domingo, 31 de agosto de 2008

Os 15 anos de Adrielly Thalita

Não apenas o círculo familiar da jovem Adrielly Thalita aguarda com muita expectativa a recepção que acontecerá no vindouro dia 13 deste mês, a partir das 22 horas, oportunidade na qual serão prestadas justas homenagens a esta conceituada estudante. Seu expressivo número de amigos, entre os quais ex-colegas e atuais colegas de escola, se mostram ansiosos para este importante momento. Contudo, as felicitações e votos de muita saúde, sucesso e felicidades foram endereçadas à Adrielly Thalita no último dia 31 de agosto, dia de seu aniversário natalício. (Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sinfa mantém ritmo contínuo de trabalho



O presidente do Sindicato dos Servidores Civis e Empregados do Ministério da Defesa e Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica, Eurico Silva de Almeida, mantém o seu ritmo de trabalho à frente da entidade sindical. Apoiado por um grupo de companheiros de luta interessados em cumprir com a finalidade precípua do Sinfa, Eurico planeja uma ação na área sócio-esportiva. Trata-se de um passeio para associados e amigos. Sempre solícito, atende a associados, companheiros de diretoria, fornecedores e amigos do Sinfa com educação e cordialidade. (Agência de Notícias Gerais)

Fomentur apresenta projetos de interesse para o trade



Em uma das mais longas de sua existência, a 33ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur) alcançou resultados bastante positivos e deixou motivados os representantes do trade presentes ao auditório da Paratur. Na ocasião, o diretor de suporte computacional da Prodepa (Processamento de Dados do Estado do Pará), Cláudio Alex Jorge da Rocha, fez uma explanação sobre o programa Navega Pará e enquanto qur a técnica da Paratur, Flávia Lima, de forma objetiva, apresentou os Estudos de competitividade dos 65 indutores Belém Santarém. A presidente do Pólo Turístico Belém, Gisele Castro, foi centro das homenagens dos presentes pela passagem de mais um aniversário natalício, com direito a parabéns, um presente entregue pela presidente da Paratur, Ann Pontes, que preside o fórum (foto); bolo e refrigerante. Informes como a programação encabeçada pela Abrajet/Pará em decorrência do Dia do Turismo e do bacharel em Turismo (Turismólogo), a ser comemorado dia 27 de setembro, feito pela presidente da Abrajet/Pará, jornalista Benigna Soares, marcaram o encerramento do produtivo encontro. (Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Produtividade na área de ortopedia satisfaz demanda


Há seis anos instalada em seu novo endereço, a Ortopedia Maciel já opera no mercado local há mais de uma década. Seu proprietário, José Maciel da Silva, que está sempre à frente da sua equipe, inclusive na produção de peças, se diz satisfeito pelo trabalho que desenvolve, pois não apenas comercializa produtos, assim como produz equipamentos de apoio a pessoas com dificuldades de locomoção. Daí o aumento de sua constante atividade para atender a grande demanda. (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Flagrantes da reunião de presidentes de Clubes da Melhor Idade na sede da ABCMI/Pará







Além de obterem informações sobre o Curso de Inglês "Newmark", voltado para a Melhor Idade, os presidentes de clubes Orlando Almeida (Clube Sempre Viva), Celeste Ribeiro (Clube Marajó), Lilian Mendes (Clube Vitória Régia), Sheila Costa (Clube Samambaia), Luiz Monteiro (Clube Cabanagem), Humberto Brasil (Clube Cheiro do Pará), Terezinha Marçal (Clube Patchouli), Conceição Rebelo (Clube Uirapuru), assim como Regina Sales, vice-presidente do Clube Uirapuru e Risoleide Almeida, diretora social e relações públicas do Clube Sempre Viva, tiveram oportunidade de receber informações a respeito das opções de lazer no Clube da Pesca e quanto ao alcance, precisão e rapidez da difusão de suas programações, via o programa radiofônico "A Hora do Aposentado", apresentado pelo comandante Amorim, aos sábados, a partir das nove horas, na Rádio Clube AM. (Agência de Notícias Gerais)



Reunião produtiva de presidentes de Clubes da Melhor Idade com a presidência da ABCMI/Pará


A Associação Brasileira de Clubes de Melhor Idade, ABCMI, seção Pará, sob a presidência interina da associada do Clube Sempre Viva, empresária Alice Conde Pereira, realizou reunião, em sua sede no Parque da Paratur, com os presidentes dos Clubes de Melhor Idade ligados à instituição, oportunidade na qual assuntos de interesse do segmento denominado de "poder grisalho" foram tratados. Antes do início dos trabalhos, abertos por uma oração e congraçamento dos presentes, os presidentes e diretores de clubes receberam informações sobre as vantagens do Curso de Inglês para a Melhor Idade, "Newmark", assim como as agradáveis opções de lazer no Clube da Pesca e o alcance e rapidez da difusão de programações dos clubes por meio do programa radiofônico "A Hora don Aposentado", apresentado pelo comandante Amorim e levado ao ar nas ondas AM da Rádio Clube do Pará. Estiveram presentes à reunião de presidentes Orlando Almeida (Clube Sempre Viva), Celeste Ribeiro (Clube Marajó), Lilian Mendes (Clube Vitória Régia), Sheila Costa (Clube Samambaia), Luiz Monteiro (Clube Cabanagem), Humberto Brasil (Clube Cheiro do Pará), Terezinha Marçal (Clube Patchouli), Conceição Rebelo (Clube Uirapuru), Regina Sales, vice-presidente do Clube Uirapuru e Risoleide Almeida, diretora social e relações públicas do Clube Sempre Viva. (Agência de Notícias Gerais)
















Secult prepara coral para estréia no final do ano



Um trabalho de persistência tem sido desenvolvido pela Coordenação de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Cultura no sentido de montar um coral com funcionários daquela secretaria. Com o apoio do professor Eduardo Lima Florentino (direita), assistente cultural lotado no Theatro da Paz, um grupo de servidores se reúnem há quatro meses com esse objetivo. A iniciativa, uma idéia considerada muito boa por parte dos servidores, partiu da coordenadora da Gerência de Pessoas da Secult, Regina Wanzeller, e contou com o apoio do Núcleo Psico-Social da secretaria, onde atuam Sâmia Monteiro, psicóloga e Nazaré Lima, assistente social. Semanalmente, servidores se reúnem na Estação Gasômetro, para ensaios. Vários convites foram encaminhados para a Secult e, no final do ano, provavelmente acontecerá a primeira apresentação do grupo. (Agência de Notícias Gerais)

Bar Blitz e boate Escape aguardados com ansiedade


Prevista para o início de setembro, a inauguração do Bar Blitz e da Boate Escape, no bairro do Umarizal, é aguardada com expectativa. Este projeto promete oferecer aos simpatizantes de uma boa diversão um novo e duradouro "point" de Belém, pois, entre outras atrações, terá as melhores bandas e os mais badalados "dj's" da "city", com ritmos diversos. Na quinta-feira, forró. Na sexta, Country e sertanejo. No sábado, pop e rock. Domingo, pagode. Terça e quarta, só o bar externo. Segundo o repórter-fotográfico Paulo Bordallo, um "expert" no assunto, “Os mais cobiçados gatos e as mais belas gatas da cidade, prometem ser freqüentadores assíduos deste fantástico lugar, pelo estilo arquitetônico moderno e arrojado, excelente infra-estrutura e tecnologia de som, com efeitos de iluminação de última geração e sistema de climatização confortável. Vocês podem ver quem já é fã antecipado, deste jovial lugar, acessando o Orkut: Blitz Bar e Boate Escape – oficial”. (Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Novo fôlego para “A Hora do Aposentado”


No ar há quase uma década, precisamente oito anos, o programa radiofônico “A Hora do Aposentado”, apresentado pelo comandante Amorim (foto) e equipe (Danilo Silva e Agnaldo Barbosa da Silva), aos sábados, a partir das nove horas, na Rádio Clube do Pará AM, 690 no dial, vive grande expectativa quanto ao aumento do número de apoiadores desse já tradicional encontro da expressiva classe dos aposentados com informações de seu interesse. O programa “A Hora do Aposentado” tem como finalidade precípua divulgar informações sobre os aposentados e pensionistas nas esferas municipal, estadual e federal. O comandante Raimundo Amorim, atual presidente da Associação dos Aposentados do Pará, por força de uma prorrogação, por aquiescência da Assembléia Geral da entidade, após o fim de seu último mandato, prega sempre que “devemos alimentar a cultura de que unidos seremos fortes”. Após a boa notícia da renovação do contrato de apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sindsep - Pa), outras empresas serão contatadas, entre as quais a Pro Corpo, Tec Med e Ortopedia Maciel, assim como clubes localizados na Região Metropolitana de Belém ligados à Associação dos Clubes de Melhor Idade (ABCMI - Pará), presidida interinamente pela empresária Alice Conde Pereira, para que o programa tenha a garantia de seu horário integral. (Agência de Notícias Gerais)

domingo, 24 de agosto de 2008

ADVB-Pará realiza Top Social 2008 com sucesso



A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Pará, promoveu uma festa de alto nível para premiar empresas que se destacaram no segmento social e receberam o prêmio Top Social 2008. O evento, que reuniu empresários, autoridades públicas, jornalistas e um expressivo número de convidados, teve como palco o Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Na oportunidade, foram agraciadas com a premiação as empresas Unimed Belém Cooperativa de Trabalho Médico (case Pólo Cultural – Uma Conquista Social); Distribuidora Big Ben Ltda (case Creche Big Ben); Y. Yamada S/A Comércio e Indústria (cases Passeio Ciclístico Yamada – Pedalando com Responsabilidade Social e Yamada Kids e Super Model) e Rádio e Televisão Marajoara Ltda – TV Record Brasil (case Dia de Fazer a Diferença), que investiram no benefício social como diferencial de mercado. O evento com apoio institucional da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB) e apoio direto das empresas Gamma, D´Papel, RD/2, Cerpa, Letra Alta, FAP e Adetur, Amazônia Desenvolvimento e Turismo Ltda. Um elegante jantar marcou o encerramento da festa de congraçamento empresarial. (Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Partida de futebol congrega servidores públicos


No próximo domingo (24), acontecerá, na sede campestre do Ibama, o "Campeonato da Confraternização", a ser disputado entre servidores da SEPAq x SEDECT, na categoria feminina. Por outro lado, no masculino, a disputa ficará por conta da SAGRI x SEPAq. Os organizadores do evento, Elton Veiga e Alex Fabiani, se mostram otimistas quanto aos resultados "São importantes esses encontros, pois promovem a união e, na maioria das vezes, talentos do esporte são descobertos". Esse torneio será o ponto de partida para atrair outros servidores interessados em participar do evento, acredita a secretária de Estado de Pesca e Aquicultura, Antonia do Socorro Pena da Gama. Nesse sentido, o objetivo é compartilhar e integrar, por meio do esporte, a maioria dos servidores públicos do Estado. (Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trabalhadores do transporte manual de cargas discutem realidade do segmento



Lideranças comunitárias se reúnem no Centro Comunitário Alan Kardec, no Jurunas, nesta quinta-feira (20/08), com trabalhadores do transporte manual de cargas para tratar de assuntos relacionados às melhorias de condições de trabalho da classe. Em vista da boa repercussão de suas explanações a respeito do tema, em encontros anteriores, o engenheiro social Wladimir Miranda, convidado pelos líderes de classe, fará uma explosição a respeito de seus pontos de vista, inclusive apresentando sugestões no sentido de proporcionar condições mais dignas às atividades desses trabalhadores do mercado informal. (Agência de Notíci
as Gerais)

domingo, 17 de agosto de 2008

Dada a largada para o concurso “Beleza Pará”


O setor da beleza feminina, no Pará, já se movimenta com a aproximação do badalado concurso “Beleza Pará”, promoção vitoriosa da JK Eventos, que tem à frente a empresária Kátia Corrêa, apresentadora de televisão, formada em Marketing e estudante universitária de Comunicação. O evento, que reúne candidatas da maioria dos municípios paraenses e já conquistou espaço no glamouroso mundo do culto às formas perfeitas, recebe patrocínios importantes e apoio de órgãos de comunicação da terra. Kátia Correa, que já foi destaque neste importante concurso, ultima preparativos para apresentar à sociedade local a atual “Beleza Pará”, o que acontecerá em breve. (Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Paratur intensifica ações no setor turístico


A presidente da Paratur, que também preside o Fomentur, Ann Pontes, ao fazer uma sucinta análise da realidade do setor turístico paraense, enfatizou que “estamos desenvolvendo várias ações para, justamente, dar o impulso que a atividade precisa em nosso Estado. Procuramos estabelecer uma interlocução junto à comunidade local. Até pelo fato de fazermos as reuniões do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur) nos pólos turísticos, nós estamos ouvindo muito as comunidades, que colocam, de forma premente, a necessidade de a Paratur ser “para eles”. A Paratur mais presente, com orientações, com serviços, ajudando que a comunidade local possa ter acesso ao crédito para melhorar suas vendas, estimulando a produção associada. A outra frente é estabelecer a interlocução com a iniciativa privada. Ela é um parceiro que não pode ser esquecido, desconsiderado. Até porque é a iniciativa privada que faz a prestação dos serviços propriamente ditos. Como agentes de viagem, hotéis, restaurantes, bares e locadoras de veículos. A outra interlocução que estamos fazendo é com o próprio município, com o seu gestor, procurando dotar de infra-estrutura básica o destino. Acreditamos que, ao estabelecermos a interlocução com essas três vertentes, nós temos tudo para fortalecer, melhorar a atividade, fazendo com que todos da cadeia produtiva do turismo venham a se beneficiar”.
Outro esclarecimento prestado por Ann Pontes, que segundo testemunho de integrantes do trade tem dinamizado o setor, diz respeito ao Fomentur. “É um fórum que foi proposto pelo Governo Federal como forma de fazer a descentralização da atividade turística no país. O nosso fórum estadual, que tem como sigla Fomentur, que é Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, é bastante eclético. Tem representantes das universidades, do setor privado, sindicatos, os próprios técnicos da Paratur, órgãos como a Infraero, instituições financeiras, a rede bancárias, outras secretarias de governo, como a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sócio-Econômico, de modo que esse colegiado possa ajudar, não só no planejamento da política pública do nosso Estado, mas possa dar um direcionamento. Um exemplo bem objetivo: foi realizada uma oficina na qual ao ouvirmos esse colegiado foram apontados alguns dos gargalos que precisamos trabalhar. Além da questão de infra-estrutura, tivemos inclusive sugestões de como divulgar o Estado. Na última reunião, ficamos sabendo quanto coube ao Estado do Pará para receber verbas do Governo Federal para canalizar na mídia nacional para divulgar o Pará. O resultado dessa oficina e a votação na reunião que nos possibilitará a canalização esses recursos para fazer a divulgação do Estado nas mídias nacionais e internacionais, vamos fazer workshop, participação em feiras. A Abrajet/Pará, que compõe o fórum, nos ajuda a articular para que possamos ter preços mais acessíveis e alcançarmos esses mercados que são interessantes para divulgar o Estado”. (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Produtividade da reunião do Fomentur agrada membros do trade


O cumprimento, de forma objetiva, da pauta prevista para o evento, assim como os encaminhamentos dados a vários assuntos de interesse do trade turístico paraense, levaram os participantes da 32ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur) a tecer inúmeros elogios aos resultados do encontro. A reunião aconteceu no auditório da sede da Paratur, recém recuperada e que, agora, dispõe de sistema eletrônico de segurança, cerca elétrica e teve suas dependências revitalizadas. Após sete informes dados pela presidente da Paratur, Ann Pontes, que preside o Fomentur, Marcel Aredê, da Gerência de Assuntos Internacionais da instituição, falou a respeito da importante e positiva participação da Paratur em evento realizado em New York. Em seguida, Conceição Silva, diretoria de Fomento da Paratur, fez objetiva explanação a respeito do Salão de Turismo 2008, onde a Paratur teve destacada atuação e, finalmente, Jacqueline Alves, gerente de Marketing da Paratur, comentou a respeito dos critérios para a utilização da verba descentralizada, com vistas à programação no setor de turismo. O presidente da ABAV/Pará, Rui Martini; Fábio Sicília; o professor Álvaro do Espírito Santo, Arnoudo Cunha de Andrade, secretário de Turismo da Prefeitura de Santarém, do Pólo Tapajós; Giselle Castro, do Pólo Belém, além de Leonardo Condurú Guedes, entre outros integrantes do Fomentur, se manifestaram. Antes do encerramento da reunião, a presidente do colegiado e da Paratur, Ann Pontes, apresentou o novo superintendente regional do Norte da Infraero, Washington Santana da Silva, que, objetivamente, colocou à disposição do trade o órgão que dirige, assim como as dependências do mesmo para realização de eventos. Firmou, oficialmente, uma interessante parceria com o setor turístico local, com aval da Paratur. (Agência de Notícias Gerais)

Óticas Stillos e Pisco de Ouro dinamizam atividades


A mudança na tendência de mercado no setor de óticas, em Belém, levou os empresários Cristina e Kleber Macedo (foto), que estão à frente dessas duas conhecidas óticas do comércio local, a empreenderem uma nova dinâmica na estratégia de venda para melhor atender ao seu, cada vez mais crescente, número de clientes. Além de dar assistência técnica na recuperação de armações, as óticas Stillos e Pisco de Ouro trabalham com produtos “Transitions” e lentes anti-reflexo, assim como comercializam armações das grifes Pierre Cardin e Platini. As óticas Stillos e Pisco de Ouro se situam, respectivamente, nas ruas 28 de Setembro e Santo Antonio, entre a travessa Primeiro de Março e Avenida Presidente Vargas. (Agência de Notícias Gerais)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Poetisa paraense ganha mais espaço na mídia devido seu talento


A poetisa Natália Guedes (Tatá) estará, neste sábado (09/08), no programa “Etc & Tal”, exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Na oportunidade, a jovem destaque da literatura amazônida falará de sua trajetória literária, assim como apresentará, em primeira mão na televisão, a poesia que fez tendo como inspiração a praia do Pesqueiro (Soure), em homenagem ao poeta marajoara Rui do Carmo. Toda produzida, com uma roupa de sereia, já que a mesma tem o apoio da Tia Bola, Natália sempre tem performances de adulta diante das câmeras. Por isso, sempre faz as entrevista renderem mais do que o esperado. Natália Guedes é assessorada e orientada pelo produtor Fercy Nery. Natália estará, também, no programa "Cultura Pai D Égua" (TV Cultura), na próxima quarta, que vai ao ar a partir das 20horas. Natália Guedes Alves, escritora e poetisa paraense, está com nove anos, mas escreve desde os sete. Hoje, apesar da pouca idade, já escreve sobre assuntos do dia-a-dia, problemas sociais. Com muito esforço publicou um livro e constantemente profere palestras em escolas e feiras culturais.

(Agência de Notícias Gerais)

Alinne Renata comemora niver na intimidade

A comemoração do niver da jovem Alinne Renata Pereira, universitária e que além da língua pátria fala espanhol e italiano, ocorrido dia 07/08, foi entre familiares e amigos mais próximos. O evento se constituiu de uma significativa alegria, tanto para a aniversariante, assim como para seus familiares e amigos que muito a estimam. Estudante do Curso de Comunicação, em breve, a jovem Alinne Renata estará no mercado de trabalho deslanchando seu talento.
(Agência de Notícias Gerais)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SEPAq reforça ações na área de comunicação


Com objetivo precípuo de fortalecer as ações de comunicação, tanto internas, assim como externas, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura, criada há pouco mais de um ano, sob o comando de Antonia do Socorro Pena da Gama, realiza uma ampla estruturação nessa importante área. Com base em um trabalho integrado com a Ascom, a chefa de gabinete da SEPAq, Auxiliadora de Nazaré Monteiro Lima, que na foto aparece ao lado da coordenadora de Comunicação Social do órgão, Cardilene Marinho Queiroz, desenvolve ações que produzem resultados compensadores, como a segmentação das informações, por meio do clipping, ou mesmo a elaboração e estruturação de um site para disponibilizar informações a respeito das ações executadas pela SEPAq na rede global Internet. Muitas outras ações serão implementadas ainda neste semestre. (Agência de Notícias Gerais)

Cancelado o VI Encontro da Região Norte de Clubes da Melhor Idade


Em virtude de assuntos alheios à vontade da diretoria da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI/Pará) o VI Encontro da Região Norte de Clubes da Melhor Idade, programado para os dias nove e dez de outubro deste ano, foi cancelado. A decisão foi comunicada à ABCMI nacional. Por outro lado, prosseguindo a programação da entidade para este semestre, a ABCMI/Pará realizará o tradicional Festival do Açaí, no vindouro dia 19 de outubro. Na oportunidade, tanto associados, assim como visitantes e convidados, se deliciarão com a tradicional iguaria paraense em todas as maneiras possíveis. Haverá, ainda, paralelamente ao festival, a Feira do Artesanato, que reunirá artesãos locais e de vários municípios. Segundo a presidente, em exercício, da ABCMI/Pará, Alice Conde Pereira, vice-presidente da instituição e associada do Clube de Melhor Idade Sempre Viva, "em setembro vindouro, haverá a Festa da Primavera, do Clube de Melhor Idade "Sempre Viva", agendado para o dia 26, no Gulla´s Recepções. (Agência de Notícias Gerais)

Confraternização e alegria no Clube de Melhor Idade Sempre Viva








O retorno às atividades do Clube de Melhor Idade Sempre Viva, presidido pelo dinâmico associado Orlando Almeida, foi uma autêntica festa de confraternização e agradável reencontro dos associados deste movimentado clube. Em vista da comemoração do Dia dos Pais, no próximo domingo (10/08), a diretoria do Clube Sempre Viva, tendo à frente a diretora Risoleide (Riso) Almeida, promoveu um concorrido sorteio de vários e interessantes brindes. Na oportunidade, o quadro social pode, igualmente, atualizar suas mensalidades e tomar conhecimento da programação festiva para este segundo semestre. Dirigentes de agências de viagem, como Samir (da Sam´sTur) e Carlinho (da Lecy Tur) compareceram à reunião informal do Clube de Melhor Idade Sempre Viva. A presidente, em exercício, da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade, seção Pará (ABCMI/Pará), empresária Alice Conde Pereira, vice-presidente da entidade e sócia do Sempre Viva, igualmente se fez presente ao encontro. Entre outros, marcaram presença à reunião os seguintes associados: Maria Helena, Hermínia, Orlandina, Pureza, Castilho, Tereza Elleres, Marlene, Ana Maria, Miriam, Arlene, Ray, Célia, Terezinha de Jesus e Ray. A repórter-fotográfica conceição e o professor de Danças e coordenador do Grupo de Danças Folclóricas, Reginaldo, igualmente foram presenças de destaque. (Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Produção do Festival de Ópera ultima detalhes para a estréia


Nos bastidores do II Festival Internacional de Ópera da Amazônia, o ritmo de trabalho está acelerado. Isso por conta da produção da ópera "La Bohème", do compositor Giacomo Puccini, que estréia no palco do Theatro da Paz, dia 13 deste mês. Para tirar os planos do papel e levar a ópera até o público, vários profissionais, em conjunto com os servidores da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), têm trabalhado para que a montagem esteja impecável até a estréia. Ao todo, 300 pessoas trabalham na produção da ópera que dará vida a história de Rodolfo e Mimì. Incluindo 11 solistas, 60 pessoas na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), 50 no coro adulto, 20 no coro infantil, 16 na banda de fanfarra e quatro figurantes. Mas, além dos empregos diretos, o festival gera diversos empregos indiretos. "São profissionais envolvidos na hospedagem de pessoas que participam da ópera, alimentação da equipe de produção e artistas, montagem de cenários e iluminação", explica Nandressa Nunez, diretora de produção do festival. Os cenários, que serão usados durante as apresentações, são confeccionados na Fundação Curro Velho e na Escola Salesiana do Trabalho, onde acontecem as oficinas de cenografia. A responsabilidade é do cenógrafo Fernando Pessoa. As oficinas de figurino são ministradas pelo figurinista Fernando Leite, responsável pelo figurino da ópera "La Bohème". Para a direção de cena foi escalado o americano Willian Ferrara e direção de palco de Cláudio Bastos. A iluminação é de Wagner Pinto e figurino de Fernando Leite. A regência fica por conta do maestro titular da OSTP, Mateus Araújo. O público terá três oportunidades para assistir a montagem da ópera "La Bohème", de Giacomo Puccini. A estréia será no dia 13 (quarta feira), às 20 horas. No mesmo horário começarão as apresentações dos dias 15 (sexta feira) e 17 (domingo). O 2º Festival Internacional de Ópera da Amazônia acontece de 13 de agosto a 20 de setembro, com realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
(Agência de Notícias Gerais)

Janyce Varella em dia de niver


A passagem de mais um aniversário natalício da jovem Janyce de Almeida Varella, procuradora do Estado do Pará, será comemorada nesta sexta-feira (08/08) em meio a um jantar íntimo com familiares e amigos mais próximos. Filha de Jorge Marcello Pizarro Varella e Aida de Nazaré de Almeida Varella, a dinâmica e inteligente aniversariante possui um vasto círculo de amizades, solidificadas a partir de seu desempenho social e profissional. O repórter-fotográfico Paulo Bordallo, padrinho da aniversariante, por meio de seus companheiros da Paulo Bordallo Produções, responderá pela cobertura jornalística do evento familiar.
(Fotos: Paulo Bordallo Produções/Agência de Notícias Gerais)

Trabalhadores do transporte informal esperam por apoio às suas atividades


Alguns segmentos sociais da Grande Belém se ressentem de apoio para o desenvolvimento de suas atividades. Entre os muitos que se encontram nessa situação está o dos carreteiros, que há muito tempo esperam por iniciativas do poder público que venham proporcionar melhores condições para o desenvolvimento de seu trabalho. Na recém-inaugurada Avenida 25 de Setembro, vários desses prestadores de serviço esperam, há décadas, que sejam minimizadas as árduas condições de trabalho. Há quem pense em organizar uma entidade de classe, porém isso sempre se mostra cada vez mais difícil. Na opinião de Cristina Ferreira, moradora nas adjacências da feira, “esse é um trabalho importante e necessário. Mas que não dispõe de nenhum amparo legal. Na minha opinião, acredito que é hora das autoridades se mobilizarem e verem com maior carinho esses tipos de serviços”. Por sua vez, Antonio Silva, que desenvolve as atividades de transportador de objetos dos mais diversos tipos, se mostra confiante em que alguém com poder de mando nas esferas estadual e, principalmente, municipal, se disponha a interceder por esse segmento”.
Segundo o engenheiro social Wladimir Miranda, presidente do movimento Social Negro no Pará, “a questão desse trabalho é extremamente penoso, onde o ser humano não tem propriedade para desenvolver esse trabalho, que seria mais afeito a animais de grande porte. Esses homens ficarão com seqüelas no decorrer dos anos, realizando trabalho dessa natureza. Por exemplo, problemas de coluna, bursites, varizes, câncer de pele e muitas outras serão algumas das heranças que terão por prestar esse serviço importante à sociedade. Além do que tal labor é realizado em sua maioria por cidadãos afros-descendentes, o que exemplifica a exclusão racial desses brasileiros. Vejo essa questão como um problema social e de todos, pois no futuro próximo, os possíveis seqüelados irão encher os postos de saúde e acarretar mais problemas na área previdência social. O que, no final das contas é uma conta paga por todos”. Uma das sugestões apresentadas por Wladimir para esse problema seria a mecanização do serviço. Com a utilização de motos com reboques. Além do que, essa melhoria poderia ser utilizada também em benefício da população, pois os veículos seriam usados na coleta seletiva de resíduos sólidos (lixo). (Agência de Notícias Gerais)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Insegurança em Belém não impede loja By Express de bater recorde de vendas


A inauguração da loja By Express em Belém se constituiu em um sucesso além das expectativas dos dirigentes do grupo. Embora realizado em um final de semana e, principalmente, no término do período de veraneio de meio de ano, o evento reuniu expressivo número de clientes e visitantes, proporcionando um resultado recorde de expedições de cartões de crédito da loja, vendas à vista e parceladas. O fato colocou a recém-inaugurada loja entre as primeiras colocadas do grupo. O movimento de fregueses surpreendeu aos integrantes do grupo Otoch. Por outro lado, causou estranheza o elevado número de casos de tentativas de furtos. Houve, entre outros, o caso de uma senhora que foi flagrada tentando levar 56 peças de vestuário em uma sacola. Segundo o gerente geral, Janésio Silva, que está há dez anos na empresa, “chamou a atenção o número elevado de roubos e tentativas de furtos. Isso causou certo clima de desconforto e insegurança nos que fazem esta nova empresa. O que é mais preocupante é que as autoridades, da área de segurança, parecem que não conseguem controlar uma situação como esta. Porém, vamos providenciar a instalação de sistema eletrônico de fiscalização”.
No que diz respeito ao sucesso do lançamento da loja By Express, o assistente do departamento de Marketing, William Jonathas, respondendo, em Belém, pela gerente de marketing (que se encontra viajando), informou que houve uma boa divulgação e o resultado da inauguração extrapolou o que era esperado. “Agora, vamos nos preparar para o lançamento de uma coleção em setembro vindouro. Vamos aproveitar a excelente receptividade da população belenense para superar nossas metas”, enfatizou William. (Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Famílias da Passagem Canaã aguardam por asfaltamento


Moradores antigos e mais novos da Passagem Canaã, localizada no bairro do Marco, às proximidades da Avenida Doutor Freitas (a poucos metros da Avenida João Paulo II) se mostraram alegres, quando da colocação de placas de recuperação em outras passagens da área. Na expectativa de ver uma antiga reivindicação se transformar em realidade (com a passagem onde moram recebendo o esperado asfaltamento), aguardaram em grande ansiedade pelos benefícios. Contudo, tudo ficou apenas na esperança, pois até agora não houve nenhuma providência neste sentido. Segundo dona Creusa e Júnior, moradores da passagem há quase uma década, vários apelos já foram feitos. Diz Júnior que “entra governo e sai governo e a situação na muda por aqui”. Conforme informações extra-oficiais, estaria na documentação de posse da prefeitura que a passagem Canaã estaria concluída. Outros moradores afirmam que “São poucos metros. Não entendemos porque esse “esquecimento” por parte das autoridades”. Mas como o ano é eleitoral, há quem ache que essa alegria chegará à Passagem Canaã antes das eleições municipais. Entretanto, há que afirme que “agora é só escolher. Esperar sentado ou em pé”. Com a palavra a prefeitura de Belém. (Agência de Notícias Gerais)

Operação da polícia civil resgata vários menores em Juruti


A Operação “Paz nas Tribos”, da Polícia Civil, resultou, sábado último (2), no resgate de quatro crianças e oito adolescentes, que foram encontrados em situação de risco, no interior de bares, no município de Juruti, oeste paraense. A ação policial, realizada no mesmo formato da operação “Cadê Seu Filho”, aconteceu na área urbana da cidade. Ao todo, 27 policiais civis, dez militares e três conselheiros tutelares participaram da operação. Eles utilizaram duas viaturas caracterizadas e quatro descaracterizadas, além de um veículo do Conselho Tutelar e duas motos. Os agentes percorreram todos os locais que não atendem às normas de funcionamento adequado. Os estabelecimentos estavam em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os agentes constataram que nos arredores do chamado “Tribódromo” (local onde acontece o evento conhecido por Festival das Tribos de Juruti) havia cinco pontos com presença de menores consumindo bebidas alcoólicas. Nesses locais, houve a intervenção policial com atuação do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Assistência Social. “No primeiro local visitado fizemos a retirada de uma adolescente e quatro crianças que se encontravam em situação de risco no estabelecimento “Gilda Bar”. Eles foram conduzidos a locais adequados”, informou o delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas. No segundo estabelecimento, de nome “Tekila’s Bar”, foram retirados três adolescentes, que foram conduzidos aos pais. Na continuação das rondas na cidade, os agentes encontraram na Praça da República, centro da Cidade, quatro adolescentes que também foram conduzidos aos familiares pela equipe do Conselho Tutelar. Durante a operação, os agentes fiscalizaram oito estabelecimentos. Dois deles foram interditados e os proprietários notificados. A operação contou com a presença da delegada Márcia Maria, diretora da Delegacia da Mulher de Santarém, dos delegados Jamil Farias Casseb e Herbert Farias Junior, da 16ª Seccional Urbana de Santarém; Elinelson de Oliveira Silva, de Terra Santa e Lucivelton Ferreira dos Santos, de Juruti. Houve, ainda, a participação dos chefes de operação da Superintendência e da Seccional Urbana de Santarém, além da integração de policiais civis e militares de Santarém, Alenquer, Oriximiná, Terra Santa, Óbidos e Itaituba. O efetivo policial da Divisão de Repressão ao Crime Organizado, através do Grupamento Fluvial, também integra a operação. Integram a ação policial, o Grupamento Tático Operacional do CPR-I (Comando de Policiamento Regional), sob coordenação do Coronel Edivaldo Sarmanho, Conselho Tutelar Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Juruti. “Para a população do município, as ações são importantes para manter o controle das atividades de estabelecimentos que atuam na área de diversões públicas, bem como, para garantir o respeito às crianças e aos adolescentes, além de reprimir a exploração sexual infanto-juvenil e marcar a presença do Estado com ações integradas envolvendo todas as instituições responsáveis pela qualidade de vida dos cidadãos”, salientou Jardel Guimarães. A operação prossegue no município. (Texto: Ascom Polícia Civil/Agência de Notícias Gerais)

domingo, 3 de agosto de 2008

Nova diretoria do Sinjor/Pará promete cumprir metas da entidade de classe

A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do pará (Sinjor/Pará), que tem como presidente a jornalista Shirley Cristina Faro (foto) e como vice-presidente a jornalista Roberta Vilanova, promete continuar a elogiado trabalho desenvolvido na gestão da jornalista Carmem Silva, inclusive concretizando um plano que é a aquisição da sede própria da entidade de classe. Na cerimônia simbólica de posse realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, por ocasião do encerramento do VI Congresso Estadual de Jornalistas, compareceram também os seguintes jornalistas agora diretores do Sinjor/Pará: Helena Brito Pantoja, Simon Arrifano Romero, Marlú Serra Almeida, David Teixeira Alves, Carmem Silva e Eliete Ramos, Ray Nonato, João Bosco, Marcelino, entre outros. (Agência de Notícias Gerais)

Agitação e emoções marcam encerramento do Congresso de Jornalismo no Hangar




O segundo dia do VI Congresso Estadual de Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/Pará), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, dias primeiro e dois deste mês, foi marcado por muitas ações, agitação, emoções e teve um final alegre e descontraído. Sob o tema “Jornalismo na Amazônia: Novas Tendências e Desafios: Solta Tua Voz”, o evento, que reuniu expressivo número de profissionais e estudantes de comunicação e observadores, transcorria normalmente até por volta das 11h30 horas, quando a editora-executiva do Jornal Hoje, Lúcia Leão, se preparava para iniciar sua palestra sob o tema “A região Norte na mídia nacional: do regional ao global”. Momentos antes, havia iniciado o “coffe-brake” e alguns participantes do congresso ainda retornavam ao local da palestra, quando um grupo composto por membros de cerca de 35 entidades populares, portando faixas com palavras de ordem contra a rede Globo, tomaram de assalto o recinto. Alguns subiram em mesas e iniciaram um enfático protesto. A palestrante, ao tentar deixar o local, foi impedida e precisou ser ajudada por membros de apoio da diretoria do Sinjor/Pará. Segundo testemunhas, como a estagiária de Comunicação Jordana Bahia, que trabalhava no evento, “os manifestantes não vieram identificados com camisas do MST ou outros movimentos populares. Chegaram de mansinho e ficaram rondando a área onde acontecia o congresso. Antes da palestra da jornalista Lúcia leão, eles ingressaram na sala e assumiram o comando das ações. A ainda presidente do Sinjor/Pará, Carmem Silva, argumentou que não era necessário essa demonstração de agressividade. Bastaria que houvessem pedido a oportunidade para se manifestar e, com certeza, esse direito não lhes seria negado. Como os manifestantes radicalizaram, inclusive com alguns pichando palavras de ordem no asfalto, em frente ao Hangar, na Avenida Duque de Caxias, uma guarnição da Rotam que passava no local os deteve e os conduziu para a Seccional da Cremação. Posteriormente, os manifestantes foram liberados.
A ordem foi restabelecida após muitas discussões e momentos de tensão, com o evento prosseguindo até as 19 horas, quando houve o seu encerramento oficial, oportunidade na qual houve a posse simbólica da nova diretoria recém eleita para conduzir os destinos do Sinjor/Pará, agora sob a presidência da jornalista Shirley Faro. O presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, prestigiou o evento. Este momento se constituiu de uma demonstração de emotividade e testemunhais da consciência, por parte dos dirigentes que deixavam seus cargos, de haverem cumprido sua missão com seriedade e transparência. Entre lágrimas e visivelmente emocionada, a ex-presidente do Sinjor/Pará, Carmem Silva, fez contundente pronunciamento, mais um desabafo, enfatizando o esforço conjunto para soerguer o Sinjor/Pará, chegando a citar “cagadas” e “falcatruas” que marcaram a gestão anterior. Assumiu compromisso e enfatizou a conclamação da classe, encerrando sua fala com um apelo de “vamos nos unir em prol da valorização da profissão”. Recebeu o apoio da maioria da platéia, na qual muitos também não conseguiram esconder e emoção. Igualmente emotivo foi o discurso de posse da nova presidente Shirley Faro, que também chegou a lagrimar ao prestar uma significativa homenagem à sua antecessora. O presidente da Fenaj, Sérgio Murilo ao se pronunciar deixou claro á presidente que deixava o cargo que “tenha a certeza de que cumpriu com o honroso dever de representar os jornalistas do Estado do Pará. (...) Este é um momento muito importante para a história da nossa profissão. (...) Contem com o apoio da Fenaj”. Após o encerramento da solenidade, os presentes se deslocaram até a área externa do Hangar, onde houve a apresentação de uma banda e foi servido um coquetel. O momento de alegria e congraçamento se estendeu até as últimas horas da noite do movimentado dia. Foi digna de registro a presença da empresa Juruá, que prestigiou o evento montando um stand onde foram comercializados vários produtos da linha regional. À frente do grupo da Juruá que atendeu aos participantes do congresso de jornalismo esteve a diretora Maria José. (Agência de Notícias Gerais)