de Notícias Gerais)